Sei que a ração tem vitaminas e outras coisas mas o pit bull é um cão musculoso e por isto gostaria de saber se tenho de dar outras coisas para o bom desenvolvimento do filhote.
Gostaria de algumas dicas.
Desde já muito obrigado.
Carlos

Moderador: mcerqueira
Sou um iniciado neste mundo, e como tal não quero colocar em causa as suas afirmações seguramente baseadas na sua experiência como criador, agradecia-lhe, no entanto, se me respondesse a algumas questões na sequência da sua mensagem.casadiscaes Escreveu: Discordo completamente dessa afirmação, as rações são feitas por média estatística e por isso não contemplam todas as raças... uma ração que tenha o aporte necessário para um dogue alemão pode não o ter para um fila brasileiro, ou uma ração que tenha o aporte correcto para um boxer pode não ser a ideal para um AmStaff. Já uma ração que tenha os suplementos necessários para um épagneul breton pode ser excessiva para um boxer...
Eu tenho por hábito suplementar todas as rações que utilizo, sobretudo para cachorros. Normalmente suplemento com óleo de figado de bacalhau (aquelas cápsulas) e cálcio+vitamina D. Os cachorros criados por mim perdem a garantia se o veterinário lhes retirar a suplementação (pode dosear mas não retirar - foram demasiados os cachorros estragados por essa mania de não suplementar).
Mesmo alguns veterinários que eram adeptos de não suplementar já estão hoje em dia a aconselhar suplementos, pelo que aconselho a que fale com o seu veterinário, bem como o aconselho a levantar a taça da comida do seu cão e a não o fazer comer do chão - é típico dos cães de tipo bull terem a tendência para descodilhar (afastar os codilhos-cotovelos) enquanto jovens devido à estrutura larga da caixa toráxica e vemos muitos pits mal aprumados (com as pernas da frente tortas) devido quer à falta de cálcio quer à falta do cuidado de lhes levantar a taça.
É uma opção aceitar ou não a garantia que dou - tem sempre a alternativa de não me comprar o cachorro. Quanto às insuficiencias de suplementos estas não são de origem genética mas devido a uma alimentação desiquilibrada - que pode causar para além dos problemas que mencionei na minha última mensagem outros ainda mais graves... um estudo de um veterinário alemão, Marc Torel, em colaboração com um jornalista científico, Klaus Dieter Kammerer, elaborado em 1996 e muito contestado por pedigrees, eukanubas e cia, atribuia sobretudo à má qualidade das rações (mesmo das premium) o aumento de problemas de crescimento e hormonais, sendo recusada a heriditariedade da Displasia da Anca mas sim uma causa directa da má nutrição provocada pelas rações comerciais, que provoca desiquilíbrios hormonais... digamos que acredito a 75% nesta teoria.Em relação à questão da garantia, eu pessoalmente nunca a aceitaria pois considero-a abusiva. No meu ver a obrigação de um criador é garantir que os seus cachorros estão livres de doenças genéticas e estas, como o próprio nome indica, não são causadas por erros de alimentação, quanto muito serão potenciadas e agravadas por estes.
Segundo um conhecido veterinário da praça me indicou, existe um DL (não sei o número) que obriga o vendedor de um animal a suportar toda e qualquer despesa em que o comprador incorra como consequência de tratamentos necessários para doenças genéticas do animal que comprou, nos primeiros dois anos de vida deste. Se assim for, esse tipo de cláusula nem sequer tem qualquer validade.
Boa tarde,casadiscaes Escreveu:
É uma opção aceitar ou não a garantia que dou - tem sempre a alternativa de não me comprar o cachorro. Quanto às insuficiencias de suplementos estas não são de origem genética mas devido a uma alimentação desiquilibrada - que pode causar para além dos problemas que mencionei na minha última mensagem outros ainda mais graves... um estudo de um veterinário alemão, Marc Torel, em colaboração com um jornalista científico, Klaus Dieter Kammerer, elaborado em 1996 e muito contestado por pedigrees, eukanubas e cia, atribuia sobretudo à má qualidade das rações (mesmo das premium) o aumento de problemas de crescimento e hormonais, sendo recusada a heriditariedade da Displasia da Anca mas sim uma causa directa da má nutrição provocada pelas rações comerciais, que provoca desiquilíbrios hormonais... digamos que acredito a 75% nesta teoria.
Cada cão é um caso e por isso é que deixo ao veterinário que irá acompanhar o cachorro a dosagem a partir do momento que sai de minha casa, até lá sou eu quem define a suplementação, baseando-me quer na minha experiência na raça, quer no acompanhamento dos cachorros, quer na opinião da veterinária que me dá assistência. Por esse mesmo motivo não divulgo aqui o cálcio que utiliso, dizendo apenas que é um composto cácio/Vitamina D de consumo humano e muito baixo preço´(menos de €1).
Boa tarde,jcsousa Escreveu: mas convem referir que neste como noutros temas a experiência pessoal conta muito e nem sempre tudo é a preto ou branco... de modo que admito a discrepância do Gonçalo.