Neco & Lucy - O veterano e a novata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
breakpulse
Membro
Registado: quarta jun 26, 2013 8:58 am

quarta jun 26, 2013 9:35 am

Olá a todos!

Já leio este fórum á muito tempo, mas só agora me registei para perguntar a vossa opinião e certamente que me poderão ajudar com a vossa experiência :D

Sábado fui buscar o meu primeiro gato, já á uns meses que eu e a minha namorada pensávamos nisto e pronto , fui buscar o Neco.

Imagem

Ora bem, ele é um gato muito meigo e tem sempre muito medo de tudo, ele veio de uma gata de rua que foi parir em casa de um senhor juntamente com mais duas gatas.
Já se está a ambientar á casa, já brinca com os brinquedos e já vai á caixa mas falta ainda algumas coisas que espero que com o tempo vá ao sítio.
Agora tenho várias questões que é o que falta ir ao sítio xD

:arrow: O gatinho não pára de miar, digamos que deve dormir umas 5 horas não seguidas, e está sempre a miar 24/7 excepto, quando estamos lá ao pé dele que se cala.

Suponho que seja normal? é que para mim isto é novo, e eu aqui no trabalho estou a ouvir ainda ele a miar na minha cabeça

:arrow: Ele não vai para a caminha que lhe fizémos, fica a dormir em cima de 2 colchões que tenho encostado á parede de pé, ele sobe e fica lá a dormir toda a noite, e sempre que está sozinho mete-se lá entre os colchões, parece que seria melhor arranjar uma caixa genero de transporte e meta lá um "cobertor" para ele se lá enfiar já que gosta de se meter pelos buracos?

Fora esta experiência traumática dos miares , estou a adorar o novo companheiro!

PS: está prestes a fazer 2 mesitos
Última edição por breakpulse em quinta set 18, 2014 1:55 pm, editado 2 vezes no total.
deanna
Membro
Registado: quarta mar 21, 2012 7:18 pm

quarta jun 26, 2013 10:07 am

Um falador, portanto :P
Isso é normal, há gatinhos que vocalizam mais, principalmente quando são pequeninos e estão num ambiente novo e estranho. Pode estar a miar porque não quer ficar sozinho, mas assim que ele se habituar à casa e à rotina isso vai passar.
Quanto a camas, vá-se conformando :P eles tendem a dormir onde lhes apetece e por mais fofas que sejam as caminhas, vão ser sempre rejeitadas num primeiro momento. Nada que melhor que deixar o rapazola dormir onde ele quer, pode ser que um dia destes resolva adoptar a caminha.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta jun 26, 2013 11:23 am

tente brincar com ele à noite de modo "cansá-lo" para que ele durma mais.

há gatos mais faladores que outros e o miar é a maneira de os gatos falarem connosco,
o Neco estava habituado à mãe e aos irmãos e agora está "sózinho".

quanto ás camas...pois... :roll: os gatos dormem nos lugares mais estranhos e que não são normalmente a "cama de gato" que com tanto gosto..... gatos!
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quarta jun 26, 2013 11:29 am

Olá a parabéns pela adoção, tente colocar um peluche bem fofo numa caminha ou num sítio que ele goste de dormir, eles com essa idade gostam ainda de "amassar o pão" e nada melhor que um substituto da mãe e irmãos :wink:

espero que funcione..comigo funcionou nos gatinhos de de rua que vêm sozinhos (sou FAT de uma associação, ALAAR)

Boa sorte :wink:
breakpulse
Membro

quarta jun 26, 2013 12:00 pm

Obrigado pelas respostas :)

Isso de brincar com ele á noite já foi testado e realmente funcionou até por volta das 6 da manhã caladinho mas depois começou a sinfonia :evil:

Vamos tentar fazer isso sempre.

Estou mesmo é com receio que o volume não baixe um pouco, porque temos-o desde sábado e já são 5 dias todo o santo dia com ele a miar noite e dia, e nota-se bem que é um miar dele a pedir atenção mas ás vezes vou lá para dar-lhe uma festa e ele foge lol mas cala-se enquanto estou lá no quarto onde ele anda

A minha namorada é que diz que está a chegar ao limite e ela adora gatos...
A verdade é que quem me deu o gato "vendeu-o" como sendo o gato mais calmo e doce que lá tinha... eu começo a pensar que era aquele que não o deixava dormir lol

Ai a minha vida... :?
dmarracho
Membro Veterano
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

quinta jun 27, 2013 7:46 am

Que gatinho tao lindo!! Muito parecido ao meu nico mas mais pequenino!!

