Hamster sírio rói rede galvanizada?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quinta fev 06, 2014 12:51 am

Boa noite,

Já andei a pesquisar aqui e noutros fóruns e ainda não encontrei uma resposta que me satisfaça... Tenho de fazer uma gaiola para um hamster sírio e estava a pensar usar rede galvanizada, já que as medidas vão ser fora do standart.

A minha questão é a seguinte: tendo já visto fotos de grade de gaiolas roídas por hamsters, a rede galvanizada é uma opção segura? A rede que compro tem 1,5mm de espessura, é o suficiente para aguentar os dentinhos deles ou há opções mais grossas no mercado? (confesso que nunca me debrucei sobre a grossura da rede, sei esta informação porque vem na factura da rede que comprei para as caturras)

Há por aí alguém que tenha experiência com hamster sírios em gaiolas de rede galvanizada?
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quinta fev 06, 2014 1:22 am

Eu usei este tipo de rede para colocar nas minhas caixas na altura em que usava caixas como alojamento, nunca roeram, no entanto por vezes de tanto roerem eles podem conseguir de facto partir a grade.

Quando estive numa loja vi umas mais grossas de facto, só não lhe sei é dizer o nome. :?
sergiofrpe
Membro
Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm

quinta fev 06, 2014 8:20 pm

Utilizei rede galvanizada na parte da frente das gaiolas que fiz para as minhas chinchilas e mesmo que vão lá roer, logicamente não conseguem quebrar.
Pelos menos as não as minhas que têm dentes e não alicates :lol: :lol:

Tendo em conta que a mandibula da chinchila é bem mais forte que a dos hamsters, podes ficar tranquilo quanto a isso. 8)
sportinguista
Membro Veterano

terça fev 11, 2014 4:08 pm

Eu confesso que não conheço muito de sírios, mas esta menina já descascou a tinta da gaiola onde está e a dona está mesmo preocupada em saber se a rede aguenta :?

Um sírio tem uma capacidade de roer grades inferior aos ratz? Tenho visto gaiolas em rede para ratz, a minha dúvida é: se aguenta um ratz, aguenta um sírio?
CristinaFrr
Membro Veterano

terça fev 11, 2014 6:09 pm

Não subestimem os hamsters por serem pequenos, acreditem, eu já ouvi e vi coisas fora do normal, incluindo Sírios que fizeram buracos nas paredes.

No entanto, se o hamster tiver gaiola adequada (pelo menos 80cm x 40cm para Sírios se não tiver andares ou pelo menos 60cm x 40cm com mais dois andares grandes caso tiver andares), brinquedos, coisas para roer e se distrair, um ambiente calmo que não lhe cause stress, ele mal irá roer, nenhum dos meus roem, a maioria dos problemas vem das gaiolas muito pequenas que o pessoal tende a usar aqui em Portugal, que lhes causam muito stress.
sportinguista
Membro Veterano

terça fev 11, 2014 6:45 pm

Isso foi o que eu também expliquei à dona do hamster. A bichinha agora está numa gaiola de 40x40x30 de um andar e com a cama elevada para onde tem de subir por um tubo que mais uns meses e já não cabe. A roda é das pequenas, pelo que nem sobe para lá, claro que passa o tempo acordada a roer as grades :?

Estou a planear uma gaiola de 60x40x40, com 3 andares e possivelmente uma caixa de arrumação com aparas de madeira para fazer túneis e escavar à vontade, penso que assim ela já anda mais entretida para não roer tanto as grades...
CristinaFrr
Membro Veterano

terça fev 11, 2014 7:17 pm

Sim, é necessária bastante insistência da parte do hamster para partir a grade e se estiver tudo em ordem, é muito improvável que vá ocorrer.

Pois, o tamanho está pequeno para um Sírio, é normal que o hamster se sinta stressado, basicamente não há espaço para brinquedos nem nada, ainda por cima sem roda, o brinquedo mais importante.

O tamanho que deseja fazer parece-me bem, no IKEA têm caixas com cerca de 70cm, se não me engano, são óptimas para isso, o que algumas pessoas fazem, que não sei se é o que já irá fazer, é colocar a gaiola por cima da caixa para as juntar e não através de tubos, acho bem melhor assim.
Eu fiz isso com duas gaiolas para o meu Anão Russo, uma de 94cm x 50cm e uma de 65cm x 40cm, o resultado foi o seguinte:

Imagem

Ele é louco pela gaiola, adora correr de um lado para o outro, de escalar para a gaiola de cima, enfim, acho que ficou mais feliz do que estava na antiga caixa de 80cm. :D
sportinguista
Membro Veterano

terça fev 11, 2014 7:49 pm

Uau, essa gaiola ficou um espectáculo!

A minha ideia inicial era de fazer isso mas com um aquário. Ficava o aquário em baixo e gaiola em cima, mas há uma grande limitação de espaço onde está a hamster e as medidas que estou a planear fazer é mesmo o máximo de espaço que posso usar.
CristinaFrr
Membro Veterano

terça fev 11, 2014 7:51 pm

Por acaso a que se vê aí ao lado é assim, gaiola e aquário, mas já comprei feita, é da Skyline.
Vai ficar óptimo mesmo com os 60cm x 40cm, visto os andares que irá ter, força com isso. :D
sportinguista
Membro Veterano

terça fev 11, 2014 9:13 pm

CristinaFrr Escreveu:Por acaso a que se vê aí ao lado é assim, gaiola e aquário, mas já comprei feita, é da Skyline.
Vai ficar óptimo mesmo com os 60cm x 40cm, visto os andares que irá ter, força com isso. :D
Agora é que reparei!

Ainda não desisti de fazer uma gaiola com o aquário, mas não estou a conseguir encontrar a peça onde a grade encaixa no vidro. Por acaso sabe onde posso encontrar isso, ou é uma peça exclusiva dessa gaiola?
CristinaFrr
Membro Veterano

terça fev 11, 2014 10:04 pm

Já vieram com tudo, foi só preciso montar.

Imagem

Aqui uma fotografia antes de adicionar feno e brinquedos, têm 1m x 50cm x 75cm.
Infelizmente não faço ideia de onde encontrar esse material...
sportinguista
Membro Veterano

quarta fev 12, 2014 4:16 pm

Eu tenho visto fotos dessa gaiola na net, é fantástica!

Foi numa dessas fotos que vi o detalhe do encaixe e ando a correr as lojas de bricolage para ver encontro, mas não está fácil.

A dona do hamster ainda não está totalmente convencida, não sei que mais lhe hei-de dizer. Acho que só mostrando provas de um hamster sírio numa gaiola de rede há mais de um mês é que ela se convence :roll:
Responder

Voltar para “Exóticos”