Bom dia,
Depois de vários tópicos que já abrir sobre o meu cachorro aqui vai mais um.
Tenho um cão com cerca de 7 meses que pelas parecenças deverá ser arraçado de PA.
É um cão com um comportamento até á data, excelente na minha opinião. Super sociável, submisso com outros cães, brincalhão Q.B e super calmo junto de pessoas
Contudo, nas últimas duas semanas tenho observado alguma reações protetoras de território e matilha (neste caso eu e a minha namorada) e gostava de saber como devo reagir.
Exemplos:
Sempre que passeio ele por Lisboa, onde tenho contacto com várias pessoas nunca notei nele qualquer reação de proteção ou insegurança. Contudo, se estiver por exemplo a passear numa serra sem vivalma por perto se por acaso aparece uma pessoa ele começa a ladrar para a pessoa e com o pelo iriçado.
Se estiver numa praia mais vazia com ele e se alguém se aproxima junto do nosso chapéu de sol ele tem a mesma atitude de proteção.
O que vos venho perguntar é sobre qual deverá ser a minha reação sempre que ele agir assim? Queria só realçar que gosto de ter um cão que protege a família e a casa caso necessário mas que em algum situação deverá ser agressivo para com uma pessoa sem ter motivos para isso.
Obrigado pela ajuda.
Comportamento de Guarda - Como reagir
Moderador: mcerqueira
Solidificar a obediência e a confiança que ele sente nas suas decisões é importante. Ou seja, ele deve perceber que quando o dono lhe diz para parar, ele deve parar e ao mesmo tempo confiar no dono. Um cão demasiado nervoso e que não confie no dono pode escolher agir por si mesmo.
Pode experimentar dar-lhe uma boa guloseima cada vez que alguém se aproxima. Socializar bastante com outros humanos também é importante. A associação entre pessoas a aproximarem e coisas boas pode mudar a sua percepção e habituá-lo a ser mais receptível. Havia um exemplo numa reportagem que um homem soltava os seus cães sempre que haviam visitas, em vez de os fechar ou reprimir, e os cães habituaram a ver novas pessoas como algo de bom.
Pode experimentar dar-lhe uma boa guloseima cada vez que alguém se aproxima. Socializar bastante com outros humanos também é importante. A associação entre pessoas a aproximarem e coisas boas pode mudar a sua percepção e habituá-lo a ser mais receptível. Havia um exemplo numa reportagem que um homem soltava os seus cães sempre que haviam visitas, em vez de os fechar ou reprimir, e os cães habituaram a ver novas pessoas como algo de bom.
<strong> </strong><a href="http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... csep12.jpg" target="_blank">http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... p12.jpg</a> <a href="http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... ver-force/" target="_blank">http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... -force/</a>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
Boas...
Sem ser expert... Há gente que sabe muito aqui no fórum, pedir-lhe-ei apenas uma coisa...
Diga-me, por favor, sabe se esse comportamento é de medo ou de afirmação?
Sem ser expert... Há gente que sabe muito aqui no fórum, pedir-lhe-ei apenas uma coisa...
Diga-me, por favor, sabe se esse comportamento é de medo ou de afirmação?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
Fradik.
Não é o user que queria um p.a. lá do norte e depois arranjou um no algarve?
O caso de ser puro ou não não tem nada haver com isso.
não queria um cão de guarda? Aqui o tem.
Um cão é imaturo até determinada altura (depende de caso a caso) depois começam a "abrir" (amadurecer) e então aparece mais clivado o que se esperam dele.
Se diz que o cão no quotidiano normal é um cão e só faz o click em circunstâncias que potencializam a sua vertente de guarda, então está a cumprir a missão. (repare no cão, antes de alguém aparecer).
Agora, acho um tanto ou quanto precoce.
Portanto, se fosse comigo ponha-o para já numa escola de obediência e daqui a 9 meses ponha-o a fazer manga.
não só para ganhar um controlo mais apertado sobre o cão mas também para aproveitar e refinar as suas aptidões.
O temperamento ainda não deve estar totalmente formado dê-lhe exploração do meio, socialização e exercício e complemente com obediência.
Quanto à qualidade do temperamento em potencia isso já são outros 500.
De extensa importância na altura certa mas passada e que agora não interessa nada recalcar.
Agora tem é que trabalhar com o que tem nas mãos.
Não é o user que queria um p.a. lá do norte e depois arranjou um no algarve?
O caso de ser puro ou não não tem nada haver com isso.
não queria um cão de guarda? Aqui o tem.
Um cão é imaturo até determinada altura (depende de caso a caso) depois começam a "abrir" (amadurecer) e então aparece mais clivado o que se esperam dele.
