Novo cachorro - dúvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cvts
Membro Júnior
Registado: terça dez 18, 2012 2:37 pm

segunda ago 12, 2013 5:04 pm

Boa tarde, estou prestes a receber em casa um cachorro Lulu da Pomerânia x Pinscher. Vou trazê-lo quando completar 2 meses. Tenho um cão, cocker spaniel inglês de 6 anos e as minhas duvidas são:
- sei que só a partir do momento em que se dá uma vacina que costuma ser dada aos 3 meses de idade é que os cachorros podem vir á rua, estar com outros cães, etc.. haverá problema em o cachorro estar com o cão antes de tomar essa vacina visto que o cão tem contacto com o exterior (passeios, outros cães, ... ) ? Ou é mais aconselhável não os juntar até que o cachorro tenha tomado a dita vacina?
- tenho de me ausentar uma média de três horas durante a manhã, voltando por duas horas, e uma hora e meia durante a tarde, haverá problema em deixar o cachorro sozinho durante esses períodos de tempo, mesmo garantindo entretenimento apropriado (brinquedos)?
BangAngel
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 11:26 am

segunda ago 12, 2013 5:57 pm

Boa tarde
Nem todos os planos de vacinação são iguais, o cachorro não deve ir à rua sem ter o plano de vacinação completo, tem que ir com ele a uma consulta e o vet faz o plano.

Em relação a estar com o outro cão, se o cão estiver vacinado eu não vejo grande problema. Há quem defenda que não devem mas sinceramente acho isso um exagero, além disso os cães tem que socializar, e assim evitava que ele ficasse sozinho em casa.

Mas melhor que ninguém para responder a essas perguntas que o seu vet.
Boa sorte com cãozinho, e depois meta fotos :)
Cumps
cvts
Membro Júnior

segunda ago 12, 2013 6:25 pm

O cão está vacinado sim, e realmente tinha pensado nessa solução de deixá-los juntos para não ter de estar sozinho mas isso leva-me a outras perguntas.. Aconselharam-me a apresentá-los em território neutro, não em casa, mas se não posso levar o cachorro á rua antes de ter o plano de vacinação completo, como faço? Junto-os na mesma, apresento-os em casa? Isso não criará problemas entre eles? Para além de que também já me disseram que até se conhecerem bem não os deveria deixar juntos sozinhos.. O que faço?

Obrigada :lol:
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda ago 12, 2013 6:56 pm

cvts Escreveu:- sei que só a partir do momento em que se dá uma vacina que costuma ser dada aos 3 meses de idade é que os cachorros podem vir á rua, estar com outros cães, etc.. haverá problema em o cachorro estar com o cão antes de tomar essa vacina visto que o cão tem contacto com o exterior (passeios, outros cães, ... ) ?
Se sabe então sabe mal :P O cachorro deve e pode ir à rua, ao colo ou dentro de uma transportadora. Deve e pode estar em contacto com outros cães saudáveis (calculo que o seu seja), deve e pode levá-lo a sair para casa de outras pessoas para ser um cão sociabilizado e consequentemente equilibrado! O que o cão não pode fazer é estar em contacto com cocós na rua pois é uma fonte de propagação de doenças!

Editei para acrescentar que todas estas dúvidas irão ser esclarecidas com o seu veterinário! E não cometa o erro de trancar o seu cão em casa até os 3 meses e tal!
cvts
Membro Júnior

segunda ago 12, 2013 7:14 pm

Assim faz mais sentido realmente :lol: Mas então, o que é melhor apresentá-los em casa ou na rua? Ou não faz diferença nenhuma? O que posso fazer para garantir que se dão bem?
E devo deixá-los sozinhos em casa juntos?
Obrigada pelos esclarecimentos :wink:
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda ago 12, 2013 8:24 pm

Os recém-vindos devem ser sempre apresentados em território neutro. E a seguir às presentações vai-se dar uma volta com o cão residente e leva-se o recém-vindo para casa. Quando o outro volta, estão feitas as apresentações e não há tentações de impor o domínio sobre o território.

É natural que o cão adulto cheire atentamente o intruso e queira mesmo brincar com ele: deixe-os fazer, mas mantendo-se de parte, vigiando para que não haja algum excesso que magoe o pequeno. E só nesse caso intervirá, sem brusquidão, com normalidade e impondo a sua condição de dono que manda.

Quanto a deixá-los juntos, não há mal, desde que a aceitação seja evidente. No entanto, se tiver dúvidas pode deixá-los separados fisicamente, mas de modo a que se vejam: use um parque de bebé, uma cancela daquelas que se põem nas escadas, uma porta de vidro fechada, enfim, o que na sua casa der para esse efeito.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
cvts
Membro Júnior

segunda ago 12, 2013 8:34 pm

Muito obrigada, já agora.. só mais uma perguntinha :lol: há quem diga que se deve apresentar os cães sempre com trela porque é mais seguro, mas há quem diga que é melhor soltos pois o seu comportamento é mais natural. Qual destas é a melhor maneira?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda ago 12, 2013 8:59 pm

Se o cão mais velho anda habitualmente à trela, não há razão para lha tirar. Com a vantagem de poder ser controlado mais rápida e facilmente se lhe der para se armar em esperto.

O cachorrinho pode ser apresentado sem ela, primeiro ao colo de quem o leva a casa, depois pode mesmo ser posto no chão, se for um sítio limpo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
cvts
Membro Júnior

segunda ago 12, 2013 9:19 pm

Estou esclarecida, muito obrigada pela ajuda. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”