Cachorro - Comportamento estranho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

terça set 03, 2013 2:10 pm

Boa tarde,

Temos um cachorrinho com 6 semanas, não foi comprado nem separado da mãe por opção nossa. A mãe rejeitou os cachorrinhos e o dono se não os conseguisse dar iria dar-lhes um triste fim. Felizmente todos os 3 bebes foram adotados e tanto quanto sei estão todos de boa saúde. Por ter sido rejeitado tão cedo tivemos que assumir o papel de pais adotivos do patudinho, incluindo biberons de 2 em 2 horas, estimulação das necessidades, etc.. Tem sido de facto um periodo bastante atribulado pois conseguir conciliar familia com o novo filhote peludo não tem sido fácil, mas tem também sido deveras gratificante. Cada vez que aqueles olhinhos me fitam sinto que tudo valeu a pena. Até aqui, tirando os xixis fora de sítio, tudo tem corrido bem, no entanto há uns 4 dias começou com um comportamento que não consigo entender. Como é costume acorda por volta das 6 da manhã, mas em vez de ir fazer as necessidades, comer e voltar a dormir começa a arranhar a porta da cozinha, gane, ladra e uiva para eu abrir a porta. Se abro a porta começa a correr pela casa, o problema é que não o faz em silencio pois arma tal confusão que acorda os restantes membros da família. Ainda não consegui perceber o que pretende com isto, tento acalmá-lo, brincar, mas nada resulta. Se ouve então os cães dos vizinhos fica completamente louco. Acabo por ter que me encerrar com ele na cozinha de forma a não perturbar ninguem, até que a "birra" passe. Tem este comportamento até que se cansa e adormece de cansaço. Já não sei que fazer, principalmente porque não percebo que se passa. Este comportamento é unicamente a esta hora da manhã porque ao longo do dia nunca tem este comportamento. Alguem já passou por situação igual? Obrigada.
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

terça set 03, 2013 2:58 pm

Antes de tudo, ha que ffelicitar a sua acçao de adoptar um pequeno em necessidades....
Um cachorro com 6 semanas ja nao precisa de tantos cuidados assim, leite ja nem sequer faz falta desde que tenha uma alimentaçao adequada a idade....
O comportamento que considera estranho, eu considero perfeitamente normal, acho ainda que o dono está a agir de forma errada uma vez que vai potenciar ainda mais o dito comportamento, pois ao dar atençao ao cachorro, vai estar, inconscientemente a recompensá-lo uma vez que é isso que ele pretende, a sua atençao!!!

Sugiro que converse com os restantes membros da familia de forma a faze-los compreender que o caminho certo é ignorar este comportamento incomodativo, ou seja, deve ignorar os latidos, o cachorro ha-se de se cansar e quando perceber que nao tem qualquer efeito sobre os donos deixará de o fazer..... Procure cansa-lo antes de dormir!!!

Boa sorte!!!
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça set 03, 2013 2:58 pm

Você está a recompensa-lo (com a sua presença, festinhas, etc) de cada vez que ele faz o alarido. Portanto, ele como é muito esperto e gosta de atenção, quando quiser companhia, repetirá o procedimento! :D
Ele está a treinar a sua dona muito bem.

Muitos lhe dirão (e com razão) para o ignorar e ele abandonará o comportamento.

Eu também não conseguia ignorar, mas a minha peluda não fazia uma grande algazarra. O que fazia com ela era reencaminha-la para a cama dela, umas festarolas na barriga e em pouco tempo estava anestesiada de novo. Eu entrava calmamente na cozinha, sem excitação e sem dar grande importância.

Se ele tiver realmente muita energia, pode ser que tenha que dar um ralhete e uns nãos mais á séria, para lhe mostrar que o comportamento dele não agrada á dona. Mas não brinque com ele, isso estimula-o. Se tiver que ser, sente-se na cozinha, ingorando, deixando que ele queime a energia por si. Mas não participe no processo já que ele verá isso como uma recompensa.
clourinho
Membro

terça set 03, 2013 3:30 pm

Ooops bem me parecia que o que estava a fazer não havia de estar bem, pois não estava a dar resultado nenhum :) Obrigada pela vossa ajuda. Esta madrugada vamos começar com o "tratamento", espero que de resultado pois tb não vai ser fácil ignorá-lo, mas vai ter que ser, para o bem de todos. Dp dou noticias. Obrigada.
ZZiggy
Membro Veterano

terça set 03, 2013 3:36 pm

Força nisso.... e nao desanime, levará com certeza uns dias de sacrificio e noites mal dormidas :D
clourinho
Membro

quinta set 05, 2013 9:52 am

Bom dia,

Obrigada mais uma vez pelas dicas, esta madrugada já vi alguns resultados :) Embora tenha ainda começado a fazer o alarido do costume acabou por desistir ao fim de uns 2 minutos (para felicidade dos meus ouvidos e sistema nervosa) Acho que começa a entender que não vale a pena continuar com o alarido. Espero que não tenha hoje nenhuma recaída como castigo de eu me estar a vangloriar do bom resultado :lol:
Obrigada mais uma vez.
ZZiggy
Membro Veterano

quinta set 05, 2013 10:21 am

Boa :D

Foi rápido, ele pode muito bem ter uns dias (ou noites) piores que outros, mas tudo faz parte do processo..... o dono é que nao deve ceder :P

Boa continuaçao!!!
clourinho
Membro

quinta set 05, 2013 10:38 am

Obrigada :D
Responder

Voltar para “Cães”