Boa tarde,
Venho em busca de opiniões sobre o seguinte: há umas semanas encontrei um cão atropelado que entretanto recolhi para tratamento. Ele tem estado em minha casa desde de que teve alta do vet (continua em tratamento mas agora já não necessita de estar internado). O meu 'problema' é que ele, inicialmente muito desconfiado e de poucas confianças, está agora um cão extremamente carente. Geme constantemente, só deixando de o fazer quando em lhe faço festas. Por este tipo de comportamento tenho tido dificuldade em fazer seja o que for quando estou com ele porque requer muita atenção. De noite tem de dormir sozinho numa zona da casa (porque tenho 3 gatos que não se entenderam com ele) e ele geme imenso ao pé da porta, apesar de depois tranquilizar e acabar por adormecer. A minha primeira reacção é responder ao gemidos e tentar tranquiliza-lo acariciando-o mas já me têm dito que a minha atitude acaba por perpetuar a dele e impede que ele perceba que não o deve fazer... Já pensei que este comportamento possa estar associado a excesso de energia (ele está muito tempo fechado em casa porque, por causa dos ferimentos, ainda não pode dar grandes passeios) e até já pensei em comprar brinquedos com que ele se pudesse entreter mais (brinquedos para roer ou coisas do género)... Já tive vários cães mas nunca me tinha visto nessa situação por isso todas as sugestões são bem vindas. Obrigada!
Cão que geme constantemente... Que fazer?
Moderador: mcerqueira
tavelz ignorar os gemidos seja aconselhavel, como disse, ele pode estar a faze-lo so para chamar a sua atençao.
Sendo um animal de rua é normal que seja timido, e leve o seu tempo a adaptar-se a sua nova situação, é como se de um cachorro se trata-se, acabará por se habituar.
Pode entretanto procurar uns brinquedos para o distrair, como aqueles dispensadores de comida que alguns caes passam horas de volta deles e vao petiscado qualquer coisinha....
Boa sorte, e parabens pela atitude!!
Sendo um animal de rua é normal que seja timido, e leve o seu tempo a adaptar-se a sua nova situação, é como se de um cachorro se trata-se, acabará por se habituar.
Pode entretanto procurar uns brinquedos para o distrair, como aqueles dispensadores de comida que alguns caes passam horas de volta deles e vao petiscado qualquer coisinha....
Boa sorte, e parabens pela atitude!!
Se o cão termina de gemer quando se aproxima dele, e se no vet dizem que está tudo bem, então não deverá ser por dores. Assim sendo:catiacafe Escreveu:Boa tarde,
Venho em busca de opiniões sobre o seguinte: há umas semanas encontrei um cão atropelado que entretanto recolhi para tratamento. Ele tem estado em minha casa desde de que teve alta do vet (continua em tratamento mas agora já não necessita de estar internado). O meu 'problema' é que ele, inicialmente muito desconfiado e de poucas confianças, está agora um cão extremamente carente. Geme constantemente, só deixando de o fazer quando em lhe faço festas. Por este tipo de comportamento tenho tido dificuldade em fazer seja o que for quando estou com ele porque requer muita atenção. De noite tem de dormir sozinho numa zona da casa (porque tenho 3 gatos que não se entenderam com ele) e ele geme imenso ao pé da porta, apesar de depois tranquilizar e acabar por adormecer.
Sim, disseram-lhe bem. Não é coisa fácil ignorar, claro; mas, ao fazê-lo, vai estar a reforçar esse comportamento e a criar esse hábito/padrão.A minha primeira reacção é responder ao gemidos e tentar tranquiliza-lo acariciando-o mas já me têm dito que a minha atitude acaba por perpetuar a dele e impede que ele perceba que não o deve fazer...
Mais do que excesso de energia, o seu cão deve estar bastante aborrecido. E ter os seus mimos são a única actividade que ele está a ter neste momento. É natural que ele a procure constantemente. Se ele não pode passear, então por favor, comece a dar-lhe alguma coisa com que ele possa fazer, apesar dos ferimentos.Já pensei que este comportamento possa estar associado a excesso de energia (ele está muito tempo fechado em casa porque, por causa dos ferimentos, ainda não pode dar grandes passeios)
Brinquedos é uma boa solução, mas a maior parte deles são brinquedos de interacção entre si e o seu cão. O que é bom; substitua grande parte das sessões de mimos (não todas, evidentemente, porque isso também é importante) por sessões de brincadeira e exercício.e até já pensei em comprar brinquedos com que ele se pudesse entreter mais (brinquedos para roer ou coisas do género)... !
Mas claro: tente iniciar toda e qualquer interacção sempre que o seu cão NÃO estiver a pedir atenção.