2 questões..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

quinta fev 27, 2014 11:47 am

Vamos lá ver se alguém me ajuda com estas duas dúvidas:
1º- os meus dois cães, estes 3 últimos dias, digamos que andam demasiado agressivos um com o outro, de manhã pegam-se sempre, o Afonso sempre foi um daqueles cães que teêm "a mania" que são maus, e de tempos a tempos lá se joga ao Samuel, mas chegam a passar-se muitos meses sem que nada aconteça...ora 3 dias 3 pegas, é demais :o ...já vi em algum sitío que BARF pode deixar os cães com os instintos mais apurados, como se ficassem mais "selvagens"...será verdade? Esta alimentação é muito recente cá em casa...e não dou todos os dias, em média dou umas 3 vezes por semana.
2º- O Afonso é um cão que não bebe muita água, e os cócós são sempre muito duros, já teve problemas por causa disso, não fazia mesmo nada. A veterinária disse para lhe dar uma ração rica em fibra, mas não me indicou nenhuma...na altura que ele teve o problema cheguei até a dar-lhe (por indicação da vet.) all bran misturado na ração, mas ele não gosta...alguém me sabe dizer uma ração que seja bastante rica em fibras? Ele adora comer couve, cenoura, bróculos e de vez em quando dou-lhe mas ontem e hoje como ele fez pouco cócó, achei melhor dar-lhe Laevolac, foi prescrito pela vet. e tenho em casa. Mas não quero estar sempre a dar-lhe medicação.
Tinha-me esquecido...não pode ser de frango e arroz, o Afonso é alérgico.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta fev 27, 2014 12:02 pm

Bom Dia...

Já equacionou o facto de serem... dois machos?

Não acredito que tenha a ver com o Barf...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Elianarags
Membro Veterano
Alexa,Frederico.

quinta fev 27, 2014 12:09 pm

fontedasbicas Escreveu:Bom Dia...

Sim acredito que também tem a ver com isso, e em breve serão os 2 castrados, estou apenas á espera de poder fazê-lo aos 2 no mesmo dia (não é muito barato, 2, e um deles com 40kg vai ficar em quase 300€) mas antes do Verão irão de certeza. O que me estranha é que já vivem juntos há 7 anos, e ainda que de vez em quando lá houvesse um problemita (nunca se magoaram é mais "histerismo" que outra coisa) 3 vezes em 3 dias...não é normal :o
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta fev 27, 2014 1:28 pm

Castracao em cao adulto nao modifica a agressividade, se for castrar só por isso duvido que resolva alguma coisa.

Se o Afonso gosta assim tanto de couves, cenouras, etc., porque nao dar-lhe isso, em vez de procurar uma racao especial?
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta fev 27, 2014 2:14 pm

Elianarags Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:Bom Dia...

... e em breve serão os 2 castrados, estou apenas á espera de poder fazê-lo aos 2 no mesmo dia (não é muito barato, 2, e um deles com 40kg vai ficar em quase 300€) mas antes do Verão irão de certeza. ... :o
E acha que castrando, resolve o problema?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta fev 27, 2014 2:55 pm

Procure descobrir o que está a causar essas lutas, veja se nenhum dos dois está desconfortável, com dor, se alguma coisa mudou nos hábitos, nomeadamente a forma como os alimenta.
Não me parece muito sensato estar a sujeitar dois cães, que já não são propriamente novos, a uma cirurgia que não garante a resolução do problema.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

quinta fev 27, 2014 3:29 pm

Eu sou adepta da castração em dois casos:
Controlo da natalidade e prevenção/eliminação de tumores malignos ou outras complicações no sistema reprodutor.
Tive uma cadela que morreu com uma piómetra fechada aos 7 anos de idade (não foi detetada a tempo), e desde aí que tudo o que for fêmeas cá em casa é castrada para prevenir isso de acontecer novamente. Já os machos, depende da situação (idade, saúde, condição física, etc), pois geralmente qualquer problema nos órgãos reprodutores masculinos é facilmente detetável com revistas diárias ao animal. No entanto, como sempre tive animais machos e fêmeas em convivência constante, sempre castrei todos os meus animais.

