Uma ajudinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sweetstorm
Membro
Registado: sábado abr 19, 2008 10:32 pm

quinta abr 11, 2013 7:46 pm

Ola
tenho uma labradora de quase 7 meses que e uma peste...literalmente...lol...
desde que veio para casa que a tento ensinar a fazer tudo.
primeiro,xixi e coco na rua...grande falhanço...tentei tudo,levar a passear varias vezes ao dia,fartava se de correr,nao fazia nada,chegava a casa,pimbas...
jornal,repelentes,caixas de areia...afins de coisas,mas ela ja se habituou a fazer na varanda e por muito que ande na rua,chega a casa e e la que faz.
esta na varanda,pois ainda nao se consegue habituar a estar em casa,ja tentei por varias vezes,pois eu quero que a cadela fique em casa,para poder lidar mais com a minha filha pequena de 3 anos,mas assim que entra e uma bruta,atira a miuda ao chao,morde lhe,faz me logo xixi nas carpetes,nos tapetes..e para esquecer,a minha filha so grita com medo dela
depois agora ando a tentar a comida.
come parece que o mundo vai acabar,ja fiz como o encantador de caes,realmente so come quando eu deixo,mas assim que poe o focinho quase sufoca a comer,ja tentei dar grao a grao de raçao a mao,nao adiante...ate gane...e queria tipo,poder deixar lhe comida e ela ir comendo quando lhe apetecesse,pois eu tenho mais duas,que comem de manha e a noite,e nao posso fazer nada,tenho de contar sempre com isso,de manha e a noite,pois foram assim habituadas e comem logo tudo.com esta queria deixar a vontade dela e nao consigo.
deem me umas luzes,começo a perder a paciencia...e agora vou mudar de casa,para uma que tem uma varanda minuscula e queria mesmo poder te la dentro de casa...
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta abr 11, 2013 9:00 pm

- necessidades - o que pode fazer é, no início levá-lo 3 ou 4 vezes à rua se poder, e levá-lo à rua assim que parece querer fazer algo (começando a cheirar muito e andar às voltas). Tente interromper sem assustar (correcções aversivas podem fazer com que ele não queira fazer à sua frente), e levá-lo logo para a rua. Vigie-o sempre que pode. Se minimizar as oportunidades de fazer em casa, rapidamente fará fora. Leve-o para as relvas e fique parada durante algum tempo, se estiver sempre a andar ele pode continuar no modo exploração. Mesmo que acabe de voltar da rua, se vir que ele parece querer fazer, leve-o logo para a rua de novo.
Depois, os cães geralmente fazem depois de exercitar ou comer. E depois, sempre pode alimentá-lo a horas certas, controlando assim também as horas de necessidades.
Outra forma que pode experimentar é usar a crate.

- comer demasiado rápido - alimente-o por kong. :) Para além de diminuir a velocidade de comer, também o cansa mentalmente.

- criança - é importante habituar o cão a socializar enquanto for pequeno e controlável. Pode experimentar cansá-la antes de a deixar entrar para casa. Também pode usar uma trela quando ele entra para a casa, e depois soltá-lo quando a excitação estabilizar. Ou também pode usar uma trela mais comprida no início, enquanto o ensina a ser mais calmo.
Os adultos devem ser os primeiros a ensinarem o cão a saber interagir com as pessoas - quando o cão lhe lambe, dê-lhe festinhas suaves e não o excite, mas mostre que gosta. Aos poucos ele há-de habituar a dar lambidelas em vez de morder. E depois, também pode dar-lhe algo para roer, os cães quando são novos podem querer roer e mordiscar mais. Mas isso com a idade passa, tem é que o habituar e não o isolar muito.
E depois, quanto menos um cão fica dentro da casa, menos ele se habitua. Se ele for demasiado bruto, use uma trela média comprida e ensine-o a estar ao teu lado com algum brinquedo e não lhe dê liberdade total sem ele se mostrar calmo o suficiente.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta abr 11, 2013 9:03 pm

sweetstorm Escreveu:Ola
tenho uma labradora de quase 7 meses que e uma peste...literalmente...lol...
desde que veio para casa que a tento ensinar a fazer tudo.
primeiro,xixi e coco na rua...grande falhanço...tentei tudo,levar a passear varias vezes ao dia,fartava se de correr,nao fazia nada,chegava a casa,pimbas...
jornal,repelentes,caixas de areia...afins de coisas,mas ela ja se habituou a fazer na varanda e por muito que ande na rua,chega a casa e e la que faz.
esta na varanda,pois ainda nao se consegue habituar a estar em casa,ja tentei por varias vezes,pois eu quero que a cadela fique em casa,para poder lidar mais com a minha filha pequena de 3 anos,mas assim que entra e uma bruta,atira a miuda ao chao,morde lhe,faz me logo xixi nas carpetes,nos tapetes..e para esquecer,a minha filha so grita com medo dela
depois agora ando a tentar a comida.
come parece que o mundo vai acabar,ja fiz como o encantador de caes,realmente so come quando eu deixo,mas assim que poe o focinho quase sufoca a comer,ja tentei dar grao a grao de raçao a mao,nao adiante...ate gane...e queria tipo,poder deixar lhe comida e ela ir comendo quando lhe apetecesse,pois eu tenho mais duas,que comem de manha e a noite,e nao posso fazer nada,tenho de contar sempre com isso,de manha e a noite,pois foram assim habituadas e comem logo tudo.com esta queria deixar a vontade dela e nao consigo.
deem me umas luzes,começo a perder a paciencia...e agora vou mudar de casa,para uma que tem uma varanda minuscula e queria mesmo poder te la dentro de casa...
Eu acho que deveria contratar um treinador. São precisos pormenores da sua rotina e do temperamento do cão que só um treinador presencialmente a pode ajudar. Uma coisa que pode ir fazendo: a cadela precisa de passear e correr (caso não o faça), para gastar energias e e aí sim, ser uma cadela equilibrada junto da família. Quanto a xixis e cocos, é uma questão de paciência. Ir à rua, levar biscoitos, fazer uma ganda festa quando faz, é mesmo uma questão de dedicação e paciência.
Responder

Voltar para “Cães”