Gata obesa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta set 06, 2007 6:17 pm
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.
Boa noite,
Estou a escrever este tópico porque preciso de ajuda...
Como já referi há uns anos atrás, encontrei um gatinha que adotei e tenho tratado até hoje.
O problema é que ela está a ficar demasiado obesa. Está com 5kg e não é um gato que se pode considerar grande.
O que poderei fazer para que ela perca peso?
Pensei em mudar-lhe a ração para a arden grange light, acham boa opção?
E quanto a doses? devo dar apenas o recomendado na embalagem? é que agora ela tem tido comida sempre à disposição, o que talvez tenha sido o meu maior erro...
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
Estou a escrever este tópico porque preciso de ajuda...
Como já referi há uns anos atrás, encontrei um gatinha que adotei e tenho tratado até hoje.
O problema é que ela está a ficar demasiado obesa. Está com 5kg e não é um gato que se pode considerar grande.
O que poderei fazer para que ela perca peso?
Pensei em mudar-lhe a ração para a arden grange light, acham boa opção?
E quanto a doses? devo dar apenas o recomendado na embalagem? é que agora ela tem tido comida sempre à disposição, o que talvez tenha sido o meu maior erro...
Alguém me pode ajudar?
Obrigado
Boa noite,
quanto à ração arden grange light não posso ajudar muito pois o meu gato não gosto nada. Peça amostras da ração e experimente antes de comprar.
Quanto a dar à disposição penso que sim... esse foi o erro. Deveria ter dado a dose certa por dia - o que diz na embalagem. Pode até repartir a dose diária por duas refeições, como por exemplo metade da dose de manhã e a outra metade à noite. Sei que pode ser um pouco difícil, mas ignore os pedidos de comida que poderão surgir.
Brinque com ela ou arranje novos brinquedos para fazer com que a gata tenha mais desgaste físico.
quanto à ração arden grange light não posso ajudar muito pois o meu gato não gosto nada. Peça amostras da ração e experimente antes de comprar.
Quanto a dar à disposição penso que sim... esse foi o erro. Deveria ter dado a dose certa por dia - o que diz na embalagem. Pode até repartir a dose diária por duas refeições, como por exemplo metade da dose de manhã e a outra metade à noite. Sei que pode ser um pouco difícil, mas ignore os pedidos de comida que poderão surgir.
Brinque com ela ou arranje novos brinquedos para fazer com que a gata tenha mais desgaste físico.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
É a indicação do pacote mas não pode ser a porção para um gato com 5 kg...se ela precisa de emagrecer deve ajustar a porção das refeições totais gradualmente até ao peso recomendado para ela.
Geralmente as rações light, tem uma redução da percentagem de proteínas, devem ser as rações que mais lucro dão e menos benefícios têm.
Eu recomendava a ração normal, em porção reduzida a metade, com enriquecimento de proteína numa 2ª, 3ª ou 4ª refeição.
E procurava fornecer fonte de proteína animal, como alimentos frescos a carne de frango, peru e peixe...
Um gato geralmente come até 20 pequenas refeições ao dia...quando nós lhe fornecemos 2 não é mau mas está longe de ser o ideal.
O emagrecimento apenas com ração sei que é preciso ir ajustando as porções totais do dia, todos os meses.
Em todo o caso se tiver possibilidades recorra a um veterinário e procure a consulta de nutrição...acho que esse veterinário não vai simplesmente recomendar o pacote light de ração.
A água também tem um aspeto fundamental numa dieta, procure águas menos mineralizadas e procure ter ou fonte própria ou então num prato, quanto mais abundante for e mais largo for o recipiente mais água eles ingerem.
Geralmente as rações light, tem uma redução da percentagem de proteínas, devem ser as rações que mais lucro dão e menos benefícios têm.
Eu recomendava a ração normal, em porção reduzida a metade, com enriquecimento de proteína numa 2ª, 3ª ou 4ª refeição.
E procurava fornecer fonte de proteína animal, como alimentos frescos a carne de frango, peru e peixe...
Um gato geralmente come até 20 pequenas refeições ao dia...quando nós lhe fornecemos 2 não é mau mas está longe de ser o ideal.
O emagrecimento apenas com ração sei que é preciso ir ajustando as porções totais do dia, todos os meses.
Em todo o caso se tiver possibilidades recorra a um veterinário e procure a consulta de nutrição...acho que esse veterinário não vai simplesmente recomendar o pacote light de ração.
A água também tem um aspeto fundamental numa dieta, procure águas menos mineralizadas e procure ter ou fonte própria ou então num prato, quanto mais abundante for e mais largo for o recipiente mais água eles ingerem.
-
- Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.
Boa noite,
Desde já obrigado pelas respostas e ajudas.
Sim, estava mesmo a pensar leva-la ao veterinário o mais rápido possível para que ele a visse e me pudesse ajudar no melhor a fazer.
Como é a minha primeira experiencia com gatos, não sei bem o que fazer, ela tem uma vida muito sedentaria, nao pratica muito exercicio o que também levou a isto, mas principalmente este verão engordou imenso e penso que terá sido pelas doses erradas de comida que lhe tenho dado.
Se ela tiver o prato sempre cheio, está sempre a comer... devo ter falhado ai...
Vou seguir os vossos conselhos e verei se consigo resultados.
Muito obrigado
Sim, estava mesmo a pensar leva-la ao veterinário o mais rápido possível para que ele a visse e me pudesse ajudar no melhor a fazer.
Como é a minha primeira experiencia com gatos, não sei bem o que fazer, ela tem uma vida muito sedentaria, nao pratica muito exercicio o que também levou a isto, mas principalmente este verão engordou imenso e penso que terá sido pelas doses erradas de comida que lhe tenho dado.
Se ela tiver o prato sempre cheio, está sempre a comer... devo ter falhado ai...
Muito obrigado
-
- Membro Veterano
Ao dar a quantidade para o peso ideal dela, aos poucos ela vai emagrecendo.aniratacana Escreveu:Boa noite,
Muito obrigado
Eu sei que os gatos não podem emagrecer tão depressa como os cães, isso disse-me o vet.
Mesmo que lhe indiquem ração light, leia os ingredientes e compare a percentagem de proteína, de gordura e hidratos de carbono. Eu prefiro que não reduzam a porção de proteínas e não muito a de gorduras.
Ao reduzir a proteína animal, os gatos ficam com mais ansias de comer, ficam mais stressados, dificilmente ficam satisfeitos.
Uma boa forma de a tornar mais ativa é espalhar em sítios altos as várias refeições. Em especial em cima de armários mais altos, nas torres dos gatos...em vários sítios, para ela precisar de procurar a comida pela casa.
E exponha as questões, afinal uma pessoa não vai recorrer ao nutricionista para lhe receitar a ração light, precisa de mais informação.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Estando mesmo obesa e não apenas com excesso de peso, uma ração light não ajuda o suficiente. Veja as rações específicas para tal com o seu vet. Exemplo: Specific Weight Reduction
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
quando perguntei ao vet o que devia fazer para que o gato emagrecesse, disse-me para lhe dar menos comida. com as cadelas tenho conseguido, com os gatos nem por isso.
a alice estava gordissima. comprei light, r.c. para gatos obesos. nada resultou. morreu de um dia para o outro sem eu saber de quê. ou antes. sei. de estar tão gorda
a alice estava gordissima. comprei light, r.c. para gatos obesos. nada resultou. morreu de um dia para o outro sem eu saber de quê. ou antes. sei. de estar tão gorda

