como tirar chocas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tdias72
Membro Veterano
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

terça abr 09, 2013 3:42 pm

Boa tarde!
No fim de semana fui a vet marcar a castração do meu gato e como sempre a Kelly (PA) vai comigo, a vet ao dar-lhe mimo viu que ela tinha "chocas" atras das orelhas, ficamos assustados até pk 2 x por semana ela é escovada, com ficamos tão admirados esquecemos de perguntar como tirar aquilo. Quando chegamos a casa tive a escova-la a ver se conseguia tirar, no entanto não consegui e parei porque verifiquei que estava a ficar vermelho.
Ela toma banho sempre no vet, nos escovamos sempre, mas a verdade é que atrás das orelhas nunca dei muita importância nem nunca pensei que isso acontecesse :? ah é uma PA de pelo curto.

Cumprimentos
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 09, 2013 4:40 pm

Que é que são "chocas"? Nós?

Os nós abrem-se cuidadosamente com os dedos, aos poucos, e vai-se passando alternadamente (conforme for dando mais jeito) a cardadeira e o pente.
Tdias72
Membro Veterano

terça abr 09, 2013 5:31 pm

aquilo mais parece rastas, não demos mesmo conta é até que a vet disse isso nós nem sabíamos o que era isso :oops: já fiz isso, o problema é que não sai aquilo nem dá para abrir :s quinta vou à vet levar o Nero para ser castrado e vou perguntar-lhe, nem sei se marque para lhe dar banho e elas lá tiram ou se não é necessário banho... Pelos vistos atrás das orelhas é o sitio mais comum para ganharem os tais nós... pelos vistos tenho andado a escovar mais a kelly :evil:
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça abr 09, 2013 5:49 pm

Tdias72 Escreveu:aquilo mais parece rastas, não demos mesmo conta é até que a vet disse isso nós nem sabíamos o que era isso :oops: já fiz isso, o problema é que não sai aquilo nem dá para abrir :s quinta vou à vet levar o Nero para ser castrado e vou perguntar-lhe, nem sei se marque para lhe dar banho e elas lá tiram ou se não é necessário banho... Pelos vistos atrás das orelhas é o sitio mais comum para ganharem os tais nós... pelos vistos tenho andado a escovar mais a kelly :evil:
em tempos, houve um serra da estrea na quinta dos meus avós e como só era escovado aos fins de semana, quando eu la ia (por vezes de 15 em 15 dias) também ganhava chocas atrás das orelhas.. a única solução era cortá-las com uma tesoura de poda pequenina que havia para lá... :?
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça abr 09, 2013 10:03 pm

Para tirar nós considero este produto muito bom:
Imagem

Mas se vir que os nós estão muito apertados (tipo rasta) o melhor será mesmo cortar o pêlo e ter mais atenção a partir de agora.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Tdias72
Membro Veterano

terça abr 09, 2013 10:22 pm

Obrigado a todos, mas parece mesmo rastas acho que vou mesmo perguntar a vet já que ela também viu porque tenho medo de a magoar.... sempre a escovei duas vezes por semana, tenho pena de nao ter insistido nessa zona nem de nunca ter reparado :evil: :?
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

terça abr 09, 2013 10:29 pm

Tdias72 Escreveu:Boa tarde!
No fim de semana fui a vet marcar a castração do meu gato e como sempre a Kelly (PA) vai comigo, a vet ao dar-lhe mimo viu que ela tinha "chocas" atras das orelhas, ficamos assustados até pk 2 x por semana ela é escovada, com ficamos tão admirados esquecemos de perguntar como tirar aquilo. Quando chegamos a casa tive a escova-la a ver se conseguia tirar, no entanto não consegui e parei porque verifiquei que estava a ficar vermelho.
Ela toma banho sempre no vet, nos escovamos sempre, mas a verdade é que atrás das orelhas nunca dei muita importância nem nunca pensei que isso acontecesse :? ah é uma PA de pelo curto.Cumprimentos
Boas...

