Chinchilas (algumas dúvidas)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
terezavicto
Membro Júnior
Registado: sábado ago 24, 2013 8:46 pm

quarta set 11, 2013 9:54 am

Bom dia!
Eu vou comprar uma chinchila e como tal estou a providenciar tudo o que ela precisa.
Eu já tenho:
gaiola( A93CM, C64cm, L44,5cm);
bebedouro de 320 ml;
comedouro de 250ml;
pedra de cálcio para chinchilas;
aparas;
feno;
alfafa;
ração verselle laga nature e uma do continente;
areia para banho;
escadinha de madeira para roer;
e esfera para feno.
Ah e a casota e a banheira.
é necessário mais alguma coisa?E quanto à ração do continente, lá diz que é para chinchilas mas não sei, se eu misturar com a da verselle laga será que tem tanto problema?
é necessário guloseimas ou nem por isso?
E outra dúvida que eu não encontrei em lado nenhum na internet :roll:
Vocês pôe alguma coisa dentro da casota da vossa chin?
Agora quando a for buscar convém deixá-la uns 5 dias na gaiola até se acostumar né?Suspendo os banhos ou só os passeios?
Alguém me sabe dizer uma loja na regiao de vila franca de xira, que venda antifúngico?
E só mais uma questão, vocês primeiro dão-lhe passeio, comida ou banho?é preciso ser numa ordem específica?
Obrigado e desculpem tanta pergunta é que não encontrem mesmo na internet....
9165625093
Membro
Registado: segunda jul 29, 2013 2:12 pm

quarta set 11, 2013 10:31 am

A ração devias saber qual era a anterior que ela antes consumia, porque uma mudança drástica de ração pode causar problemas, mas quanto ao mudares a ração, podes pesquisar na internet como fazê-la, eu não tive de mudar porque a minha já comia da ração VL laga nature.
As guloseimas, podes dar no fim do passeio, no máximo 1 por dia, 1 uva passa, ou banana desidratada, ou maça desidratada... Mas não te preocupes muito com as guloseimas, elas são só um mimo! :D
Eu não ponho nada na casota da minha, porque ela agora nos dias de calor está deitada em cima de uma pedra de mármore, para se refrescar, convém também teres uma... :)
Sim ela precisa de se acostumar á gaiola, mas não suspendas os banhos é uma coisa que se suspenderes elas entram em stress, só suspendes quando for necessários, tipo no caso de gravidez para não entrar areia para não causar infeçois vaginais, ou outro tipo de doenças, quanto ao passeio, sei que vais estar ansiosa(o) para o libertar e ver como se relaciona contigo e tal, mas terás de ter calma, não seijas como eu, que a libertei e ela foi para trás do bidé :?
Quanto ao antifúngico não sei, porque eu comprei numa loja que um user me referiu, ela decerteza que vai chegar a este tópico ele e mais experiente por isso, fala melhor com ele... A rotina é uma coisa que elas gostam, mas eu faço assim eu preparo tudo, liberto-a sento-me no chão, assim que ela houve o saco da ração corre para o meu colo, meto no comedouro e ela come no meu colo, mas no comedouro, nas maos nao vale a pena porque ela não come... depois deixo-a brincar ela trepa para o meu ombro, depois uma técnica, eu abano a areia do banho e ela salta para a gaiola, e depois dou-lhe uma guloseima, e depois uns miminhos mais tarde :) Quanto á técnica da voltar para a gaiola agora vais ter que correr um pouco atrás dela, fui o sergio, que me ensinou esta técnica, eu fiz assim, quando ela estivesse perto da gaiola, abanava a areia e deixava cheirar, meti-a a banheira da areia dentro da gaiola e ela saltava, e depois agora basta abanar e ela salta lá para dentro :)
Certifica-te que o bebedouro não verte água, e se funciona bem, o comedouro não pode ser de plástico, eu tenho um em inox, encontra-se facilmente nas lojas de animais, em algumas :? , as aparas é as manias dos donos uns perferem rolos prensados, outros aparas, outro corn cubs, mas são gostos, mas eu uso rolos de madeira prensados, e aparas de madeira por cima para não aleijar as patitas, penso que já fiz o que pode, espero ter ajudado, mas podes esperar por mais outros users mais experientes, como o sergio ou outros! :)

*Desculpa pelo testamento :)
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
terezavicto
Membro Júnior

quarta set 11, 2013 10:41 am

O comedouro é em inox e o bebedouro é daqueles de esfera.
A ração eu não sei mas quando a for buscar eu pergunto.
Mas não recomendas nenhuma daquelas guloseimas que se encontra nas pet-shop?
9165625093
Membro

quarta set 11, 2013 12:19 pm

Quanto ás guloseimas, eles vendem, saquinhos de maça desidratada, ou banana e até uva passa, eu interajo muito bem é com a banana desidratada, mas só dás um pedacinho do tamanho da tua unha, dá só 1 por dia, mesmo que ela peça mais não dês :) Atenção, as VL Chinchilla Nature trás umas guloseimas no meio, quando fores dar-lhe de comer tira as guloseimas, a maça e a banana, porque ela assim come primeiro as guloseimas e depois é que come o resto!
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
terezavicto
Membro Júnior

quarta set 11, 2013 12:46 pm

Já agora...Como sabemos o que são guloseimas?
é que eu ainda não abri o pacote :lol:
Tou à espera que o menino venha para casa.
9165625093
Membro

quarta set 11, 2013 5:00 pm

Então na ração trás estas guloseimas:

Banana desidratada, é a que eu uso como mimo para ela, e também compro em saquinhos :

Imagem

Maça desidratada:

Imagem

Estas não constam na ração, mas também são guloseimas:

https://www.google.pt/search?gs_rn=26&g ... 3B1360[img]

E pronto espero ter ajudado, peço desculpa pela demora, todas as tuas dúvidas podem ser expostas aqui, sem qualquer problema, que esperamos ajudar-te :)[/img][/url]
terezavicto
Membro Júnior

quarta set 11, 2013 6:35 pm

Ok. Obrigado.
Entretanto espero respostas de outros users para ter informações mais diversificadas, as tuas foram-me bastante úteis.Obrigado :wink:
9165625093
Membro

quinta set 12, 2013 12:11 am

Desculpa ter apresentado assim a resposta, mas estou no computador já com alguma ''idade'' :)
Responder

Voltar para “Exóticos”