Praia grande em Sintra pelas 15h, eu, a minha cara metade e o meu Sparky fomos dar um passeio. Como por vezes é habitual, à sempre um cão que nos faz companhia durante o passeio, o que até é bom para o Sparky.
No final, pelas 18h voltamos à origem e esperávamos que o cão fosse à sua vida e para casa comer qq coisita ou seguir outro cão ou outra pessoa. Mas, não. Fomos para o carro e ele atrás. Entramos no carro e ele à espera. Arrancamos com o carro e ele vai a correr à nossa frente e se parávamos ficava à espera. Um carro da GNR estava a passar no sentido contrário e abrandou, olhou para o cão e arrancou. É sempre bom, ver pessoas responsáveis a cumprir o seu papel.
Saímos do carro e fomos tentar descobrir o dono. Perguntamos a algumas pessoas e afirmaram que o cão costumava andar naquela zona mas, não sabiam de quem era.
Fomos até uma zona em que existem vivendas e lá uma vizinha do dono do cão dizemos para não nos preocuparmos que ele voltava. Depois de alguma insistência, lá mandou o cão para casa mas, dono nem vê-lo.
Porque esta mania de deixar os cães a andar na rua sem preocupação e como se fosse tudo muito normal?!?!?
Se o cão nos seguisse e se ficássemos com ele ou se fosse atropelado? E se num fim de semana, com a praia cheio de gente, o cão na brincadeira derruba uma pessoa? Quem era o responsável? No entanto, parece que para a maior parte das pessoas é tudo muito normal!!
Fim de semana
Moderador: mcerqueira
Se a GNR andasse a recolher todos os cães que vê na rua não faziam outra vida, além disso não é a eles que compete por norma andar a recolher cães abandonados.É sempre bom, ver pessoas responsáveis a cumprir o seu papel.
Quanto ao resto, falta de civismo sempre grassou em Portugal, não é novo nem de agora, e a tendência, com a crise, é para piorar.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Sim é verdade mas, podia comunicar às entidades competentes como a câmara municipal e para além disso, o cão estava no meio da estrada à frente do meu carro e correndo o risco de ir para a outra faixa onde estavam a passar carros. Como GNR, tinha a obrigação de parar e retirar o cão da estrada como forma e evitar acidentes e estabelecer a circulação.
não, não têm. Até porque não possuem equipamento recolher canídeos. Nos países civilizados já há entidades compententes para isso. Não é o caso de Portugal. Em Portugal muito na teoria existe o SEPNA, e temos de ser nós a contactá-los.Ressa Escreveu:Sim é verdade mas, podia comunicar às entidades competentes como a câmara municipal e para além disso, o cão estava no meio da estrada à frente do meu carro e correndo o risco de ir para a outra faixa onde estavam a passar carros. Como GNR, tinha a obrigação de parar e retirar o cão da estrada como forma e evitar acidentes e estabelecer a circulação.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Quando perante uma situação em que pode ocorrer um acidente por existir um animal na via publica, podendo ocorrer danos físicos e materiais para quem circula na via, qualquer autoridade tem a obrigação de agir. Nem que seja chamar apoio ou neste caso o SEPNA.
Mesmo que não "pudesse" retirar o animal da via publica, poderia ter parado o transito ou coordenar a circulação de forma a evitar acidentes.
Em vez, de abrandar, ver o espetáculo e seguir caminho.
Tendo em conta o número de pessoas que se encontrava na praia e a sendo uma hora que existia bastante movimento, tendo em conta que as pessoas já estavam a regressar a casa, poderia ter havido algum acidente.
Mesmo que não "pudesse" retirar o animal da via publica, poderia ter parado o transito ou coordenar a circulação de forma a evitar acidentes.
Em vez, de abrandar, ver o espetáculo e seguir caminho.
Tendo em conta o número de pessoas que se encontrava na praia e a sendo uma hora que existia bastante movimento, tendo em conta que as pessoas já estavam a regressar a casa, poderia ter havido algum acidente.