Seguindo:
Se os seus cães não convivem diariamente com cadelas e não aparentam sinais de tumores ou complicações clínicas relacionadas com os genitais, deixe-os estar, especialmente já tendo essas idades. Embora seja um procedimento simples, especialmente em machos, o que poderá correr mal será relativamente à anestesia. Há animais que reagem muito mal à mesma durante e/ou após as cirurgias.

A castração não irá resolver o problema da agressividade e a dieta crua também não propicia esse comportamento.
Não sei se tem possibilidades para dar todos os dias BARF, mas era o ideal, pois comida crua e ração ao mesmo tempo não fazem nada bem ao sistema digestivo... têm tempos de digestão muito diferentes, por isso é que se sugere que a dieta BARF ou PMR seja mudada de um dia para o outro, nunca se faz transição gradual, nem nunca se dá BARF num dia, ração no outro, porque isso só vai confundir o organismo dos cães.

Será que eles poderão estar mais reativos um com o outro por terem dores de estômago ou má disposição geral por causa da dieta que estão a ter? Não sei. O melhor seria mesmo optar por dar ou apenas ração, ou apenas cru. É o melhor para eles. ;)
Elianarags
Membro Veterano
Alexa,Frederico.

quinta fev 27, 2014 3:51 pm

Obrigada a todos pelas respostas.
Em primeiro lugar a castração não se deve a problemas comportamentais, a veterinária disse que seria necessário para o Afonso por ter a próstata aumentada, e como já tem 8 anos a tendência é piorar. E como não me parece bem castrar um e o outro não... serão os dois. Ou será que não faz diferença? Sinceramente não sei, nunca tive os cães castrados, os gatos sim, mas como não tenho cadelas não me pareceu necessário.
Quanto aos hábitos, não mudou nada...so mesmo a comida :o Nenhum deles me parece estar desconfortável com nada, o agressivo é o Afonso, o Samuel nunca atacou o Afonso. Hoje não se pegaram...mas vou continuar atenta.
Quanto a ração, eu ate posso dar os legumes todos os dias, mas não sei se ele come o suficiente, é um cão pequeno 7kg...come um pouco de cenoura, mas não a come inteira :o
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

quinta fev 27, 2014 4:32 pm

Elianarags Escreveu:Obrigada a todos pelas respostas.
Em primeiro lugar a castração não se deve a problemas comportamentais, a veterinária disse que seria necessário para o Afonso por ter a próstata aumentada, e como já tem 8 anos a tendência é piorar. E como não me parece bem castrar um e o outro não... serão os dois. Ou será que não faz diferença? Sinceramente não sei, nunca tive os cães castrados, os gatos sim, mas como não tenho cadelas não me pareceu necessário.
Quanto aos hábitos, não mudou nada...so mesmo a comida :o Nenhum deles me parece estar desconfortável com nada, o agressivo é o Afonso, o Samuel nunca atacou o Afonso. Hoje não se pegaram...mas vou continuar atenta.
Quanto a ração, eu ate posso dar os legumes todos os dias, mas não sei se ele come o suficiente, é um cão pequeno 7kg...come um pouco de cenoura, mas não a come inteira :o
Nesse caso faz bem em castrar o Afonso. Será por causa desse problema que ele mudou o comportamento? Só vendo depois da castração a ver se muda algo. Se o outro cão não apresenta nenhum problema, eu apenas castraria se quisesse prevenir futuros problemas (como o do Afonso), e tudo dependendo do seu estado de saúde geral :)

O BARF envolve carne crua e vegetais, ou seja, ou dá só ração e mais nada (pode usar pequenas quantidades de vegetais como treats, já que ele gosta :D) ou dá a carne crua + os vegetais nas doses recomendadas para um cão do tamanho (peso) dele.

