Infecção respiratória+anemia-tartarugas aquáticas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

MariaCbr
Membro
Registado: sábado out 20, 2012 3:17 pm

sábado jan 26, 2013 11:13 pm

Boas!

Sou a dona da Gula, Trachemys scripta scripta, que vive com a Che,Pseudemys concinna hieroglífica.

Comprei a Gula para mim no dia 21 de Dezembro e a Che no dia 31 para o meu namorado. A Che esteve em quarentena até saltar para o espaço da Gula.

Agora estão ambas doentes. Podem ter vindo assim da(s) loja(s) e podia apenas estar uma doente se tivesse sido mais cuidadosa, isto apenas para relembrar a importância da quarentena!

Comecei a ouvir bolhinhas na noite de 20 para 21 de Janeiro mas não valorizei. Apenas durante o dia 21, quando vi bolhas de manhã...e à tarde no aquaterrário me comecei a preocupar...

Fiquei à socapa a observar e a Gula estava a respirar bolhinhas, não me pareceu por divertimento! Estava a abrir e fechar a boca, com o corpo dentro de água e já reparei que o lado direito dela fica mais "para baixo" quando nada, suponho que seja o tal "nadar de lado"... Quando observei melhor, a Che estava a fazer bolinhas também.

De notar que elas não mudaram em nada o seu comportamento! Continuaram activas e com bastante apetite. O tempo em água vs parte seca também foi sempre o mesmo.

Espero com este tópico poder ajudar alguém e ser ajudada!

Sei que muita gente não leva as tartarugas ao vet por variadíssimos motivos, espero que este tópico contribua para uma mudança positiva nesse sentido. Ou que pelo menos ensine qualquer coisa!

Imagem
Última edição por MariaCbr em sábado jan 26, 2013 11:24 pm, editado 1 vez no total.
MariaCbr
Membro

sábado jan 26, 2013 11:15 pm

Fui ao Veterinário de exóticos no dia 22.

Estão as duas com uma infecção respiratória e ambas apresentam sintomas de anemia, a Gula tinha a língua praticamente branca...
A Gula está pior que a Che. Os pulmões estão bastante cheios.
O Vet acha-as magras, por isso agora é para as engordar, até porque desde a última pesagem, a Che engordou mais, proporcionalmente, que a Gula - que sempre foi maior. Ração o quanto elas quizerem comer...frango mais vezes...

Estão com vitaminas (0,2) e antibiótico diário (0,05) (à seringa + agulha) e vamos comprar cálcio também, recomendado pelo vet.

Recomendou também menos água para já, porque a Che não está a conseguir "boiar" e vir à superfície em condições...e a Gula, bem, essa nada notoriamente de lado.

Mostrou-se bastante preocupado com a Gula.

Para a semana voltamos.

Raio-x:
(Che - R, Gula é a que não está identificada...)

Imagem

...Dividindo o raio-x...

Canto superior esquerdo: che (esq); gula (dir) ambas de lado...os pulmões da gula quase não se vêm...

Canto inferior esquerdo: che (esq); gula (dir) de pernas para o ar...a maioria dos pulmões da gula não se vê...

Lado direito total:
che (baixo); gula (cima)

Já agora, aguém tem alguma dica para combater a anemia???
MariaCbr
Membro

sábado jan 26, 2013 11:17 pm

Imagem

A temperatura da água está nos 28, estou a tentar baixar para os 27...mas o termostato é teimoso e a água é pouca. Fiz a TPA hoje à tarde e deixei ainda menos água...deve ser disso. Vou baixar o termostato mais um pouco, estou a guiar-me pelo termómetro.

A água está baixa como ele recomendou, mas "alta" o suficiente para se virarem...

