Ajuda com a junção de 2 gatos!

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
AnittaJesus
Mensagens: 5
Registado: sábado jan 12, 2013 9:22 pm

sábado jan 12, 2013 9:48 pm

Boa noite,

sou nova por estas bandas e até à 15 dias atrás pensava que percebia muito de gatos, só aparentemente não...

Eu estou com preocupação em relação à junção de dois gatos que acabei de fazer, e lamentavelmente apenas tive conhecimento deste fórum ontem e agora estou preocupada!

Eu tenho um gato comum europeu que adoptei à 1 ano e meio e na altura ele tinha cerca de 2/3 meses, o Pierre. Desde o inicio que o vet me avisou que ele era um gato alfa e muito senhor do seu nariz e isso veio a confirmar-se! No entanto é bastante mimado e é tratado como um "lord" cá em casa.

O que aconteceu é que eu já algum tempo que andava a pedir um outro gato ao meu namorado, porque apanhei um amor de coração pelo Pierre e ele à 15 dias surpreendeu-me com um persa com 6 meses que uma colega de trabalho queria dar.

Eu inicialmente tentei apresenta-los mas a reacção do Pierre foi péssima, então durante 3 dias andei a troca-los de divisões sem se olharem, mas passado este tempo o Pierre escapou-me e foi ter com o Dastan (o persa) e a coisa parecia ser pacifica, e então eu deixei-os ficar juntos, mas separava-os de noite.

Quando voltamos para nossa casa (o território do Pierre) eu mantive o Dastan dentro da gateira durante algum tempo para o Pierre o cheirar e apenas depois o soltei, durante a noite separei-os, mas o Dastan miava desalmadamente e então eu soltei-o (se calhar não devia ter feito) e a coisa continuou pacifica, mesmo durante o dia quando estavam juntos e eu pensei que estivesse a correr bem, agora não tenho tanta certeza porque o Pierre continua a bufar quando vê o Dastan e andam muito à patada um ao outro, correm atrás um do outro, mas quando chegam ao fim da casa viram-se à patada e aos gritos.

Neste momento o Pierre tanto cheira o Dastan e o ignora como ele bufa e dá patada, eu sei que estas coisas levam tempo e tenho que ser paciente, mas estou com receio que eles não se entendam, podem dar-me alguns conselhos de como fazer?

Eu li um artigo muito bom que estava aqui no site e parece-me que eles neste momento andam a lutar pelo território, porque o Pierre é castrado e o Dastan não, mas não sei identificar os sinais :( Será necessários separa-los novamente?

Obrigada pela atenção e desculpem o testamento
ARibeiro1990
Membro
Mensagens: 71
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm
Localização: Tonecas, Guna, Vendetta, Cookie.

sábado jan 12, 2013 10:16 pm

Eu nunca juntei dois machos, juntei apenas um macho com uma fêmea por duas vezes. Posso dizer-lhe como correu comigo apesar de achar que cada caso é um caso. Então o meu gato mais velho deve ter mais ou menos o feitio do seu, tem a mania que é lord e é um mimalho e ciumento de primeira:) Da primeira vez que trouxe uma gatinha cá para casa ele reagiu mal nos primeiros dias, amuou, passava os dias na casa de banho zangado conosco e até a nós nos bufava. Tudo fita:) Mas depois ficaram muito amigos, mas ele aí não estava castrado por isso penso que pode ter influenciado. Da segunda vez ele já estava castrado e não correu nada bem. O feitio da Vendetta também não ajudou. Chegou aqui a casa a querer tudo para ela, ia dormir para os sitios preferidos do tonecas, quando iam comer ela empurrava-lhe a cabeça e começaca a ronronar para chamar a atenção... Enfim trinta por uma linha. O tonecas não achava graça nenhuma e nunca a suportou, bufava-lhe, batia-lhe... Mas como ele não a magoava a sério achamos melhor não interferir, pois nesses casos acho que o melhor a fazer mesmo é deixar que se entendam por eles. Bem... Lá passou mais de um ano e eles ainda pouco se suportam, é mais ele a ela porque ela até tenta conquista-lo. Mas agora estamos a ver se ajudamos na aproximação. Começamos com um sistema de alimentação faseada e cada um com a sua pia, assim nenhum vai a pia do outro e já não há disputas nesse sentido. Tem corrido bem... De vez em quando lá vão umas bufadelas mas neste momento estão a dormir os dois no mesmo ninho por isso não é mau de todo:) Eles nunca vão ser os melhores amigos mas suportam-se pelo menos. Isto tudo para dizer que desde que os desentendimentos deles não sejam demasiado graves, deixe-os estar a vontade deles, faz parte. Não os repreenda eles é que vão estabelecer a hierarquia entre eles. E também não mime mais um que outro na frente do outro. E de tempo ao tempo, como viu no meu caso, tanto pode demorar dias até que tudo esteja bem, como mais de um ano. E corte as unhas de ambos, assim evita arranhadelas graves.
Ainda vão ser os melhores amigos:)
AnittaJesus
Mensagens: 5
Registado: sábado jan 12, 2013 9:22 pm

domingo jan 13, 2013 1:14 am

Obrigada pela sua resposta, espero mesmo que eles se entendam, eu falei com o vet e ele desvalorizou e disse que eles se iam dar bem... neste momento eles já conseguem estar na mesma divisão e trocam as comidas, assim como um espera que o outro coma para ir comer na mesma taça, mas também acontece desentenderem-se para irem comer e o Dastan tanto vai à caixa de areia dele como à do Pierre...

Se calhar sou mesmo eu que costumo ser "galinha" com o Pierre e ele estar a mudar o seu feitio está também a afectar-me :oops:

Mais uma vez obrigada
ARibeiro1990
Membro
Mensagens: 71
Registado: quarta dez 26, 2012 9:00 pm
Localização: Tonecas, Guna, Vendetta, Cookie.

domingo jan 13, 2013 2:57 am

Se eles já estão nesse ponto acho mesmo que se vão dar bem, é muito bom sinal. Mas pela minha experiência, e como correu bem comigo acho que se tiver oportunidade devia po-los a comer um ao lado do outro cada um na sua pia e ficar a controlar para ver se nenhum vai a pia do outro. Desde que fiz isso aos meus eles ficaram muito melhor. Suponho que o facto do momento de comer ser um momento prazeroso para eles e o facto de o estarem a fazer tranquilamente um ao lado do outro faz com que se sintam mais confortaveis. Espero mesmo que fique tudo bem... :) E não tem que agradecer.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”