Diário: Beluga e Conguito

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fleming
Membro Júnior
Registado: sábado abr 27, 2013 4:00 pm

domingo mai 12, 2013 5:51 pm

Boas,

Esta é a minha primeira participação no fórum. Sou natural dos Açores (mais propriamente do Pico) mas resido actualmente na ilha Terceira. Decidi em conjunto com a minha namorada adoptar um gatinho há alguns meses. Fomos a uma feira de adopção e trouxemos para casa um gatinho com 3/4 meses, todo preto: o Conguito.

É neste momento um belo jovem macho de prai 8 meses.
Imagem

Na passada sexta-feira estava numa visita de estudo com a minha associação e uma das minhas colegas depois de chegar da hora de almoço disse-me que tinha visto um gatinho bebé encostado à parede do cemitério aqui da zona. Entrei em contacto com 1 amiga minha que tem feito 1 magnifico trabalho pela causa animal aqui na ilha mas ela estava longe e por isso decidi ir eu mesmo buscar o gatinho.

Estava estranhamente silencioso, nem miou quando lhe peguei. Os olhos estavam fechados por causa das ramelas e reparei que a pata direita da frente estava algo estranha. Só mais tarde reparei que estava neste estado...a almofada estava solta da patinha...

Imagem

Levei-a à veterinária que me disse que a gatinha era demasiado pequena para ser operada (pesava +- 300g) por isso o ideal era limpar a pata com água oxigenada e fazer antibiótico durante uma semana, o que ajudaria também a debelar a coriza.

Foi assim que ficou na noite de sexta-feira depois de limpinha e alimentada...

Imagem

Tem sido alimentada com comida húmida. Inicialmente tínhamos que pegar nela e coloca-la junto da comida mas agora já procura o comedouro. Também já vai à caixa de areia sozinha só que ainda não tapa os dejectos. Inicialmente fazia só xixi ao canto da porta do quartinho onde a temos guardada.

Imagem

Optámos por pô-la em separado para evitar o contágio da coriza para o nosso Conguito.

Amanhã vamos novamente à veterinária para ver qual a evolução da ferida na pata. Ah, também reparámos que tinha um raspão de formato estreito e alongado no peito junto à pata que está ferida. Deve ter caído de algum sítio e foi deixada para trás pela mãe...n sei.

A minha dúvida agora é...como integra-la aqui na casa com o Conguito? Houve 1 ou outro momento que tiveram próximos e o Conguito ficou bastante assanhado e em posição defensiva...

Já agora, que outras dicas me podem dar? É que quando adoptamos o Conguito este tinha 3 ou 4 meses, já tinha uma certa autonomia que a gatinha ainda não tem...

Isto é, se ficarmos com ela. A minha namorada fala na hipótese de a darmos mais tarde para adopção, mas estou confiante em como isso não irá acontecer :)
Última edição por Fleming em domingo jan 19, 2014 9:01 pm, editado 3 vezes no total.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo mai 12, 2013 6:25 pm

Desde já agradeço não ter ficado de lado e pôs-se em acção e socorreu essa gatita que bem precisava de um benfeitor como você.

Fez bem em separar a gatita do seu gato, por causa da coriza. Também é bom a gatita ter algum sossego para se recuperar. A reação do seu gato é normal à introdução de um novo gato no seu território. Com as devidas precauções passado algum tempo até se podem dar bem, uma vez que a gatita ainda é pequenita e o seu gato tb ainda é muito jovem. Mas enquanto ela estiver assim é melhor continuar como estão. Em relação à patita, só o vet é que pode avaliar in loco o estado desta. Mas como falou em operação, não sei se salvará ou não. Mas não pensemos nisso, até se pode dar o caso de a patita se salvar.

Em relação à adopção, não seria tentar que a sua namorada ponderasse que a gatita poderia ser uma óptima companhia para o Conguito?

Voltando às apresentações dos dois gatitos, vá apresentando aos poucos. Se tiver uma transportadora até pode por a gatita dentro e deixar que o seu gato a vá cheirando, não deixando que as coisas se descontrolem. Com tempo e sempre a controlar as coisas, vão-se apresentando um ao outro. Há de ver que o seu Conguito aceitará bem a gatita.
Fleming
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 7:06 pm

Ainda não temos transportadora, mas relativamente aos cheiros e assim pensei em mais para a frente trocar objectos usados por cada um deles para se habituarem...
ambv
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 7:30 pm

Espero que a pequenota sobreviva. E que ela e o seu gatucho venham a ser grandes amigos. Boa sorte
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

domingo mai 12, 2013 8:49 pm

Um bem haja pela sua atitude, bem o meu conselho é que deixe a gatinha recuperar totalmente antes de a juntar com o seu gatinho, quando ela estiver recuperada vá os juntando aos poucos, um pouquinho todos os dias, com vigilância claro, ao inicio é normal durante os primeiros dias o seu gatinho bufar e assanhar-se á gatinha, mas vai ver que depois disso se tornarão muito amigos, é uma boa opção de ficar com ela para fazer companhia ao seu gatinho, muita sorte e rápida recuperação para a gatinha, vá dando noticias ;)
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

domingo mai 12, 2013 9:59 pm

Coisa tão fofa!! :)
Muita sorte pequenino!!
Fleming
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 10:00 pm

acabámos de lhe dar um banho de água tépida e de limpar a divisão onde ela estava.

foi um tal cair pulgas naquela água, e mesmo assim ainda deve ter algumas.

será que ainda é demasiado cedo para a desparasitação externa?
ambv
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 10:03 pm

Fleming Escreveu:acabámos de lhe dar um banho de água tépida e de limpar a divisão onde ela estava.