O meu nico só mia quando não está junto a nós, tem acesso ao quarto, segue-me para todo o lado, e o lado perferido para dormir é ao meu pescoço!!
Tem noites que é super irrequieto, outras dorme até acordarmos...

Ele mia porque devesse sentir sozinho.. se optar por o deixar entrar no quarto ele deve ficar mais caladinho :D

Em relação ao dormir, desde inicio que a suposta cama dele é a base do transposte dele, meti lá uma manta e de vez enquando dorme lá.. Preferiu sempre o sofá com a manta fofinha... Adora aquelas mantas polares que tem aquele pelo fofinho, agarrasse a ela e finge que está a mamar!! Então decidi cortar-lhe o acesso à manta quando eu não estou na sala..
A maior parte das vezes dorme na N/ cama, outras vezes anda amuado e dorme na caixa dele. ..

Gosta de andar de carro, fazemos viagens grandes em alguns fds para visitar a familia, e ele vai conosco todo contente!
E adora beber água da torneira! sempre que vou ao WC mia para que lhe abra a torneira, ao abrir cala-se e fica lá todo contente!!

Também lhe arranjei um boneco daqueles porta chaves, em forma de peluxe, tirei-lhe a parte de metal e adora brincar com ele.. também tem um arranhador, antes estava numa zona na sala e ele não lhe ligava muito, agora pu-lo no corredor e farta-se de brincar nele!

Felicidades com o teu pequenote!! De certo vai dar muitas alegrias!

O meu nico às vezes também me cansa, por eu querer dormir e ele andar a correr de um lado para o outro e a saltar para cima da cama!!

É super chato!! mas eu adoro-o!!
breakpulse
Membro

quinta jun 27, 2013 8:32 am

dmarracho Por acaso também pensei chama-lo de Nico, mas a minha namorada queria Nino, mas consegui salva-lo desse terrivel destino e Neco sempre acho melhor do que Nino e ela aceitou xD Mas Nico sem duvida é muito mais macho hehe

Tenho de experimentar mete-lo ao pé da torneira a correr porque ele do comedouro bebe pouca água.
Acho que ele já não mia tanto, e já consegue estar quieto a brincar ao pé de nós na sala (finalmente consegui uma jogatana na playstation sem que ele fosse lá para trás dos fios )

E hoje a noite, nem miou muito, só acordei as 6.30 e ele miou mas calou-se logo, e hoje antes de sair passei lá para dar-lhe umas festas e ele vira-se de barriga para cima e começa a ronronar :P

Mas ver como se porta o "puto" , aquelas unhas já foram estreadas e posso atestar que estão bem afiadas :lol:

graferr27 Obrigado! Paciência é verdade, eu que estava habituado a lidar com gatos que não tinham paciência para mim que não me ligava nenhuma o gato que a minha namorada tinha, este agora parece que não quer outra coisa senão companhia :mrgreen:

Uma foto dele enquanto estava birrento xD
Imagem
dmarracho
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 8:45 am

É mesmo uma ternurinha!!
:D

Daqui para a frente é só coisinhas boas!! Não esquece as vacininhas e desparazitação :)

Nico é nome de Macho! :lol: muito me ri! :P

Mas sim, vao ser dois machos como deve de ser! :D

Ao meu nico já lhe corto as unhas com cuidado.. ele não gosta nada.. Agora já não arranha tanto, mas nos primeiros dias era complicado ele brincar sem espetar as unhas! :o
Também ando a escova-lo de longe a longe para se habituar.. Toma banho sempre que vem de fds porque anda no campo, mas se não de 15 em 15 enfio-o na banheira! Já custou mais, agora já consigo dar-lhe banho sozinha! :D

Isto ter um gato parece uma preparação para sermos pais xD (não tem nada a ver mas terá uma coisita ou outra :wink: )
homeless
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 3:43 pm

é giro o mini gato! :lol:

habitue-o a paticures regulares pois unha de gato é naifa! :roll:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jun 27, 2013 4:27 pm

São ninjas com lâminas poderosas...

