Gata doente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda dez 10, 2012 3:06 pm

Olá a todos,

Uma amiga minha tem 2 gatas já velhotas. Uma delas ficou doente e deixou de comer. Foi ao veterinário que sugeriu uma infeccao nos pulmoes e lhe receitou antibiótico e administrou soro. A gata ficou melhor e comecou a ficar difícil dar-lhe o antibiótico. Ao fim de uns dias estava outra vez pior e novamente sem comer. A minha amiga já tentou todo o tipo de comida que se lembrou, só quer que ela coma alguma coisa, mas a gata nao come quase nada, já está abaixo dos 3kg. Como a gata nunca mais melhorava a veterinária sugeriu que poderia ter um cancro nos pulmoes. Entretanto as análises chegaram e dizem que os valores hepáticos nao estao bons. A veterinária sugere que pode ser hepatite ou cancro no fígado. Amanha vai fazer uma ecografia a ver se descobrem.

A mim faz-me confusao que a veterinária tenha sugestoes do que poderá ser sem analisar primeiro... Pulmoes, fígado, infeccao, cancro, as 2 coisas?

A minha amiga já se está a preparar para ficar sem a gata... :(
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

segunda dez 10, 2012 3:58 pm

Cada vez mais me convenço que na maioria dos casos ou o vet é mm bom ou mais vale um hospital veterinario em condições...
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

segunda dez 10, 2012 5:46 pm

LordNagash Escreveu:... ou mais vale um hospital veterinario em condições...
Mesmo assim tem que ter sorte com o veterinário que lhe calha :| .
Clara
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

segunda dez 10, 2012 6:54 pm

LordNagash Escreveu:Cada vez mais me convenço que na maioria dos casos ou o vet é mm bom ou mais vale um hospital veterinario em condições...
concordo e posso dizer que devia procurar 1 Vet que exerça m,edicina veterinaria em condiçoes...desejo as melhoras.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda dez 10, 2012 7:23 pm

Não acho que o facto de ser hospital faça diferença, tem que ser é um veterinário competente e com uma clinica apetrechada.
O meu vet não é hospital e não faria assim suposições - já teria sido feito raio-x aos pulmões no minimo.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

segunda dez 10, 2012 10:05 pm

Só no Dr House [da série da FOX] é que se faz análises em exames a tudo e mais alguma coisa para fazer n suposições. E nunca se fala nos preços que os pobres clientes dele pagam que é para não assustar.Ademais já foram feitas analises e vão fazer uma ecografia...querem um Rx por ? Aparece do nada ?

Quanto a mim está relacionado com o que ficou a bold...medicação mal dada...e depois o veterinario ´que é culpado..
Lourenca Escreveu: A gata ficou melhor e comecou a ficar difícil dar-lhe o antibiótico. Ao fim de uns dias estava outra vez pior e novamente sem comer. :(
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda dez 10, 2012 11:08 pm

AQuartelmar Escreveu:Só no Dr House é que se faz análises em exames a tudo e mais alguma coisa para fazer n suposições. E nunca se fala nos preços que os pobres clientes dele pagam que é para não assustar.Ademais já foram feitas analises e vão fazer uma ecografia...querem um Rx por ? Aparece do nada ?

Quanto a mim está relacionado com o que ficou a bold...medicação mal dada...e depois o veterinario ´que é culpado..
Lourenca Escreveu: A gata ficou melhor e comecou a ficar difícil dar-lhe o antibiótico. Ao fim de uns dias estava outra vez pior e novamente sem comer. :(
pois, e foi assim que a minha gata se foi

foi dado antibiótico e anti-inflamatório e não havia melhoras... e sabe porquê? não foi feito um diagnóstico em condições não foi feito um r-x sem ser a "ferros"... resultado: a gata estava com um edema pulmunar grave... e mesmo assim não foi tratada como deve ser... só tenho uma coisa a recriminar-me; não ter tido a coragem de ter ido mais cedo a outro vet, como uma amiga minha tinha recomendado.... neste momento ainda estaria viva. E não me venha com sermões de a culpa não é do vet... só porque não sugeriu r-x por causa dos custos ...

há custos e custos... e o sofrimento e a morte de um animal custa mais do que o raio do rx

E desculpem o off-topic

Aconselhava que se fizesse um rx antes de passar para uma hipótese de problemas de fígado. À minha tb diziam que podia ser problemas hepáticos e pif e companhias e no fundo não era nada disso.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça dez 11, 2012 12:00 pm

ambv Escreveu:
AQuartelmar Escreveu:Só no Dr House é que se faz análises em exames a tudo e mais alguma coisa para fazer n suposições. E nunca se fala nos preços que os pobres clientes dele pagam que é para não assustar.Ademais já foram feitas analises e vão fazer uma ecografia...querem um Rx por ? Aparece do nada ?

