Preciso da vossa ajuda, pois já não sei o que mais fazer.
Tenho um pequeno Spitz Alemão de 8 meses e adquiri-o com 5. Ele é bastante medroso e sensível a alguns sons e pessoas. Está sempre atento a qualquer som, embora já ignore os carros na passam na rua.
Por exemplo, eu moro num apartamento num prédio, e sempre que ele ouve alguém nas escadas (ou elevador) rosna (ou chega a ladrar mas nada entusiasmado) e de seguida vem para cima de mim ou da minha mulher ou então esconde-se de baixo da cama.
Se alguém tocar a campainha, ele ladra bastante, muito curioso, mas ao mesmo tempo com medo, de saber quem esta do outro lado da porta. (sabemos que esta raça tem a particularidade de querer avisar os donos de qualquer evento, portanto penso que este será um comportamento normal... já o facto de ter medo não sei....)
No que toca a pessoas, acontece mais ou menos o mesmo: foge das pessoas que não conhece, se estas lhe tentarem tocar, ou se o estivermos a passear e ele vir alguém do outro lado da rua, olha muito atento e solta uma ladradela.
Se formos para o centro da cidade a passea-lo é um completo pesadelo para ele... tenta fugir de tudo e todos e treme bastante. Se o passear-mos num sitio calmo com poucas pessoas podemos até leva-lo sem trela que ele obedece ao "anda cá" e ao "espera" e anda todo contente da vida a fazer o que qualquer cão faz quando está a passear

Depois de eu ter lido bastante sobre estes comportamentos caninos, decidimos ignora-lo, para lhe demonstrar que não precisa de ter medo, tanto quanto aos sons, como quanto ao passear na rua com muita gente. Porém parece não ter efeito (já la vão dois meses a fazer isto)
O pai dele também é bastante medroso, já a mãe é bastante sociável e só quer festas de toda a gente.
Há alguma coisa que possamos fazer para ele deixar de ter medo dos sons e passear normalmente em locais com mais gente?
Obrigado.