Na dieta PMR (na qual só se dá carne - 80%, ossos -10% e órgãos -10%) , a dose diária é geralmente 2 a 3% do peso corporal do cão :) Não sei se ajuda ou não para ter noção do quanto deve dar em BARF, já que engloba vegetais... não faço ideia quais serão as proporções :s Mas pesquise para estar mais descansada ;)
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta fev 27, 2014 7:47 pm

Qual é a idade dos dois?

Pode estar relacionado com questões de hierarquia ou falta de exercício/atividades.
Elianarags
Membro Veterano
Alexa,Frederico.

sexta fev 28, 2014 1:23 pm

0Janita0 Escreveu:
Elianarags Escreveu:Obrigada a todos pelas respostas.
Nesse caso faz bem em castrar o Afonso. Será por causa desse problema que ele mudou o comportamento? Só vendo depois da castração a ver se muda algo. Se o outro cão não apresenta nenhum problema, eu apenas castraria se quisesse prevenir futuros problemas (como o do Afonso), e tudo dependendo do seu estado de saúde geral :)

O BARF envolve carne crua e vegetais, ou seja, ou dá só ração e mais nada (pode usar pequenas quantidades de vegetais como treats, já que ele gosta :D) ou dá a carne crua + os vegetais nas doses recomendadas para um cão do tamanho (peso) dele.

Na dieta PMR (na qual só se dá carne - 80%, ossos -10% e órgãos -10%) , a dose diária é geralmente 2 a 3% do peso corporal do cão :) Não sei se ajuda ou não para ter noção do quanto deve dar em BARF, já que engloba vegetais... não faço ideia quais serão as proporções :s Mas pesquise para estar mais descansada ;)
Bem vou então optar por só castrar o Afonso, para já, o Samuel não tem nenhum problema físico.
E quanto a comida, por agora consigo fazer barf, e parece-me melhor para eles, no Verão será mais complicado (por causa do trabalho)...mas depois logo vejo. Ontem e hoje não houve lutas...talvez tenha sido só uma fase!
Elianarags
Membro Veterano
Alexa,Frederico.

sexta fev 28, 2014 1:25 pm

Ressa Escreveu:Qual é a idade dos dois?

Pode estar relacionado com questões de hierarquia ou falta de exercício/atividades.
Afonso tem 8, e o Sam tem 7 anos. Quanto a hierarquia o Afonso tem a mania que manda em toda a gente :wink: ...todos os dias dão um passeio ao fim do dia, e também tenho bastante espaço exterior.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta fev 28, 2014 2:04 pm

Com essas idades vai ter que controlar, após a castração, muito bem o peso.

O meu velhote, num mês, transformou-se numa bola de basquete. E o pior é que exercício a sério está fora de causa (problemas cardíacos graves) e não tarda nada estou-lhe a dar 1 bolinha de ração por dia. :)

Eu bem o faço andar, mas a única coisa que consigo é chateá-lo e pôr-lhe a língua num bonito tom de lilás.
Elianarags
Membro Veterano
Alexa,Frederico.

sexta fev 28, 2014 8:27 pm

WaterMonitor Escreveu:Com essas idades vai ter que controlar, após a castração, muito bem o peso.

O meu velhote, num mês, transformou-se numa bola de basquete. E o pior é que exercício a sério está fora de causa (problemas cardíacos graves) e não tarda nada estou-lhe a dar 1 bolinha de ração por dia. :)

Eu bem o faço andar, mas a única coisa que consigo é chateá-lo e pôr-lhe a língua num bonito tom de lilás.
Com o Samuel isso seria com certeza um problema, sendo um labrador e já com 40kg...mas o Afonso ate não come muito, de qualquer maneira tenho que ficar atenta!
Responder

Voltar para “Cães”