TheOne Escreveu:Melhor que isso, montem-se numa bicicleta, trela à cintura, e deixem-nos puxar!!!

A última vez que tentei essa proeza espatifei a bicicleta e estatelei-me no chão para não atropelar a cadela
Como eu disse acima e digo a toda a gente a quem recomendo estes arneses, é apenas um instrumento e não faz milagres. Se não for complementado com treino ao fim de uns dias o cão está a puxar outra vez.
O que o arnês nos dá é uma oportunidade de recomeçar quase do zero, porque é uma coisa completamente diferente para o cão e dá-nos uma janela de receptividade ao treino maior.
Eu gosto mais do arnês pela segurança que me dá e pelas várias utilidades que tenho descoberto para ele. Se a cadela puxar para trás quando se assusta, é mais difícil soltar-se do arnês do que da coleira.
Quando vamos a subir é fantástico para nos agarrarmos ao cão para que nos puxe rampa acima!

(eu criei um comando específico para ela puxar

) e é uma base de suporte excelente para máscaras de carnaval!

E acima de tudo é muito fácil de por e tirar, coisa que alguns peitorais não são!
Mas isto sou eu, que não posso arriscar usar uma coleira na cadela e não gosto dos peitorais cuja trela prende atrás, pois perde-se muito o controlo do cão. Outra coisa que se tem feito, para quem já tem peitorais e não quer investir neste arnês, é prender a trela à argola da frente do peitoral (há uns modelos novos que não dão para fazer isto). O efeito é quase o mesmo, mas como não foi desenhado para ser usado dessa maneira não sei qual é o "comportamento" dos materiais neste caso, principalmente com cães maiores
Resumindo e baralhando, seja qual for o "instrumento" que se utilize, nenhum funciona sem treino por trás