Antes de mais, sei que já existem milhares de tópicos acerca de rações e respectivas composições, entre eles um muito elucidativo criado pela forista maraya que tem boas dicas. Como estou na dúvida entre duas composições e gostaria de optar pela melhorzinha (o que pode ser subjectivo), caso me possam dar a vossa opinião, agradeço.
As rações são para cachorros, são algo parecidas em termos de ingredientes. Como há pontos contra e a favor numa e noutra, estou indeciso. Sem mais demoras, aqui ficam as composições:
Ingredientes:
Frango fresco (22%), arroz, proteínas desidratadas de aves, glúten de milho, gorduras e óleos, polpa de beterraba, levedura de cerveja, hidrolisado de fígado de frango, ovo inteiro desidratado, fosfato de cálcio, extractos cítricos ricos em bioflavonoides, taurina, glucosamina, sulfato de condroitina, extractos de yucca shigeria, L-Carnitica, vitaminas e minerais (Com antioxidantes e conservantes autorizados pela UE).
Análise Média:
Humidade: 8%, -Proteína bruta: -28%, -Gordura bruta: 18%, -Fibra bruta: 2%,-Cinzas brutas: 7%, -Cálcio: 1.5%, Fósforo: 1%
Vitamina A: 21600 UI/Kg., -Vitamina D: 2000 UI/Kg., -Vitamina E: 144mg/Kg., -Cu: 22 mg/Kg.
Ingredientes:
Carne de frango desidratada (35%), Arroz, Gordura de frango, Milho, Peixe LT desidratado, Hidrolisado de carne de frango e desidratado, Farinha, Milho, Polpa de beterraba, Óleo de linhaça, Fermento seco, Extrato de algas, Cloreto de potássio, Cloreto de sódio.
Análise Média:
Proteína bruta 30% - Gordura bruta 22% - Celulose bruta 1,5% - Cinza bruta 7,5% - Cálcio 1,5% - Fósforo 1% - Humidade 10%
Fe (sulfato ferroso hepta-hidratado): 200 mg/Kg, eu (iodeto de potássio): 1,5 mg/Kg, Co (cobalto de penta-hidratado de sulfato): 1 mg/kg, Mn (monohidrato de sulfato manganoso): 70 mg/kg de Zn (óxido de zinco): 225 mg/kg, são (Selenito de sódio): 0,4 mg/kg
Preservada com aditivos de CE (sorbato de potássio). Com antioxidantes naturais (ácido cítrico, extrato de alecrim e tocoferóis naturais (fonte de vitamina E).)
À primeira vista diria que a 2ª composição é a mais adequada devido à boa percentagem de carne já desidratada, apesar de ainda ter o milho como 4 ingrediente, tem à mistura o peixe desidratado e etc. Não sei se será proteína a mais para cachorro, mas penso que não.
Quanto à primeira composição também me parece bem e existe bom feedback acerca da mesma, como a minha capacidade de avaliação de composições é limitada, não sei se será melhor que a 2ª devido a um ou outro factor.
Também há a questão dos "conservantes autorizados pela UE" que é sempre aquela coisa, mas no geral parecem-me boas composições.
Agradeço desde já as vossas opiniões!