bom dia a todos
Para quem nunca teve gatos na vida,talvez seja uma aventura adoptar um gato que é especial, devido a u atropelamento, arrasta as patas traseiras,embora tenha alguma sensilibidade numa, e a cauda abana, faz as necessidades normalmente é um gato normal.
Pois bem resolvi fazer este tópico por duas razoes preciso que alguém me de conselhos,porque estou completamente a nora e não faço a mínima os seus comportamentos, ou seja, quero saber lidar com ele sem que haja conflitos e também porque ontem fui ve lo e agora estou na fase de ponderação,ou seja pensar bem e ver bem os pros e os contras. alem disso tenho 2 crianças em casa, e por vezes não sei se vou conseguir tar a vigiar o gato com a criança mais velha,porque tenho um bebe de colo, esse é o meu maior receio.
gostaria de saber se possivelmente o adoptar
- o que fazer quando o trouxer para casa? quais as atitudes que devo tomar?
- sera uma fácil adaptação, visto que já ta a um ano numa boxe duma clinica e so tem contacto com essas pessoas?
- em que lugar se deve por a comida e o wc, na mesma divisão ou pode ser em divisões separadas?
- como é o dia-a dia de um gato? o seu comportamento? como sabemos se ele ta chateado ou feliz? se quer festas ou não?
se alguém me pudesse dar umas luzes ficaria grata,pois se tomar essa decisão,quero que seja de forma consciente e não só de coraçao
possivel adopçao de um gato com deficiencia
Moderador: mcerqueira
Primeiro que tudo quero congratulá-la por estar sequer a pensar tomar essa decisão... não é algo comum, pois já é difícil os gatinhos sem deficiência arranjarem dono, quanto mais os outros...!
Depois, posso dizer-lhe por experiência própria que são os animais mais dedicados, precisamente por terem essa "fragilidade".
Também já tive 1 que arrastava as patinhas de trás...Passado 1 tempo, e com a orientação da vet, para que a coluna não ficasse mais deformada e para melhorar a qualidade de vida dele, adquiri um género de "cadeira de rodas" que suportava as patas de trás...posso dizer-lhe que após a adaptação ele até corria e brincava...!!! Pode sempre informar-se com o vet sobre esta opção.
Em relação a saber quando ele está feliz ou não, acredite que irá perceber pelo comportamento dele...terá obviamente que ter muita paciência e dedicação...
Como tem 2 crianças pequenas é claro que irá ser mais difícil pois terá que fazer 1 esforço acrescido para dar atenção aos 3... e terá que ter cuidado com os comportamentos, dos seus meninos, principalmente do mais velhinho... no entanto acredito que o facto de, se realmente tiver essa possibilidade, dar 1 casa e atenção a este menino irão ser experiências muito gratificantes...!
Não tenho como responder-lhe se faz bem ou mal, uma vez que terá que avaliar se tem essa disponibilidade... o que lhe posso dizer é que, se realmente conseguir adoptá-lo e dar-lhe a atenção especial que ele irá precisar, terá com certeza 1 amigo para a vida!!!
Boa sorte
P.S.: Em relação às suas questões, os gatos geralmente não gostam de ter a comida e o wc perto 1 do outro, pela presença de possíveis cheiros desagradáveis.
O dia-a-dia dos gatos, geralmente é dormir de dia e "xatear" os donos à noite!!!
Felizmente, todos os que agora tenho em casa dormem também a noite toda comigo na cama...até tenho dificuldade em mexer-me uma vez que a cama chega a ser mais deles que minha!!!
Desde que tenha paciência e o deixe adaptar-se ao novo ambiente, penso que correrá tudo bem... poderá tentar esconder-se nos 1ºs dias, mas tudo passa e se resolve com carinho e 1as latinhas de vez em quando!!!

