Fim de semana

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda mar 24, 2014 3:45 pm

Praia grande em Sintra pelas 15h, eu, a minha cara metade e o meu Sparky fomos dar um passeio. Como por vezes é habitual, à sempre um cão que nos faz companhia durante o passeio, o que até é bom para o Sparky.

No final, pelas 18h voltamos à origem e esperávamos que o cão fosse à sua vida e para casa comer qq coisita ou seguir outro cão ou outra pessoa. Mas, não. Fomos para o carro e ele atrás. Entramos no carro e ele à espera. Arrancamos com o carro e ele vai a correr à nossa frente e se parávamos ficava à espera. Um carro da GNR estava a passar no sentido contrário e abrandou, olhou para o cão e arrancou. É sempre bom, ver pessoas responsáveis a cumprir o seu papel.

Saímos do carro e fomos tentar descobrir o dono. Perguntamos a algumas pessoas e afirmaram que o cão costumava andar naquela zona mas, não sabiam de quem era.
Fomos até uma zona em que existem vivendas e lá uma vizinha do dono do cão dizemos para não nos preocuparmos que ele voltava. Depois de alguma insistência, lá mandou o cão para casa mas, dono nem vê-lo.

Porque esta mania de deixar os cães a andar na rua sem preocupação e como se fosse tudo muito normal?!?!?
Se o cão nos seguisse e se ficássemos com ele ou se fosse atropelado? E se num fim de semana, com a praia cheio de gente, o cão na brincadeira derruba uma pessoa? Quem era o responsável? No entanto, parece que para a maior parte das pessoas é tudo muito normal!!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda mar 24, 2014 3:49 pm

É sempre bom, ver pessoas responsáveis a cumprir o seu papel.
Se a GNR andasse a recolher todos os cães que vê na rua não faziam outra vida, além disso não é a eles que compete por norma andar a recolher cães abandonados.
Quanto ao resto, falta de civismo sempre grassou em Portugal, não é novo nem de agora, e a tendência, com a crise, é para piorar.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Ressa
Membro Veterano

segunda mar 24, 2014 4:12 pm

Sim é verdade mas, podia comunicar às entidades competentes como a câmara municipal e para além disso, o cão estava no meio da estrada à frente do meu carro e correndo o risco de ir para a outra faixa onde estavam a passar carros. Como GNR, tinha a obrigação de parar e retirar o cão da estrada como forma e evitar acidentes e estabelecer a circulação.
Charlie2
Membro Veterano

segunda mar 24, 2014 5:34 pm

Ressa Escreveu:Sim é verdade mas, podia comunicar às entidades competentes como a câmara municipal e para além disso, o cão estava no meio da estrada à frente do meu carro e correndo o risco de ir para a outra faixa onde estavam a passar carros. Como GNR, tinha a obrigação de parar e retirar o cão da estrada como forma e evitar acidentes e estabelecer a circulação.
não, não têm. Até porque não possuem equipamento recolher canídeos. Nos países civilizados já há entidades compententes para isso. Não é o caso de Portugal. Em Portugal muito na teoria existe o SEPNA, e temos de ser nós a contactá-los.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Ressa
Membro Veterano

segunda mar 24, 2014 10:32 pm

Quando perante uma situação em que pode ocorrer um acidente por existir um animal na via publica, podendo ocorrer danos físicos e materiais para quem circula na via, qualquer autoridade tem a obrigação de agir. Nem que seja chamar apoio ou neste caso o SEPNA.

Mesmo que não "pudesse" retirar o animal da via publica, poderia ter parado o transito ou coordenar a circulação de forma a evitar acidentes.
Em vez, de abrandar, ver o espetáculo e seguir caminho.

Tendo em conta o número de pessoas que se encontrava na praia e a sendo uma hora que existia bastante movimento, tendo em conta que as pessoas já estavam a regressar a casa, poderia ter havido algum acidente.
Charlie2
Membro Veterano

segunda mar 24, 2014 11:42 pm

ok, tá bem :)
Ressa
Membro Veterano

terça mar 25, 2014 1:08 pm

Fiquei um pouco revoltado pela situação, com o GNR mas, mais ainda com o dono que não se preocupa minimamente com o que pode acontecer com o seu cão.
Responder

Voltar para “Cães”