Cão que geme constantemente... Que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
catiacafe
Registado: sábado jul 01, 2006 10:03 pm

domingo mai 19, 2013 12:53 am

Boa tarde,
Venho em busca de opiniões sobre o seguinte: há umas semanas encontrei um cão atropelado que entretanto recolhi para tratamento. Ele tem estado em minha casa desde de que teve alta do vet (continua em tratamento mas agora já não necessita de estar internado). O meu 'problema' é que ele, inicialmente muito desconfiado e de poucas confianças, está agora um cão extremamente carente. Geme constantemente, só deixando de o fazer quando em lhe faço festas. Por este tipo de comportamento tenho tido dificuldade em fazer seja o que for quando estou com ele porque requer muita atenção. De noite tem de dormir sozinho numa zona da casa (porque tenho 3 gatos que não se entenderam com ele) e ele geme imenso ao pé da porta, apesar de depois tranquilizar e acabar por adormecer. A minha primeira reacção é responder ao gemidos e tentar tranquiliza-lo acariciando-o mas já me têm dito que a minha atitude acaba por perpetuar a dele e impede que ele perceba que não o deve fazer... Já pensei que este comportamento possa estar associado a excesso de energia (ele está muito tempo fechado em casa porque, por causa dos ferimentos, ainda não pode dar grandes passeios) e até já pensei em comprar brinquedos com que ele se pudesse entreter mais (brinquedos para roer ou coisas do género)... Já tive vários cães mas nunca me tinha visto nessa situação por isso todas as sugestões são bem vindas. Obrigada!
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

domingo mai 19, 2013 1:16 am

tavelz ignorar os gemidos seja aconselhavel, como disse, ele pode estar a faze-lo so para chamar a sua atençao.
Sendo um animal de rua é normal que seja timido, e leve o seu tempo a adaptar-se a sua nova situação, é como se de um cachorro se trata-se, acabará por se habituar.
Pode entretanto procurar uns brinquedos para o distrair, como aqueles dispensadores de comida que alguns caes passam horas de volta deles e vao petiscado qualquer coisinha....
Boa sorte, e parabens pela atitude!!
catiacafe
Registado: sábado jul 01, 2006 10:03 pm

domingo mai 19, 2013 12:19 pm

Dores sei que não tem. Ele está descontraído e bem disposto e quando tem dores nunca reage assim...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo mai 19, 2013 1:21 pm

catiacafe Escreveu:Boa tarde,
Venho em busca de opiniões sobre o seguinte: há umas semanas encontrei um cão atropelado que entretanto recolhi para tratamento. Ele tem estado em minha casa desde de que teve alta do vet (continua em tratamento mas agora já não necessita de estar internado). O meu 'problema' é que ele, inicialmente muito desconfiado e de poucas confianças, está agora um cão extremamente carente. Geme constantemente, só deixando de o fazer quando em lhe faço festas. Por este tipo de comportamento tenho tido dificuldade em fazer seja o que for quando estou com ele porque requer muita atenção. De noite tem de dormir sozinho numa zona da casa (porque tenho 3 gatos que não se entenderam com ele) e ele geme imenso ao pé da porta, apesar de depois tranquilizar e acabar por adormecer.
Se o cão termina de gemer quando se aproxima dele, e se no vet dizem que está tudo bem, então não deverá ser por dores. Assim sendo:
A minha primeira reacção é responder ao gemidos e tentar tranquiliza-lo acariciando-o mas já me têm dito que a minha atitude acaba por perpetuar a dele e impede que ele perceba que não o deve fazer...
Sim, disseram-lhe bem. Não é coisa fácil ignorar, claro; mas, ao fazê-lo, vai estar a reforçar esse comportamento e a criar esse hábito/padrão.
Já pensei que este comportamento possa estar associado a excesso de energia (ele está muito tempo fechado em casa porque, por causa dos ferimentos, ainda não pode dar grandes passeios)
Mais do que excesso de energia, o seu cão deve estar bastante aborrecido. E ter os seus mimos são a única actividade que ele está a ter neste momento. É natural que ele a procure constantemente. Se ele não pode passear, então por favor, comece a dar-lhe alguma coisa com que ele possa fazer, apesar dos ferimentos.

e até já pensei em comprar brinquedos com que ele se pudesse entreter mais (brinquedos para roer ou coisas do género)... !
Brinquedos é uma boa solução, mas a maior parte deles são brinquedos de interacção entre si e o seu cão. O que é bom; substitua grande parte das sessões de mimos (não todas, evidentemente, porque isso também é importante) por sessões de brincadeira e exercício.
Mas claro: tente iniciar toda e qualquer interacção sempre que o seu cão NÃO estiver a pedir atenção.
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

domingo mai 19, 2013 5:22 pm

faça o contrario do que esta a fazer
Quando ele tiver a gemer ignora-o, quando ele tiver calado de-lhe festinhas
Reforce sempre o que quer que ele faça e não ao contrario.
Responder

Voltar para “Cães”