Para o habituar a estar sozinho faço como sempre fiz: Nada de despedidas e nem regressos, não lhes ligo nenhuma, menos que quando vou de uma divisão para outra.

A questão do dormir à noite: Sirvo a refeição mais volumosa do dia e mais apetitosa, acho que dormem mais com a barriga cheia.
Para eles ficarem tranquilos é importante garantir comida, água, caixinha, sítio agradável para dormir (eu no seu lugar optava por instalar a cama num sitio alto tipo toca).
Nunca vou acalma-lo quando está a miar ou a pedir a nossa atenção à noite e de manhã. A manhã é mais chata, talvez por falta da refeição...quando lhe dou cala-se, mas lá está preciso de esperar que se cale para poder servir-lhe a refeição.

Um outro aspeto também importante e faço-o com cães e gatos, é o seguinte:

Nas primeiras duas semanas reservo a sala ou um espaço na sala apenas para eles, onde coloco a comida, água e a "areia". Aí eles podem "estudar" os donos e sentirem-se mais tranquilos porque as dimensões do território não lhe causam tanto stress e sentem-se mais seguros se o espaço for mais restrito na primeira ou primeiras duas semanas, tudo depende, isto acalma imenso os animais.

O meu gato precisou de muito menos tempo que alguns que tive mais tímidos.

Este gato que tenho agora consegue ser mais miador que um colorpoint que tive. Ele desenvolve autênticos diálogos comigo.

O seu gatinho é bem bebé ainda, muito giro.
breakpulse
Membro

sexta jun 28, 2013 10:35 am

As unhas são mesmo afiadas, ontem fez um corte na perna da minha namorada va la vai ...

Pode-se fazer-lhe a "pedicure" ás unhas com ele assim pequeno?

margoustink é mais ou menos essa táctica que utilizo, e está a resultar aparentemente ...
E ele tem um quarto só para ele agora, mas tenho de ver o que faço depois, poque tenho lá a maquina dos pesos e tenho medo de quanto eu tou a fazer aquilo ele se meta lá no meio dos pesos, ou fecho a porta para ele não ir lá enquanto faço e com o tempo a ver se ele "se muda" para um canto no corredor que está lá mesmo com a cara dele hehe
Ontem o gajo tava eu sentado no sofá e veio-se deitar em cima do meu pescoço ficou lá 1 hora a dormir lol

Tenho de evitar as tais despedidas, mas é dificil resistir aqueles olhos logo de manhã e a ronronar
:lol:
dmarracho
Membro Veterano

sexta jun 28, 2013 10:43 am

A vet do meu pequeno disse que sim, ms sempre com muito cuidado - cortar só as pontas transparentes :)

Eles são uma ternura em pequenos! Aproveita bem esta fase que passa muito depressa! O meu pequeno está cada dia mais crescido :roll:
homeless
Membro Veterano

sexta jun 28, 2013 11:50 am

pode e deve ser habituado a paticures desde pequeno.
eu só faço "manicure" nas patas da frente pois o uso das unhas nas de trás influem no equilibrio.

passe numa loja de animais e compre uma tesoura própria. até lá pode levar o rapaz e eles demonstram como deve fazer.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta jun 28, 2013 3:31 pm

Eu estou um pouco preocupada com o territorialismo e alguma agressividade do meu pequeno para com cães. A todos os cães, sejam eles grandes ou pequenos.

Ele não se manifesta porque o cão vá interagir com ele, mas manifesta-se ele ao avançar para o cão com toda a expressão corporal. Hoje atacou uma roupa porque tinha o cheiro da cadela, quando dei conta estava a morder, sacudia a cabeça e arrastava a roupa, como se de uma presa se trata-se. Parecia um leão...enfim, não gosto nada disto.

Sempre soube corrigir comportamentos em cães...agora este gato tinha de me sair na rifa, um rufia de primeira linha. A verdade é que acho que eles pensam de forma totalmente diferente dos cães. E parece que tenho de "vestir outra alma" para corrigir isto.
Responder

Voltar para “Gatos”