é melhor fazer a pergunta à vet. Ela melhor do que nu«inguém o pode aconselhar o que deve fazer. Nem que lhe dê um telefonema para ver o que lhe diz.

Em relação ao que disse no 1º post, sobre o sítio onde a encontrou e as feridas que apresentava (pata ferida e um corte de lado), não poderia ter sido atropelada? E já agora que idade é que a vet disse que ela pode ter?
Fleming
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 10:09 pm

ambv Escreveu:
Fleming Escreveu:acabámos de lhe dar um banho de água tépida e de limpar a divisão onde ela estava.

é melhor fazer a pergunta à vet. Ela melhor do que nu«inguém o pode aconselhar o que deve fazer. Nem que lhe dê um telefonema para ver o que lhe diz.

Em relação ao que disse no 1º post, sobre o sítio onde a encontrou e as feridas que apresentava (pata ferida e um corte de lado), não poderia ter sido atropelada? E já agora que idade é que a vet disse que ela pode ter?
Já é tarde para ligar, ainda pra mais não é algo urgente. Amanhã tenho que lá ir para a vet ver o estado da pata.

Não me parece que tenha sido atropelada. Não está nada partido e num animal deste tamanho parece-me que o atropelamento resultaria numa fatalidade.

A vet diz que ela tem +- 1 mês.
ambv
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 10:12 pm

Fleming Escreveu:Imagem
esta foto é de uma ternura.... Sinceramente não sei quem é que lhe pode resistir. :) Se fosse comigo nunca mais saía da minha casa. Mas ai de mim! Já tenho 4 gatas. Não dá mesmo
ambv
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 10:19 pm

Fleming Escreveu:
ambv Escreveu:

Já é tarde para ligar, ainda pra mais não é algo urgente. Amanhã tenho que lá ir para a vet ver o estado da pata.

Não me parece que tenha sido atropelada. Não está nada partido e num animal deste tamanho parece-me que o atropelamento resultaria numa fatalidade.

A vet diz que ela tem +- 1 mês.
Não é preciso terem alguma coisa partida. Resgatei duas gatas, uma delas com feridas de lado e no dorso (e nada partido) e o vet disse que era consistente com um atropelamento; a outra era uma gatita de cerca de 2 meses, que apareceu com uma patita ferida. Como ficou numa associação~, não sei o que a vet disse, mas em princípio tudo indicava um deslocamento da pernita. Desconfio que deve ter ficado com a patita presa em algum lado, ou debaixo de alguma roda, e ao tentar libertar-se tenha deslocado a pernita. Nem sempre partem ossos.

Também um gato de uma vizinha minha caiu de 1 terceiro andar por duas vezes e não partiu nada, apesar de ter ficado um pouco zonzo da queda. Da segunda vez parece que andou a coxear um pouco durante algum tempo, mas partir, não partiu nada.

E realmente é como diz, como vai amanhã ao vet, faz essa pergunta. E a gatita é mesmo bébé. Possivelmente a mãe deve-a ter deixado, uma vez que ela não conseguia acompanhá-la. A natureza consegue ser muito cruel com os mais fracos. Infelizmente os progenitores têm que dar toda a sua energia aos filhotes mais capazes e os doentes, feridos e com incapacidades ficam para trás. A nós, seres humanos (pelo menos aqueles que se importam e têm coração) custa ver estes casos.
Última edição por ambv em domingo mai 12, 2013 10:26 pm, editado 1 vez no total.
Fleming
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 10:24 pm

Até pode ter sido atropelamento. O cemitério fica junto a uma estrada bastante movimentada...

Nunca se saberá, o que interessa é que recupere rápido :)
ambv
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 10:28 pm

Nem mais! :wink: Editei o post anterior. Não sei se leu o que coloquei depois. Devia ter feito um post novo :?
Fleming
Membro Júnior

domingo mai 12, 2013 10:36 pm

ambv Escreveu:Nem mais! :wink: Editei o post anterior. Não sei se leu o que coloquei depois. Devia ter feito um post novo :?
Li li.

Amanhã vou tirar a limpo essas questões, sendo que a pata é fundamental. Parece-me que já está a cicatrizar e a criar uma nova camada do tecido que forma a almofada.

Ainda não tem é nome...lol, mas isso logo se vê.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

segunda mai 13, 2013 9:16 am

Que doçura, espero que recupere bem :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”