Os PA's de pêlo curto não ganham "chocas" em lado nenhum... Para além de outras, uma das características dos PA's de pêlo comprido é terem tufos de pêlo atrás das orelhas...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta abr 10, 2013 2:09 am

fontedasbicas Escreveu:
Os PA's de pêlo curto não ganham "chocas" em lado nenhum...
Lamento mas não podia discordar mais desta afirmação, está enganado!
fontedasbicas
Membro Veterano

quarta abr 10, 2013 10:34 am

__dani__ Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
Se provar, mudarei de opinião, até lá...
<p>Cumprimentos </p>
Tdias72
Membro Veterano

quarta abr 10, 2013 12:11 pm

A minha PA é de pelo curto, lhe garanto...
fontedasbicas
Membro Veterano

quarta abr 10, 2013 12:12 pm

Tdias72 Escreveu:A minha PA é de pelo curto, lhe garanto...
Boas...

Coloque aqui uma foto da cabeça do seu PA...

Se é a que está nas fotos... até pode ser, mas um PA de pêlo curto ou normal, dentro do estalão, não tem pêlo para "rastas" ou "chocas"...
<p>Cumprimentos </p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta abr 10, 2013 2:13 pm

fontedasbicas Escreveu:
__dani__ Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
Pois, eu não tenho como provar, porque infelizmente não tenho nenhuma foto deste caso, talvez o autor do tópico possa colocar. Mas de qualquer forma, tanto me faz se quiser acreditar, eu apenas informo, cada pessoa é livre de aceitar aprender ou não. Não é por os seus cães não ganharem chocas que o "resto do mundo" não as possa ganhar. Mas eu explico, muito brevemente. O PA não tem comprimento de pêlo suficiente para ganhar chocas, é verdade, mas têm volume (subpêlo) suficiente, e se ele não for escovado frequentemente nessa zona (o que muitas vezes não acontece, é, digamos, uma zona esquecida), o subpêlo que não sai tende a acumular e formar aglomerados de subpêlo com sobrepêlo à mistura, originando a nós ou chocas. A isto, agrava o facto de ser uma dobra, causando fricção, assim fazendo com que piore e fique completamente agarrado à pele.

Não aconselho de todo usar tesoura para remover, porque pode sem crer cortar a pele do cão se tiver muito agarrado. Use um corta-nós vertical e um pente de metal.

Imagem

Imagem

O produto que a Bhess indicou é um bom auxilio para facilitar e minimizar o desconforto do cão enquanto é removida a choca.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 10, 2013 2:40 pm

Percebo o que a/o dani quer dizer porque os gatos Exóticos fazem esses nós estranhos apesar de terem pêlo curto.

Mas confesso que nunca vi semelhante coisa num PA.
Tdias72
Membro Veterano

quarta abr 10, 2013 2:40 pm

__dani__ Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
__dani__ Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
Pois, eu não tenho como provar, porque infelizmente não tenho nenhuma foto deste caso, talvez o autor do tópico possa colocar. Mas de qualquer forma, tanto me faz se quiser acreditar, eu apenas informo, cada pessoa é livre de aceitar aprender ou não. Não é por os seus cães não ganharem chocas que o "resto do mundo" não as possa ganhar. Mas eu explico, muito brevemente. O PA não tem comprimento de pêlo suficiente para ganhar chocas, é verdade, mas têm volume (subpêlo) suficiente, e se ele não for escovado frequentemente nessa zona (o que muitas vezes não acontece, é, digamos, uma zona esquecida), o subpêlo que não sai tende a acumular e formar aglomerados de subpêlo com sobrepêlo à mistura, originando a nós ou chocas. A isto, agrava o facto de ser uma dobra, causando fricção, assim fazendo com que piore e fique completamente agarrado à pele.

Não aconselho de todo usar tesoura para remover, porque pode sem crer cortar a pele do cão se tiver muito agarrado. Use um corta-nós vertical e um pente de metal.

Imagem

Imagem

O produto que a Bhess indicou é um bom auxilio para facilitar e minimizar o desconforto do cão enquanto é removida a choca.
Foi o que me disseram, na kelly não se nota, mesmo que tire fotos não vai notar nada tanto que nem nos notamos... amanhã vou a vet e aproveito para marcar para sábado pois nao tenho esses instrumentos, o que que tenho é uma escova que utilizo para escovar, mas como já referi não sai, por isso é melhor ir a vet... mas obrigada na mesma :wink:
Responder

Voltar para “Cães”