Que dilema!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo out 13, 2013 12:28 pm

Há tempos, veio morar para aqui, no burgo, um casal com alguns cães. costumava ve-los a passear à trela.
há tempos, vi um cão morto num terreno e perguntei-lhes se o cão era deles . disseram que o cão tinha fugido. mas apareceu vivo. tinha caído num poço. :o
ontem, quando saí de casa, vi os câes soltos na rua, já com um dos gatinhos meus protegidos, debaixo das patas. dei-lhes um grito e fugiram. à noite, voltei a sair, e encontrei outro meu protegido, morto na rua. pensei que tivesse sido atropelado, mas quando vi os cães por perto, percebi o que tinha acontecido. pedi a um amigo meu para ver e retirar o gato do meio da rua. estava ferido e molhado.
entretanto, os cães corriam tudo, nomeadamente a zona onde vive o meu amigo que tem muitos gatos. ele disse que ultimamente, os cães dele fartam-se de ladrar a altas horas, possivelmente porque os tais cães andam de volta dos gatos.

hoje, fui pôr comida a duas protegidas. costumam vir mal me viam. sairam do abrigo muito a medo. o gatinho amarelo, a quem furaram o olho e que está muito melhor e gordinho, também não apareceu. vem mal me vê. vive perto da casa dos tais cães. nem quero pensar que tb. o mataram.

nisto tudo, já desapareceram vários gatos.
uma vizinha disse-me que andam por ali 2 cães a matar gatos. não os tinha associado.

a dona diz que os cães fogem para ir atrás dos gatos.
o meu amigo está furioso e diz que vai apresentar queixa porque não é permitido os cães andarem soltos na rua sem açaime e porque estão a constituir um perigo.

eu sei que se houver queixa, os animais vão ter problemas e grandes. os donos também, mas paciência. mas será justo que a vida dos gatos seja posta em perigo, nomeadamente os abandonados que já vivem tão precariamente?

e nem quero pensar. o casal teve uma ninhada de 11 cachorros. deram 5. um foi devolvido e acabou por morrer eletrocutado :o os restantes têm um quintal minúsculo. se não arranjarem dono, quando crescerem, vão andar em grandes bulhas. provavelmente, tb. começarão a estar muito tempo na rua. perigo acrescido :cry:
nunca pensei ver-me perante tal imbróglio :cry:
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda out 14, 2013 8:59 am

:o que imbroglio!
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

segunda out 14, 2013 10:08 am

Que dilema mesmo!!! No entanto eles não podem deixar os cães andar assim na rua, e se atacassem uma criança, como é que era?!!! Os donos têm de ser responsabilizados por eles :evil: A Anja faça o que acha que deve ser feito, coitados dos gatos, já bem basta o infortúnio deles por não terem um lar, quanto mais ficarem à mercê dos cães :evil: :evil: :evil:
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

segunda out 14, 2013 10:50 am

Fiquei chocada com as condições em que esses cães são mantidos e realmente se bem me lembro como já disseram a cima, isso deles andarem soltos não é legal, corrijam-me se estiver errada, o pior é que as pessoas que costumam manter assim os cães não têm sequer registo do animal nem o animal vacinado ou chipado, se a lei fosse realmente cumprida haveria muita gente a pagar multas por isto.

Pobres pequenos, já não basta estarem na rua abandonados ainda têm de sofrer mortes dolorosas como estas, enfim, tenho pena dos gatos e dos cães.

E...11 cachorros!? Que raiva, nem esterilizada e castrado os cães estão, são mais 11 para o mesmo destino que os gatos: Abandono ou rua.

O que poderia ocorrer se chamasse as autoridades? Aconteceria algo com os pobres gatos? Eu tenho pena dos cães, mas isso de facto é uma situação que não pode continuar, pena que a lei também é muito cega...

Espero que esta situação se resolva pelo melhor...
breakpulse
Membro
Registado: quarta jun 26, 2013 8:58 am

segunda out 14, 2013 12:20 pm

Dadas as circunstancias ,não há muito para pensar, é claro o que deve ser feito, pelo bem dos animais, e das pessoas.

É realmente triste ver animais mortos, para mim é algo que vejo diariamente mas mais nas estradas... aí ao menos pode-se fazer algo para precaver incidentes futuros, mas também não sei se a policia vai fazer alguma coisa...
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda out 14, 2013 3:22 pm

o meu zarolhinho continua vivo. foi uma alegria quando o vi. mas não encontrei a preta. bom...essa de vez em quando, vai dar uma volta. tb. ainda não me cruzei com a dona dos cães. ela diz que eles não andam na rua, mas uma vez, um caíu no poço, e no sábado, vi-os entre as 15 e 22 horas na boa vai ela. por muito que fiquem em casa, de vez em quando, saem. eu a pensar que um pretinho, recem abandonado, hiper meigo tinha sido levado por alguém. só pode ter sido morto. ontem andei com uma neura que só visto. como meu serafim, que é um super mafarrico, são cuidados redobrados. nem precisa de uma nesga para se pirar. é um diabo. vamos ver como isto vai acabar. não bastava os vizinhos que não querem que alimente os gatos. agora são tb. os cães :twisted:
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

segunda out 14, 2013 5:35 pm

Há 1 ano e meio atrás, aqui na zona do Algueirão (concelho de Sintra), andava um grupo de 2 e 3 cães a matar gatos de rua, foi uma razia. Só gatos meus "conhecidos" foram uns 4, fora os muitos outros de que me chegavam notícias. Era matemático: todas as manhãs eles corriam todas as ruas aqui da zona e toca a matar. O que vale é que se sabia de onde eles vinham, quero dizer, a morada. Escrevi emails para o Canil de Sintra, para a Polícia Municipal, telefonei, outras pessoas minhas conhecidas fizeram o mesmo. A Polícia Municipal foi à moradia onde eles pertenciam, cujos donos alegaram que eles saltavam o muro lateral da casa. Mesmo depois de a P. Municipal lá ir os cães continuaram a aparecer e......a matar. Continuámos com as queixas. De repente deixaram de aparecer. Passei à porta da casa de onde os cães vinham e vi que tinham acrescentado o muro lateral com uns tijolos toscos e mais uma espécie de portas velhas de madeira. A parte da frente sempre esteve devidamente protegida com uma vedação normal. Já lá vai talvez um ano e acabou o morticínio. O que continua a matar gatos aqui na zona são os atropelamentos. Depois de termos a gataria esterilizada/castrada e alguns até tratados a algumas doenças, custa muito encontrá-los mortos por atropelamento. No último ano também já foram uns 4. Enfim.....que se pode fazer...?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 15, 2013 9:03 pm

Nem sei que diga, Anja. :o Não lhe gabo "a sorte" :(
Mas, se fosse comigo, faria queixa dos fulanos deixarem os cães soltos à mercê de todos os perigos eminentes... e pior: a matarem gatos.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anja-azul
Membro Veterano

segunda out 21, 2013 11:50 am

já falei com a dona dos cães. começou com desculpas, mas perante as evidências, teve de aceitar. assustei-a com a polícia. os cães têm andado à trela. espero que assim continuem. o resto dos meninos lá continuam. felizmente. o problema continua a ser a maldade de alguns vizinhos, mas só falta uma das meninas para adoção. aliás, para ir para a sua casinha. espera que eu arranje um tempinho. espero que seja esta semana. tem sido o maior martírio. parece que tudo se está a resolver :)
Responder

Voltar para “Gatos”