pois, e foi assim que a minha gata se foi

foi dado antibiótico e anti-inflamatório e não havia melhoras... e sabe porquê? não foi feito um diagnóstico em condições não foi feito um r-x sem ser a "ferros"... resultado: a gata estava com um edema pulmunar grave... e mesmo assim não foi tratada como deve ser... só tenho uma coisa a recriminar-me; não ter tido a coragem de ter ido mais cedo a outro vet, como uma amiga minha tinha recomendado.... neste momento ainda estaria viva. E não me venha com sermões de a culpa não é do vet... só porque não sugeriu r-x por causa dos custos ...

há custos e custos... e o sofrimento e a morte de um animal custa mais do que o raio do rx

E desculpem o off-topic

Aconselhava que se fizesse um rx antes de passar para uma hipótese de problemas de fígado. À minha tb diziam que podia ser problemas hepáticos e pif e companhias e no fundo não era nada disso.

Eu tenho que concordar com o Aquartelmar.... mas não deixo de entender o que a ambv disse. No entanto, não é por se fazer ananlises e rx e ecos a torto e direito que se vê logo o que o gatinho tem.... a vida não está para se gastar dinheiro à toa... mas sim para se gastar esse dinheiro no palpite de uma suposição ou diagnostico suspeito... a medicação deverá ser feita como deve ser e repeitada até ao fim.... senão lá se vão as melhoras do animal.... lá se volta ao vet... lá se gasta mais dinheiro... podendo mesmo por em causa a vida do animal, pelo tempo que passou sem ser bem tratado...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Lourenca
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 1:17 pm

A minha amiga diz que o problema dos pulmoes afinal acabou por passar depois do antibiótico e a gata melhorou durante uns dias. Depois continuou doente e sem comer, mas aparentemente já nao eram os pulmoes. A ver se a ecografia de hoje mostra alguma coisa...

É muito difícil escolher um bom veterinário quando nao se conhece nenhum...
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça dez 11, 2012 3:35 pm

[Editado pela moderação]
Lourenca
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 3:36 pm

A veterinária parece nao acertar muito... Já fizeram a ecografia e a gatita tem uma pancreatite, aparentemente há bastante tempo, já é crónica... E eventualmente também asma. Estes diagonósticos ainda me parecem todos um pouco vagos...
Pelo que disseram à minha amiga a gata pode viver com a pancreatite se fizer uma dieta especial, mas nao sabem se nao estará já demasiado avancada. Alguém tem experiencias com pancreatites?
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça dez 11, 2012 5:56 pm

Lourenca Escreveu:A veterinária parece nao acertar muito... Já fizeram a ecografia e a gatita tem uma pancreatite, aparentemente há bastante tempo, já é crónica... E eventualmente também asma. Estes diagonósticos ainda me parecem todos um pouco vagos...
Pelo que disseram à minha amiga a gata pode viver com a pancreatite se fizer uma dieta especial, mas nao sabem se nao estará já demasiado avancada. Alguém tem experiencias com pancreatites?
E da amiga que não deu o medicamento como precisava...não é por mal, mas se não tomamos o medicamento, em certas situações, não há milagres.

O animal já é muito velho, também irá morrer de alguma coisa...
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça dez 11, 2012 7:01 pm

Eu quando falei no raio x aos pulmões foi na sequencia da indicação inicial de problemas pulmonares, não me parece normal fazer uma suposição de tumor nos pulmões sem um raio x.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

terça dez 11, 2012 8:17 pm

Lourenca Escreveu: e a gatita tem uma pancreatite, aparentemente há bastante a gata pode viver com a pancreatite se fizer uma dieta especial, mas nao sabem se nao estará já demasiado avancada. Alguém tem experiencias com pancreatites?
Cuidado com pancreatites: a dieta especial é que não pode comer gorduras. Atenção às "latinhas" sem serem receitadas pelo vet.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quarta dez 12, 2012 7:41 pm

margoustink Escreveu: E da amiga que não deu o medicamento como precisava...não é por mal, mas se não tomamos o medicamento, em certas situações, não há milagres.
...
O problema é mesmo esse. è que se começou por apontar artilharia ao veterinário mas se formos a ver a dona é que por dificuldade deixou de dar a medicação como era preciso e aí a recuperação regrediu.

Quanto a fazer o RaioX, é como disse, as coisas fazem-se à medida das necessidades.Antes de sugerir que o veterinario deveria ter feito isto, relembro que geralmente os veterinarios não mandam bocas sobre casos que desconhecem exatamente por causa de cada caso ser um caso e só dever opinar quem sabe do que fala.
Responder

Voltar para “Gatos”