As pingas que se vêm são da água do filtro a serem projectadas. O aqua tem uma parte destapada aonde está uma lampada UVB e uma de aquecimento que comprei há uns 2 dias, ainda não sei como controlar a temperatura cá fora, não tive dinheiro para comprar o termómetro para a parte seca, tenho gasto MUITO dinheiro com isto tudo :|
MariaCbr
Membro

sábado jan 26, 2013 11:20 pm

No primeiro dia de medicação em casa (23 Jan) apanhei um grande susto com a Gula, que se fartou de vomitar, esvaziou depois os intestinos todos e ficou extremamente apática, com a cabeça caída dentro de água e com os olhinhos a fechar.

Claro que ligámos logo ao Vet, já sabia que havia o risco que a picar nos intestinos e parece que foi isso que aconteceu.

A reacção delas -tirando esse dia- tem sido sempre a mesma desde aí...a Che fica agitadíssima depois da medicação, a Gula fica muito apática, meia caída dentro de água, mas passado 30/45 min voltam ao normal!

(Isto significa que a Gula anda a pedir comida à doida. - Ela não tem este nome do nada :lol:)
MariaCbr
Membro

sábado jan 26, 2013 11:22 pm

Estou um pouco preocupada com o peso delas, o vet achou-as magras e disse para lhes dar comida à descrição, até elas não quererem mais, mas não sei se é o mais indicado =/

Gula 14g (antes de adoecer) - 17 (1ª pesagem no vet); 19 (24Jan); 19 (26 Jan)
Che 11g (antes de adoecer) - 15 (1ª pesagem no vet); 17 (24 Jan); 18 (26 Jan)

Ele mandou pesar de 2 em 2 dias, não estão a engordar muito?
A Gula à porporção não está a ganhar tanto peso e é a que sempre foi maior e a que tem os pulmões mais afectados :?

Tenho dado ração todos os dias de manhã e à noite à descrição.
Deixo-lhes quase todos os dias uma folhinha escura para elas irem comendo, elas adoram.
Às vezes dou fruta ou peixe ou carne (crus), pouco.

Caso engordem demais agora, como estão em crescimento, depois vão ao sítio, certo?
Mais vale assim para ficarem fortes para combater as doenças, é isso? (Infecção respiratória e anemia)
miketica
Membro Veterano
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

domingo jan 27, 2013 9:45 am

acho-as um pouco magras, a minha mede 7 cm e pesa 64 gramas por isso veja.

espere pelos mais experientes :D
MariaCbr
Membro

domingo jan 27, 2013 1:13 pm

Parece que sim :(

Tenho dado mais franguinho cru às meninas a ver se fortalecem...

Li tanta coisa para sobre não as alimentar demais e "dar o tamanho da cabeça"...fui-me guiando por aí, mesmo assim dava-lhes de manhã e à noite!
miketica
Membro Veterano

domingo jan 27, 2013 3:13 pm

eu sempre lhe dei mais, visto que ela não pára um bocadinho :roll:
MariaCbr
Membro

segunda jan 28, 2013 7:08 pm

Fomos hoje ao Vet com elas. A OUTRO. Ligámos para ir ao mesmo - só estava a partir de dia 4 , isto quando nos disse dia 22 para irmos lá "para a semana ver como elas estavam"... :evil:

Fomos à Clínica Veterinária dos Olivais e correu tudo muito melhor do que esperava e foram muito, mas muito profissionais connosco.

A veterinária analisou as duas, viu o raio-x, a tabela da medicação e explicou-nos que era precoce estar já a tirar outro. Os reptéis demoram bastante tempo a melhorar.

Estávamos preocupados com a Gula, pois hoje pela primeira vez não ligou nenhuma à comida de manhã e estava mais paradita :(

A vet disse também que elas provavelmente teriam mais idade do que nós pensávamos e ambas mostravam sinais de "raquitismo", pelas leves deformações na carapaça e pouco peso. (E fartou-se de falar mal das lojas de animais e do comércio de tartarugas.)