Depois, posso dizer-lhe por experiência própria que são os animais mais dedicados, precisamente por terem essa "fragilidade".
Também já tive 1 que arrastava as patinhas de trás...Passado 1 tempo, e com a orientação da vet, para que a coluna não ficasse mais deformada e para melhorar a qualidade de vida dele, adquiri um género de "cadeira de rodas" que suportava as patas de trás...posso dizer-lhe que após a adaptação ele até corria e brincava...!!! Pode sempre informar-se com o vet sobre esta opção.

Em relação a saber quando ele está feliz ou não, acredite que irá perceber pelo comportamento dele...terá obviamente que ter muita paciência e dedicação...
Como tem 2 crianças pequenas é claro que irá ser mais difícil pois terá que fazer 1 esforço acrescido para dar atenção aos 3... e terá que ter cuidado com os comportamentos, dos seus meninos, principalmente do mais velhinho... no entanto acredito que o facto de, se realmente tiver essa possibilidade, dar 1 casa e atenção a este menino irão ser experiências muito gratificantes...!
Não tenho como responder-lhe se faz bem ou mal, uma vez que terá que avaliar se tem essa disponibilidade... o que lhe posso dizer é que, se realmente conseguir adoptá-lo e dar-lhe a atenção especial que ele irá precisar, terá com certeza 1 amigo para a vida!!!
Boa sorte

P.S.: Em relação às suas questões, os gatos geralmente não gostam de ter a comida e o wc perto 1 do outro, pela presença de possíveis cheiros desagradáveis.
O dia-a-dia dos gatos, geralmente é dormir de dia e "xatear" os donos à noite!!!

Desde que tenha paciência e o deixe adaptar-se ao novo ambiente, penso que correrá tudo bem... poderá tentar esconder-se nos 1ºs dias, mas tudo passa e se resolve com carinho e 1as latinhas de vez em quando!!!

refere que o animal em causa é deficiente devido a um atropelamento. mas é....um gato. um gato como os outros com algumas limitações.annis Escreveu: alem disso tenho 2 crianças em casa, e por vezes não sei se vou conseguir tar a vigiar o gato com a criança mais velha,porque tenho um bebe de colo, esse é o meu maior receio. há aqui quem tenha gatos e filhos e netos...melhor que eu o poderão aconcelhar....
gostaria de saber se possivelmente o adoptar
- o que fazer quando o trouxer para casa? quais as atitudes que devo tomar?
- sera uma fácil adaptação, visto que já ta a um ano numa boxe duma clinica e so tem contacto com essas pessoas? isso depende de vós e do gato....mas, é muito provável que no inicio o animal se esconda. deixe-o ...ele irá cheirando e conhecendo a casa quando vocês estiverem ou fora ou a dormir. uma boa maneira de interagir com gato é falar com eles sempre no mesmo tom e repetindo o nome dele (tal qual como se faz com os bébés). pense que o animal está num espaço estranho, rodeado de cheiros estranhos e com pessoas que não conhece....de-lhe espaço e tempo.
- em que lugar se deve por a comida e o wc, na mesma divisão ou pode ser em divisões separadas? eu tenho na cozinha. liteira, agua e comida em locais separados. sendo um animal deficiente (imagino que não consiga saltar para cima dos móveis) ponha ambas as tijelas (de metal) no chão. quando o trouxer, ponha a transportadora na divisão onde estiverem a liteira, agua e comida, feche a porta e deixe-o sair por ele....
- como é o dia-a dia de um gato? o seu comportamento? como sabemos se ele ta chateado ou feliz? se quer festas ou não? LOL....ele se encarregará de a esclarecer...um gato, e isto dependerá da idade, e um animal que dorme cerca de 14 / 16 horas por dia. um gato infeliz isola-se e não interage com ninguém. um gato feliz, passeia, cheira, dá marradinhas, ronrona, come, bebe e brinca....
se alguém me pudesse dar umas luzes ficaria grata,pois se tomar essa decisão,quero que seja de forma consciente e não só de coraçao
possívelmente não saltará para cima da mobilia nem tentará sair pelas janelas...o que pode ser um alivio!