Se diz que o cão no quotidiano normal é um cão e só faz o click em circunstâncias que potencializam a sua vertente de guarda, então está a cumprir a missão. (repare no cão, antes de alguém aparecer).
Agora, acho um tanto ou quanto precoce.
Portanto, se fosse comigo ponha-o para já numa escola de obediência e daqui a 9 meses ponha-o a fazer manga.
não só para ganhar um controlo mais apertado sobre o cão mas também para aproveitar e refinar as suas aptidões.
O temperamento ainda não deve estar totalmente formado dê-lhe exploração do meio, socialização e exercício e complemente com obediência.
Quanto à qualidade do temperamento em potencia isso já são outros 500.
De extensa importância na altura certa mas passada e que agora não interessa nada recalcar.
Agora tem é que trabalhar com o que tem nas mãos.
Última edição por botas96 em segunda abr 22, 2013 11:59 am, editado 1 vez no total.
sheep23 Escreveu:Solidificar a obediência e a confiança que ele sente nas suas decisões é importante. Ou seja, ele deve perceber que quando o dono lhe diz para parar, ele deve parar e ao mesmo tempo confiar no dono. Um cão demasiado nervoso e que não confie no dono pode escolher agir por si mesmo.
Assim sendo isto não faz o efeito contrario??
E se as visitas na casa forem ladroes será que o cão vai saber diferenciar???
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Um bom cão de guarda sabe avaliar os verdadeiros perigos. Eu já tive sob exame de PA e graças a Deus avaliaram bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
esse comportamento nao será os danos colaterais do reforço excessivo de lhe dar incetivo quando ladra a estranhos ou quando entre em estado de "guarda/alerta"?? é que por vezes queremos reforçar esse comportamento e estamos a estragar... digo isso porque estou a passar o mesmo com o meu... e o treinador que está a treinar o meu foi logo a pergunta que me fez com deparou com esse problema 

<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Olá,dragablue Escreveu:esse comportamento nao será os danos colaterais do reforço excessivo de lhe dar incetivo quando ladra a estranhos ou quando entre em estado de "guarda/alerta"?? é que por vezes queremos reforçar esse comportamento e estamos a estragar... digo isso porque estou a passar o mesmo com o meu... e o treinador que está a treinar o meu foi logo a pergunta que me fez com deparou com esse problema
Não, pois nunca incentivei esse comportamento e daí ter feito este tópico pois gostaria de saber como devo reagir perante o comportamento que ele teve.
Obg
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Um cão de guarda não precisa de treino para guardar, é a sua função. São sempre desconfiados com estranhos.
É normal ensinar a morder no braço ou na perna do assaltante e não no pescoço...claro. Ensinar a largar...é o treino normal.
É normal ensinar a morder no braço ou na perna do assaltante e não no pescoço...claro. Ensinar a largar...é o treino normal.
Hmm isso também pode acontecer, caso um cão estiver bem habituado a receber pessoas (comentei partindo da não necessidade de o cão assumir papel de guarda), embora acho que os cães com algum instinto de guarda sabem diferenciar, especialmente no próprio território e quando o dono não está envolvido.Snake25 Escreveu:sheep23 Escreveu:Solidificar a obediência e a confiança que ele sente nas suas decisões é importante. Ou seja, ele deve perceber que quando o dono lhe diz para parar, ele deve parar e ao mesmo tempo confiar no dono. Um cão demasiado nervoso e que não confie no dono pode escolher agir por si mesmo.
Assim sendo isto não faz o efeito contrario??
E se as visitas na casa forem ladroes será que o cão vai saber diferenciar???
Mas penso que um bom cão de guarda deve ter uma confiança equilibrada e as suas reacções devem ser controláveis pelo dono.
Mas concordo com o que o/a margoustink disse. O meu cão é bastante amigável para com as pessoas, mas parece que sabe distinguir as pessoas mais suspeitas, pois já ladrou umas vezes contra umas e assustou um ou outro potencial ladrão que queriam aproximar-se de nós.
Já agora, também concordo com o que o botas96 sugeriu, de o levar para uma escola de treino, pois para além de o cão poder aprender como é que deve reagir em situações onde é preciso desempenhar o papel de guarda, também ajuda o cão a saber seguir as instruções do dono nessas situações, evitando situações fora de controlo. Penso que o treino também pode tornar o cão mais confiante.
<strong> </strong><a href="http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... csep12.jpg" target="_blank">http://rogerabrantes.files.wordpress.co ... p12.jpg</a> <a href="http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... ver-force/" target="_blank">http://rogerabrantes.wordpress.com/2012 ... -force/</a>