-
- Membro Veterano
Os gatos gordíssimos não se conseguem limpar nem pular...eu tenho pavor do faruk ficar muito gordo, até acho sempre que está a ficar gordo, tem imenso apetite.
Acho que reduzindo a comida resulta, depois fazê-los movimentar. Mas o gato não emagrece como um cão, precisa de mais tempo e a privação alimentar enquanto aos cães 1 dia sem comer, pode até ser saudável, mediante os casos; nos gatos é impensável com prejuízo de problemas graves no fígado e rins.
Ainda me parece ser mais saudável ter a comida disponível, mas espalhada em pequenas porções em vários sítios da casa.
Acho que reduzindo a comida resulta, depois fazê-los movimentar. Mas o gato não emagrece como um cão, precisa de mais tempo e a privação alimentar enquanto aos cães 1 dia sem comer, pode até ser saudável, mediante os casos; nos gatos é impensável com prejuízo de problemas graves no fígado e rins.
Ainda me parece ser mais saudável ter a comida disponível, mas espalhada em pequenas porções em vários sítios da casa.
-
- Membro Júnior
Gato-Chica;
Coelho-Tobias;
Tartarugas;
Rãs-RETF;
Pacman-Frog;
Peixes.
Muito obrigado pela vossa ajuda. Felizmente tenho a facilidade de a levar ao veterinário e já pedi ao meu irmao ( que estuda na faculdade de veterinária de lisboa) marque uma consulta para ela lá no hospital da faculdade. Já lá fui com o meu cão e gostei imenso do atendimento.
Irei fazer o mesmo com ela. Olhando para ela não a acho obesa, o problema é que desde que foi esterilizada ha 2 anos e tal que ficou com uma banha na zona da barriga e essa banha está a aumentar, parece que tem uma banha pendurada, quando ela anda balança para um lado e para o outro. E realmetne ela está bem mais pesada, tem cerca de 5kg.
Espero que não tenha mais nenhum problema de saúde a nao ser a obsidade, mas como vos disse é a primeira vez que tenho gatos não sei muito bem o que fazer.
Mas irei brevemente ao veterinário com ela. Muito obrigado pela ajuda novamente...
Irei fazer o mesmo com ela. Olhando para ela não a acho obesa, o problema é que desde que foi esterilizada ha 2 anos e tal que ficou com uma banha na zona da barriga e essa banha está a aumentar, parece que tem uma banha pendurada, quando ela anda balança para um lado e para o outro. E realmetne ela está bem mais pesada, tem cerca de 5kg.
Espero que não tenha mais nenhum problema de saúde a nao ser a obsidade, mas como vos disse é a primeira vez que tenho gatos não sei muito bem o que fazer.
Mas irei brevemente ao veterinário com ela. Muito obrigado pela ajuda novamente...
-
- Membro Veterano
E se possível transmita alguns conhecimentos, que é muito importante saber mais opiniões e estratégias a respeito, especialmente prescritos por veterinários.
E boa dieta.
E boa dieta.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.
5 kg obesa??
A minha gata tem 4.300kg, é uma gata pequena, e nada gorda!! Acho que 5kg não é propriamente obesa.

Eu tenho uma tuguinha que tinha 5,250kg e a vet já a designou como obesa. Diz que não devia estar acima dos 4,500kg para o tamanho dela.Elianarags Escreveu:5 kg obesa??A minha gata tem 4.300kg, é uma gata pequena, e nada gorda!! Acho que 5kg não é propriamente obesa.
Ela realmente está gordinha, comparada com o Jimmy que tem 3,900kg, mas mesmo com tudo o que ela regurgita volta e meia, a gaja não emagrece

Para o mês que vem vai a consulta anual. Vamo lá ver com que peso ela está.....
Vamos nós donos outra vez levar um sermão por causa dos perigos de gatos gordos (diabetes, artroses.....)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.