:arrow: Levaram uma injecção de anti inflamatório de longa duração e uma bomba de vitaminas um pouco mais forte (isto por causa da apatia e falta de apetite da Gula).
:arrow: A medicação é para manter (como estava), mas para dar intramuscular - comporta muito menos riscos para os animais - e a Gula não reaje mal! (Estavam a levar injecções intracelomicas)
:arrow: Comida, é mesmo para dar o que elas quizerem: ração, muitas verduras, agrião e fígado de frago - ambos bons para a anemia.
miketica
Membro Veterano

segunda jan 28, 2013 8:25 pm

Espero que fiquem melhor. boa sorte :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 29, 2013 10:04 pm

Para além de desejar a recuperação rápida dos animais, não posso deixar de expressar a minha admiração por si.
Num marasmo de gente que compra uma tartaruga por 10 euros e a mete a definhar num tupperware com uma palmeirinha de plástico é raro encontrar uma pessoa assim que não só sabe como manter os bichos em condições como não se poupa a despesa para os tratar. Os meus parabéns.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MariaCbr
Membro

quarta jan 30, 2013 4:54 pm

A menina Gula continua aparentemente sem apetite...tirando quando é frango ou comida regada com pó de gammarus. Está desde segunda assim...e a Che começou ontem com as mesmas manias...

Têm metido a ração à boca e cospem-na...e passam horas sem comer, só dão umas trincas nas folhas de couve. :|

E agora? Não lhes podemos dar frango todos os dias, ou podemos? :o

Estavam a engordar em média 2g por cada 2 dias...e com esta brincadeira a menina Gula manteve o peso e a Che só aumentou 1g...

Elas podem comer tenébrios?
O peixe de rio convém congelar primeiro, certo??? Quanto tempo?
Como podemos engordá-las e variar a alimentação???? - com coisinhas apelativas, visto que estão manhosas...

@dinodane: eu percebo o que queres dizer. Para mim, qualquer ser vivo que esteja comigo é família, e com a família não se poupam esforços, mesmo conhecendo-as há apenas um mês estou com o coração apertado por causa do que elas estão a passar...
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quinta jan 31, 2013 10:28 am

dinodane Escreveu:Para além de desejar a recuperação rápida dos animais, não posso deixar de expressar a minha admiração por si.
Num marasmo de gente que compra uma tartaruga por 10 euros e a mete a definhar num tupperware com uma palmeirinha de plástico é raro encontrar uma pessoa assim que não só sabe como manter os bichos em condições como não se poupa a despesa para os tratar. Os meus parabéns.
E tu, Dinodane, user com 17.000 mensagens (!!!), e teres ainda coragem, tempo e paciência para dizeres o que acabas de dizer, só podes mesmo ser uma pessoa ESPETACULAR! Parabéns também para ti. :wink:

E, claro, parabéns para a user que tanto se tem preocupado e tanto tem cuidado das suas 2 tartarugas! :wink:
MariaCbr
Membro

sábado fev 02, 2013 11:24 pm

A Gula não anda a comer praticamente nada...a Che também perdeu um pouco o apetite.

A Gula está com 21g desde dia 28...o Che passou de 20 para 23g...

Estou farta de inventar maneiras para elas comerem:
Ração com camarões esmigalhados em pó, para ficaram lá com o cheiro...
Frango migado com ração e cálcio.
Frango com cálcio...

Já encomendei tenébrios e caracóis e bixezas a ver se variam de alimentação e se a Gula arrebita, isto se os achar apetitosos...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 02, 2013 11:31 pm

carlaviuva Escreveu:
dinodane Escreveu:Para além de desejar a recuperação rápida dos animais, não posso deixar de expressar a minha admiração por si.
E tu, Dinodane, user com 17.000 mensagens (!!!), e teres ainda coragem, tempo e paciência para dizeres o que acabas de dizer, só podes mesmo ser uma pessoa ESPETACULAR! Parabéns também para ti. :wink:

E, claro, parabéns para a user que tanto se tem preocupado e tanto tem cuidado das suas 2 tartarugas! :wink:
As 17000 mensagens são porque o nick tem sido sempre o mesmo ao longo de alguns (6 ou assim) anos... há por aí users com mais e no fórum desde 2002, gostam é de ir mudando de nick. :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”