Citronela de Java- Anti mosquitos ecológico ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 14, 2003 7:04 pm

Olá Malta.

Só conheço a citronela ( Cymbopogon Nardus L. ) de coleiras anti-ladrido, mas num fórum um etólogo ( dos verdadeiros ;) ) disse-me que plantá-las à volta dos canis afugenta a mosquitada.

Alguns veterinários americanos já me confirmaram ser verdade. Agora a questão é...

onde encontrar em Portugal isto ?
http://www.citronela.com.br/
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

domingo dez 14, 2003 7:28 pm

Na Holanda e costume usar produtos a base de citronela de Java para lavar canis e gaiolas.
Nunca vi sementes a venda, mas vou procurar ;)
Ha mais duas plantas que sao usadas para afugentar mosquitos: uma e a nogueira, outra sao aqueles geraneos feiosos que tem um cheiro muito activo a limao. Esses geraneos sao mesmo vendidos para afugentar melgas das casas. Eu posso testemunhar que resulta. Em Portugal ja os tenho visto plantados em jardins publicos, portanto deve ser facil de arranjar ;)

Ao que entendi, a Citonella de Java e Cymbopogon winterianus. Cymbopogon nardus e originario do Nepal :oops: .
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo dez 14, 2003 11:06 pm

Que tipo de planta é? Arbusto, planta rasteira, arvore?
Leva tempo a crescer? Nunca ouvi falar mas vou procurar essa coisa.
Isabel
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda dez 15, 2003 10:56 am

Imagem

Source: Java. Latin name: Cymbopogon nardus. Family name: Graminacaea.

The oil is distilled from the herb. It has a fresh grassy-woody scent. Traditional Chinese medicine currently uses this herb for rheumatic pain. Some traditional uses: as a mosquito (or any insect) repellent, for colds, flu and neuralgia, to relieve pain of rheumatism and arthritis, melancholy. Avoid using on sensitive or damaged skin.

Blends well with: Bergamot, cajeput, cedarwood, eucalyptus, geranium, lavender, lemon, peppermint, rosemary, sage, tea tree, thyme.

in http://www.essential--oils.co.uk/citronella.htm

Pode perguntar se no HCG têm: [email protected] ou 217 826 660
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda dez 15, 2003 11:13 am

Obrigada,
Bem pela foto faz-me lembrar umas ervitas que tenho por aí, vai na volta até tenho cá disso e não sei ;)
Isabel
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda dez 15, 2003 11:32 am

Pedra Escreveu: Obrigada,
Bem pela foto faz-me lembrar umas ervitas que tenho por aí, vai na volta até tenho cá disso e não sei ;)
Isabel
Não pude deixar de reparar nessas semelhenças, sabe-se lá se algum passarito não deixou cair aí as sementes dessa planta! Os passaritos andam por tanto lugar né.
8)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda dez 15, 2003 1:15 pm

Pedra Escreveu: Obrigada,
Isabel
Aqui também.... se calhar é por isso que a população de pulgas, carraças e mosquitos baixou tanto nos últimos tempos...
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda dez 15, 2003 1:29 pm

CasadeAnaval Escreveu:

onde encontrar em Portugal isto ?
http://www.citronela.com.br/
Também já andei á procura e só encontro sites com br no fim, nada de pt. :roll: Já para não dizer que os sites que encontro falam-me de velas e óleos aromáticos, nada da planta em si.
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

sexta abr 15, 2011 4:07 pm

A planta não conheço, mas já usei as velas e funciona mesmo!!!!!!!!
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

sexta abr 15, 2011 4:16 pm

Ora aqui está uma informação porreira! Obrigado pelo desenterranço Tremelga!
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

sexta abr 15, 2011 4:17 pm

De nada!!!!!!!! :wink: :wink: :wink: :wink:
Prophet
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 8:10 pm

sexta abr 15, 2011 4:35 pm

Eu tenho citronela em spray. Comprei no meu veterinário quando estava em Atenas...lá a leish é terrível, o Lucky andava com pipeta e coleira e ainda levava com o spray em cima ao por-do-sol
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta abr 15, 2011 4:56 pm

Para quem não sabe que planta é: http://praticascomplementaresasaude.blo ... chive.html

Devo dizer que conhecia a planta e a flor, que é muito perfumada, mas não sabia que nome tinha.

A partir daqui, é só procurar as sementes nos bons viveiros, deve haver. E o óleo essencial vende-se por todo o lado, até em lojas de chineses se encontra.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta abr 15, 2011 9:31 pm

Já ouvi dizer que isso contra flebotomos vale zero...

Acho que o advantix é muito bom contra flebotomos, mosquitos e até moscas :wink:
Responder

Voltar para “Cães”