Xixi no chão da cozinha

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Belaites
Registado: quinta jan 24, 2013 8:20 am

quinta jan 24, 2013 8:24 am

Bom dia

Tenho um gatinho macho há uma semana e meia em casa e que vai fazer 6 meses neste final de mês que hoje resolveu fazer xixi no chão da cozinha. tem estado a adaptar-se muito bem incluindo à mudança para a silica que a usava desde de sábado que assim que a pus ele foi logo fazer as suas necessidades.

Queria pedir a vossa opinião se acham que foi marcação do território ou se começa a entrar no cio ou ainda se faz parte da fase de adaptação dele à casa.

Hoje por motivos familiares da minha parte não vou dormir em casa, ou seja o gatinho vai ficar dois dias sozinho, espero que corra tudo bem e nao faça xixi por todo o lado :( :(

Obrigada
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

quinta jan 24, 2013 12:31 pm

Bom dia,

Aconselho a castrar o seu gatinho logo que possa para evitar problemas com marcação de território. No entanto, o xixi no chão poderá não ter a ver com isso, até porque muito sinceramente não sei se eles fazem xixi pelo chão ou se "esguincham " quando marcam o território. Poderá ter a ver com o tipo de areia que utiliza (sílica) que o gatito não se adaptou...

Espero ter ajudado em alguma coisa. Certamente terá mais pessoas a darem as suas opiniões.

Cumprimentos
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quinta jan 24, 2013 7:54 pm

Boa tarde antes de mais os gatos não têm cio, só as gatas :D pode ser marcação de território mas também por de alguma doença, infecção urinária por exemplo ou até ele não gostar muito da nova areia, a minha Faísca (gata) tem feito xixis pela casa mas está com o cio, mas ela é muito esquisita com a areia, mas desde que comprei aglomerante tenho melhores resultados, pois com a absorvente quando estava mais que 2 dias ( mesmo retirando a maior e os dejectos diariamente) ela fazia fora da bandeja, aconselho-o se o seu gato continuar a fazer isso ir ao vet e marcar para fazer a castração ;) boa sorte.
MariaPT
Membro Júnior
Registado: quinta jan 17, 2013 11:43 pm

quinta jan 24, 2013 11:13 pm

Boa noite.

Não é totalmente descabido os gatos na marcação do território fazerem xixi na cozinha, o meu fazia o mesmo. Tendo em conta a idade penso que está na altura de começar a ponderar a castração. Até porque mesmo que seja por causa da areia, pode estar certa que o gatinho mais tarde ou mais cedo vai começar a deixar "presentes" pela casa toda. :D

Eu bem que sofri com isso, ainda por cima o cheiro é mesmo difícil de tirar. :twisted:
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado jan 26, 2013 12:18 pm

Belaites Escreveu:Bom dia

Tenho um gatinho macho há uma semana e meia em casa e que vai fazer 6 meses neste final de mês que hoje resolveu fazer xixi no chão da cozinha. tem estado a adaptar-se muito bem incluindo à mudança para a silica que a usava desde de sábado que assim que a pus ele foi logo fazer as suas necessidades.

Queria pedir a vossa opinião se acham que foi marcação do território ou se começa a entrar no cio ou ainda se faz parte da fase de adaptação dele à casa.

Hoje por motivos familiares da minha parte não vou dormir em casa, ou seja o gatinho vai ficar dois dias sozinho, espero que corra tudo bem e nao faça xixi por todo o lado :( :(

Obrigada
Bom dia,

O mais provável de estar a acontecer é uma das duas (sem excluir outras hipóteses que deverão ser também analisadas):

- O gato começou a marcar território (não é o cio, porque os machos não têm cio)
Se for isto o melhor será castrar antes que se torne um hábito.

- O gatinho está com algum problema urinário
Deve ser visto e tratado por um Médico Veterinário

O melhor a fazer é ir, ou ligar, ao vet. Explique-lhe a situação e veja qual a recomendação :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Responder

Voltar para “Gatos”