SeniNuki Escreveu:[
Ela dá-se quase sempre com os mesmos cães, e sim, "habitua-se" a eles e até fica mais entusiasmada quando os vê.. mas tem sempre aquele medo e tenta fugir.. ela puxa a trela para ir ter com eles mas quando chega lá, muda o cenário..
Isto parece-me sintoma de que o único problema da cadela é uma socialização insuficiente. Ela tem a curiosidade natural, mas não sabe muito bem o que fazer para além de se aproximar. E quando diz que "quando chega lá, muda o cenário", o que acontece aí, em específico? Ela foge? Essas aproximações seguidas de fuga, se acontecem muitas vezes, podem ser simplesmente uma forma de interacção que ela aprendeu. E pode ser também algo de que parece gostar; qualquer coisa como "queres cheirar-me... anda-me apanhar".
Parece-me que a sua cadela precisa de muito mais tempo com outros cães; mas é óbvio que isso também depende de factores externos, como a disponibilidade dos outros donos; em casos de encontros de passagem, limite-se ao "olá", e não esteja à espera de grandes contactos, porque muitas vezes os cães começam a cheirar-se e tal, e os donos: "bem, vamos embora", e frustram toda a experiência. Ao mesmo tempo, procure encontrar um local onde haja mais cães a passear, na sua localidade. Ou sítios onde as pessoas soltem os seus cães, ou então parques em que as pessoas façam passeios mais tranquilos e, como tal, mais susceptíveis de aproximações demoradas... A maior parte dos cães que vê neste tipo de sítios (podendo não ser uma perfeição em educação) estão habituados ao contacto frequente com outros cães, o que facilitará o seu trabalho.