Ajuda 2 orfãos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

domingo ago 25, 2013 6:22 pm

Boa tarde,

Parece que o destino me quer mesmo obrigar a adoptar um gatito, e como um é pouco, vêm 2! Criei um tópico sobre um recém-nascido que, infelizmente, não consegui salvar e nem tive tempo para respirar já me estava a chegar a triste noticia de uma gatinha aqui perto, que foi atropelada e deixou os bebés. O problema é que eu não sei com exactidão a idade deles, pesam 400 gr. têm uns dentitos muito pequeninos e parecem-me bem. Preparei-lhes o leite que tinha comprado, mamam bem, quando os estimulo fazem xixi, mas desde que estão aqui ainda não fizeram cocó. A mãe foi atropelada ontem à noite, provávelmente, e eles estão aqui desde a meia noite de ontem mais ou menos.
Tenho massajado as barriguitas, de cima para baixo, passo uma gaze molhada em àgua morna na zona genital, mas só fazem xixi. O que é que poderei fazer mais, atendendo a que hoje é domingo e quanto tempo poderei aguardar para os intestinos funcionarem? Também estimulei um bocadinho com a pontinha do termómetro, mas nada.
Qualquer ajuda/conselho é muito bem vindo! Obrigada!
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo ago 25, 2013 6:47 pm

O destino tem mesmo destas coisas, Maline... Parabéns, mais uma vez. :)

Quando bebés pequeninos mudam de alimentação, neste caso do leite da mãe para leite artificial, é normal que o sistema leve algum tempo a adaptar-se, e muitos ficam obstipados. Continue o que está a fazer, que está muito bem, na minha opinião, e pode ser que entretanto os intestinos dos bebés funcionem. Mas se isso não tiver acontecido até amanhã, aconselho a levá-los ao veterinário.

Pobre gatinha que morreu, acontece tanta vez, infelizmente... :( E não haverá mais crias?

A melhor das sortes com esses pequenotes.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Maline
Membro

domingo ago 25, 2013 11:25 pm

Obrigada, espero mesmo que corra tudo bem, mas continuo preocupada: talvez pelos intestinos não funcionarem, o apetite deles é menor e ocorreu-me uma ideia, que pode não ser indicada e por isso coloco a questão. Eu tenho um bebé de 13 meses em casa e quando era mais pequenino, foi necessário uma ou duas vezes utilizar o microlax baby. Pode ser perigoso para os gatinhos? A pergunta até pode ser descabida, mas eu assumo a minha ignorancia e inexperiência no tratamento de gatinhos tão pequeninos. Tenho 4 gatos, foram adoptados quando já comiam ração e nunca me deparei com este problema. Eles têm estado sossegaditos a dormir, mas não sei se é porque estão bem ou porque possam estar fracos. Apesar de comerem pouco, não recusam o leite e parecem-me bem activos quando eu os massajo ou lhes dou de comer.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo ago 25, 2013 11:57 pm

Numa gatinha bebé que criei desde os dois dias, cheguei a utilizar o Bebegel, mas sob conselho veterinário. Portanto, sim, é possível utilizar estes produtos "em desespero de causa", mas já nem sequer sou capaz de lhe indicar a quantidade (já foi há alguns anos). Lembro-me de que foi uma quantidade ínfima, mas o veterinário poderá dar-lhe indicações mais concretas.

Estou a torcer por esses pequenotes. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda ago 26, 2013 12:04 am

Com os cachorros, muitas vezes basta acrescentar um pouco mais de água ao fazer o leite: será que com os gatinhos resultaria?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Maline
Membro

segunda ago 26, 2013 1:09 am

Como eles estão a comer muito pouco, vou experimentar com um bocadinho de nada (prefiro pecar por defeito do que por excesso). No máximo, não faz efeito nenhum. São 2 da manhã e ainda ando aqui as voltas...De manhã já posso falar com a veterinária.
Obrigada pelos conselhos!
<p>Elsa</p>
israel
Membro
Registado: sábado jul 13, 2002 6:05 pm

segunda ago 26, 2013 10:52 am

É sempre assim ..a vida é ironica e nda é por acaso.

Como estao os gatinhos?
Maline
Membro

terça ago 27, 2013 12:20 am

Bem verdade, Israel...se cá vieram parar, por algum motivo foi :D

Eles parecem-me bem, os intestinos já funcionaram, já falei com a veterinária e como está tudo a correr bem, vão lá na quarta-feira. Já começam a brincar e apesar de serem sossegados, também os vejo muito activos quando estão acordados e sem sinais de mau-estar. Esperemos que tudo corra bem, depois ponho aqui uma foto, assim entende-se logo porque é que estas pestitas nos conquistam logo :lol:
<p>Elsa</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça ago 27, 2013 3:23 pm

Maline Escreveu:Bem verdade, Israel...se cá vieram parar, por algum motivo foi :D

Eles parecem-me bem, os intestinos já funcionaram, já falei com a veterinária e como está tudo a correr bem, vão lá na quarta-feira. Já começam a brincar e apesar de serem sossegados, também os vejo muito activos quando estão acordados e sem sinais de mau-estar. Esperemos que tudo corra bem, depois ponho aqui uma foto, assim entende-se logo porque é que estas pestitas nos conquistam logo :lol:
Umas fotos é que era...lol
Maline
Membro

sexta mai 16, 2014 6:09 pm

O prometido é devido, ainda que com um grande atraso:

Imagem

Como se não me chegassem estes 2 rapazinhos, passado uma semana tinha uma menina à minha porta, que teria uma diferença de 15 dias mais ou menos:

Imagem

São os melhores amigos do meu filho mais novo, muito protetores (coisa que desconhecia nos gatos) e como a menina se começou a tornar "interessante", a semana passada foram todos "à faca".
Estão óptimos, são lindos e felizes, julgo eu...

Imagem
<p>Elsa</p>
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

domingo mai 18, 2014 8:27 am

que lindos....
deve ser uma animação com as brincadeiras dos 3... :twisted: :twisted:
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

domingo mai 18, 2014 8:29 pm

Vale mais tarde do que nunca :) e nunca é tarde para mostrar 3 delicias!!!
o pretinho é a carinha chapada do meu xiquinho :D
Parabéns, tem uma bela familia felina, e não só, o filhote é uma delicia ainda maior :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 19, 2014 12:57 pm

Que 3 estarolas mais "linnnnnnnnnndos" :D
Isto quer dizer que ficou com os 3, né? :P :lol: :D boa!

Parabéns, obrigada, e continue a dar-nos boas novas desses sortudos.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Fatima2011
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2011 11:00 am

segunda mai 19, 2014 1:25 pm

Os gatuxos são uns fofos.... Felicidades
Maline
Membro

quinta mai 22, 2014 8:29 pm

Alexpat Escreveu:Vale mais tarde do que nunca :) e nunca é tarde para mostrar 3 delicias!!!
o pretinho é a carinha chapada do meu xiquinho :D
Parabéns, tem uma bela familia felina, e não só, o filhote é uma delicia ainda maior :D
Obrigada...o que eu acho extraordinária é a ligação deles com o pequenino, conhecia este tipo de ligação e proteção com os cães, mas não com os gatos! O pretinho (Tico) anda sempre ao lado dele, passeiam juntos pela casa, dormem juntos e se o meu filho chorar ele corre para ver o que se passa.
<p>Elsa</p>
Responder

Voltar para “Gatos”