Porquinha grávida??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
nocasalvex
Registado: domingo dez 15, 2013 9:38 pm
[Xenopi <3 RIP]
Duffy e Kell :D

sábado fev 01, 2014 11:02 am

Tive uma porquinha da india que viveu até aos 4 anos e meio (Xenopi) e como deixou um certo vazio em mim e ao meu namorado, agora em janeiro decidimos ter 2 porquinhas: a duffy e a kell.

Como somos da zona centro não há criadores por aqui e portanto decidimos comprar as porquinhas numa loja de animais. Acontece que, tal como já tinha lido e até tinha algum receio sobre esse assunto, uma das porquinhas (a kell) penso que está gravida.

Esta connosco a 28 dias e actualmente a barriguita esta inchadita para os lados... inicialmente parecia uma porquinha da india aparentemente jovem e saudavel (foi ao Vet dia 15/01 e estava tudo bem e a veterinaria nada disse embora a tenha auscultado) mas agora sente se incomodada quando a manipulamos na zona da barriga.

A verdade é que ambas sao bastante jovens, a duffy tinha 292gr e a kell 311gr no dia 06/01. Estou com algum receio desta gravidez... Não sera muito jovem para ter filhotes? O que poderei fazer?

:(
safira92
Membro
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

sábado fev 01, 2014 11:35 am

ela ta gravida decerteza uma das minhas porcas tambem veio gravida e deu a luz uma menina linda,ela tbm pesava pouco e tinha 3 meses
Soviet
Membro Júnior
Registado: terça set 10, 2013 10:58 am

segunda fev 03, 2014 11:17 am

A sua porquinha certamente está grávida, não lhe pegue muitas vezes, deixe-a andar socegada, pois os filhotes podem nascer com alguma deformação, as porquinhas quando estão para dar a luz gostam dum sitio bem quentinho. Depois mande fotos desses traquinas. :D
nocasalvex
[Xenopi <3 RIP]

domingo jun 29, 2014 12:54 am

Ao fim de 4 meses, aqui volto eu para dar conhecimento da situação. Tal como receava, a Kell estava mesmo grávida: não de um, não de dois, mas de três porquinhos.

Tudo se iniciou quando por volta das 14h do dia 21/02/2014, ao ir junto das meninas, vejo uma mancha de sangue no fleece. Para minha surpresa vejo um porquinho bebé, lindo de morrer, tricolor (mãe é apenas castanha e branca). Mas não se mexia muito... Quando tentava puxar por ele desequilibrava-se. Mas não o manipulei para que a mãe não o rejeitasse.

O problema é que dois porquinhos tinham de ser de certeza, pelos movimentos que sentimos ao longo da gravidez. Kell permanecia muito quieta... Liguei para a VET (não percebem muito de porquinhos...), que me disse para aguardar... Mas pelo que já tinha lido na net, o parto teria que se dar num periodo máximo de uma hora! Fomos avaliando a situação... Às 17h já achavamos tempo a mais...
nocasalvex
[Xenopi <3 RIP]

domingo jun 29, 2014 1:01 am

Seguimos de urgência para a VET e quando chegamos, logo RX para ver afinal quantos bebes a Kell ainda lá tinha! Diagnostico: dois porquinhos ainda por nascer, com alerta da VET: podem estar vivos ou mortos!! Tratamento: OXITOCINA para provocar parto. Depois outro alerta: se não nascerem, temos que ir para cesariana e os riscos são demasiado elevados.
No meio de tanto azar, a Kell colaborou e nasceram os dois porquinhos com 10 minutos (quase) de intervalo.
Porquinho #1: Minye (demasiado pequena, faleceu a 23/02/2014, tendo sido alimentada a mão, pois nunca conseguiu pegar na maminha da mãe)
Porquinho #2: Cookie (uma verdadeira reguila, cheia de energia!! actualmente a porquinha mais activa e pequenina: deve ser por fazer tanto exercicio fisico)
Porquinho #3: Toffee (devido as cores... foi um cabo dos trabalhos para a sexagem!!)
FELIZMENTE TUDO MENINAS :D
nocasalvex
[Xenopi <3 RIP]

domingo jun 29, 2014 1:10 am

Ficou provado que a Kell era demasiado nova para ser mãe. E tudo por causa da irresponsabilidade das lojas. Aliás, para nos ajudar na sexagem da Toffee fomos a mesma loja e já lá tinham femeas e machos outra vez juntos. Porquinhos com dois meses... Há coisas que não entendo... Às tantas devem querer continuar o negocio com as crias que nascem na casa dos clientes (não tendo despesas de veterinário quando algo não corre tão bem!), porque acredito que haja quem não queira mais e vão lá "despejar" as crias.
Não foi o caso, aqui! Nós assumimos a responsabilidade de ficar com todos os porquinhos mal suspeitamos da gravidez da Kell. Não tem sido fácil, voltamos a passar pelo luto de uma porquinha, que embora pequenina e com muito pouco tempo de vida, nos fomos afeiçoando a ela...
Actualmente temos, entao, quatro porquinhas... E... Não é fácil... :) Nunca ninguém disse que seria :) mas é compensador, lá isso é :D
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça jul 01, 2014 12:34 pm

Mas que grande aventura Nocasalvex!

Não tinha visto este tópico antes, mas quando comecei a lêr já estava mesmo a prever o desfecho...

Sabe, estas situações não decorrem só da irresponsabilidade das lojas.
Sei de um sítio que tem montes de porquinhos (montanhas), todos juntos, claro, e que depois são vendidos em massa para lojas...
Dá para imaginar o número de gravidas que já dali saem :(

Não sei se conhece o blog da martaldf http://piggietalk.blogspot.pt/, ela é a minha enciclopédia :)

Foi realmente uma sorte serem todas fêmeas, assim menorizou os danos :D

Eu tinha um Porquinho macho, o Speedy já com 1 ano, quando resolvi arranjar-lhe companhia.Precisamente um dos porquinhos do sítio que referi acima.Morro de pena dos bichinhos, e cada vez que lá vou enlouqueço.Já acabei por trazer mais um, e neste momento tenho 3.

Não consigo colocar as fotos neste momento, mas estou ansiosa por os apresentar.

Vá dando notícias das suas porquinhas, já há por aqui poucos interessados e portanto poucos com quem trocar as nossas histórias. :D

Eu adoro os meus porcalhões!
Responder

Voltar para “Exóticos”