Criação Ética? Reprodução selectiva? Linha de beleza?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quarta out 09, 2013 9:42 pm

Boa noite,
Hoje encontrei por acaso este documento na internet: http://designinteligente.blogspot.pt/20 ... s.html?m=1
Leiam, vale a pena, fala da linha de beleza do Pastor Alemão, do Pequinês, do Cavalier King Charles Spaniel entre outras raças.
Ultimamente tenho pensado bastante até que ponto existe verdadeiramente ÉTICA NA CRIAÇÃO.
Penso nos criadores que se "dedicam" à criação de imensas raças e chega-se logo à conclusão que não há ética, há gosto financeiro.
Penso nos criadores que se dedicam à criação de uma só raça e à reprodução selectiva e deparo-me com o problema mencionado no artigo.
Até que ponto é ético fazer criação?
Penso no caso concreto do Bichon Maltês. A beleza remete quase automáticamente para a pelagem. Até que ponto é saudavel para o cachorro andar com papelotes constantemente? O objectivo dos papelotes é evitar que o pêlo se estrague e fazer com que cresça mais. Será que um Bichon Maltês consegue correr livremente com o pêlo a arrastar pelo chão? Não o calca? Não tropeça no pêlo? Não o puxa e não o magoa na pele? Será que um cão de exposição sabe mesmo realmente o que é vida de cão? Ou sabe mais o que é vida do ser humano?
Eu hoje trago o caso do Bichon Maltês para discussão. Sei que já foi discutido no fórum o caso dos Pastores Alemães das traseiras rebaixadas, que vem descrito no documento. Mas dá que pensar. Vi uma vez uma fotografia de um Bichon Maltês com a pelagem demasiado comprida! O que para mim acho extremamente desumano visto que o cão nem na rua pode andar para manter um capricho do dono/criador. Esta é a minha opinião. Eu pessoalmente, adoro o Maltês com pêlo comprido. E é assim que quero o meu exemplar, mas só vou admitir até à linha em que este contacta com o chão, e não se arrasta. Ao menos sei que vai correr sem se magoar, porque não o calca nem puxa.
E vocês? o que pensam em relação aos casos mencionados no documento? Qual a vossa opinião em relação à criação? Estamos a estragar as raças?
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta out 10, 2013 9:22 am

Aproveite e veja o documentário falado no blogue.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta out 10, 2013 10:14 am

eu acho que o erro é pegarem num pequeno numero de exemplos e acharem que está ali toda a sintese dos cães de raça e cães de exposição!

mas nem me vou alongar muito, que já dei para este peditório muitas vezes! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta out 10, 2013 12:07 pm

Boas...

Mais uma vez... algumas tretas bem contadas e nada comprovadas...

Beijinhos e como alguém disse e muito bem... "pra este peditório, já dei!"
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
sandondo
Membro
Registado: terça out 15, 2013 11:46 am

terça out 15, 2013 12:11 pm

existe muito nesta historia, existe a versao dos criadores e a versao dos factos..
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça out 15, 2013 1:08 pm

Existem muitas verdades, só acho que nao é assim tao facil de corrigir as asneiras feitas ao longo dos anos.

Acredito que o pastor alemão (linha de beleza), um dia, irá deixar de existir.
Até a minha própria raça, o bull terrier, me preocupa, com a forma da cabeça.

O standard do Bull Terrier ta correcto. O problema é que muitos juízes preferem fazer ganhar cães com as cabeças demasiado curvadas.
O que leva muitos criadores a cometerem o erro de esquecer o standard da raça e a começar a produzir cabeças demasiado curvadas, podendo influenciar na mudança do dito standard.
E aí sim estaria um pouco preocupado a nível de saúde.
Isso poderia trazer problemas de saúde a nível respiratório do cão.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Responder

Voltar para “Cães”