Dicas - Gatinha pela 1ª vez

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ziva2011
Membro
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

terça mai 13, 2014 12:24 pm

Boa tarde a todos,

pela 1ª vez na minha vida entro no mundo dos gatos!

O meu marido já teve vários, eu é que fui sempre "dos cães". Neste momento adoptámos uma "menina", a Becas, com cerca de 5 semanas (pela conversa do vet e pelo nível de desenvolvimento que apresenta).

Está a comer Hills AD (paté/mousse). Já faz alguns xixis sozinha, mas ainda precisa de alguma estimulação.

As dúvidas:

Será boa altura para a introduzir ao seu wc? Qual a melhor areia para os gatinhos?

E como habituá-la a isso?

Rações......UI....pela experiência de cães as rações são um mundo!!!!

Assim pergunto: o que deve ter e o que não deve ter uma boa ração?

Qual a aconselhada, ou pela vossa experiência quais as melhores?

Devo comprar já uns arranhadores e brinquedos, certo?

Muito obrigada pela ajuda.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 13, 2014 4:05 pm

Boa tarde.

Aqui lhe deixo um artigo meu em que talvez possa encontrar conselhos úteis:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103

Boa sorte e se tiver alguma dúvida, exponha-a.
Faço votos para que se torne uma "felinodependente" :wink: :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ziva2011
Membro

quarta mai 14, 2014 10:34 am

Agradeço as vossas dicas.

Neste momento tudo é bem vindo!

A Becas é tãaaaooooo querida. Come bem, já faz xixi e cocó sozinha! :D

Os miúdos andam loucos com ela. Coloquei a transportadora a fazer de cama (para já) e dentro do "parque" que usei para as minhas cadelas quando eram bebés. Assim a Becas está protegida dos meus filhotes e das minhas grandes cadelas (que cheiram....cheiram....e cheiram....) se bem que a minha loba cão lobo checo deita a unharra à grade.....mas a abanar o rabo de felicidade, é uma cadela que se dá com todas as pessoas e com todos os animais....tem é que se habituar.... :lol:

A Becas brinca e está muito activa. O que me deixa muito satisfeita! Estou a dar conta do recado.

Hoje já vou comprar a areia/aglomerado.

Mas continuo com uma dúvida: quando começar a dar ração seca? (Agora é paté/mousse) da Hills A/D - animais em convalescença.

Mantenho a hills?! E a gama?!

Ai....cães ou gatos...mas as rações são uma dor de cabeça!

Obg mais uma vez.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mai 14, 2014 1:22 pm

Boas.

Desfaça a ração seca, própria para Kittens, numa picadora, até a reduzir a pó. Pode até triturar uma quantidade considerável para futuras refeições, desde que guarde o pó da ração, num recipiente bem fechado e em local seco. Depois é só ir retirando desse recipiente o suficiente para a mistura, com água mineral, que irá fazer para cada refeição do gatinho. Coloque a pápa num pires. Para gatinhos não desmamados, aprendem melhor a comer por eles se lhe colocar a paparoca num pires.
Ainda, deve ter sempre uma taça, não muito funda, preferível até, nessa idade, um pires, com água fresca para a cria ir treinando o acto de beber e poder saciar a sua sede.

" http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103

(…)fazer-lhe uma papa de ração misturando-a com o leite de substituição, mais consistente do que a mistura para biberão e, deixar-lhe à disposição numa tacinha. Esta papa também pode ser feita só com água e ração.
Esta papa não deve estar exposta mais de 2 horas. Além de ter a tendência de ficar muito espessa e ressequida pelo tempo… deteriora.
Para quem tenha de a deixar mais de 2 horas, pode fazê-la com água mineral, sem gás e, ou, água previamente fervida. Também não deve ficar exposta mais de 4 horas.
Além da papa numa taça, deve sempre deixar-lhe ração seca para que a cria se vá acostumando aos pequenos grânulos e aprenda a comer. “

Sobre a ração a dar... todos os que criei sempre me dei bem com a Royal Canin, gama Kitten

A ração para felinos bebés, dever ser sempre duma boa marca e de gama apropriada, a Kitten, ou a babycat que vai desde a idade de 1 Mês até aos 4 Meses.

Aqui lhe deixo mais um artigo meu em que pode encontrar alguns conselhos:

Receber o seu gato no novo Lar
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317

Boa sorte com o piriri.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ziva2011
Membro

quinta mai 22, 2014 11:32 am

Bom dia a todos!

Venho dar notícias da Becas!

Continuamos encantados com ela. Muito esperta...brinca imenso, come ainda melhor ...e usa tão, mas tão bem a caixinha de areia...como disse nunca tive gatos e surpreendo-me com estas coisas! ! AI....quando eram os cachorros...um horror!!! Mas realmente os gatos, nesse aspecto são fantásticos.

Estou a dar-lhe Hills Kitten (ração seca), mas ainda a amoleço. Ela come-a bem e "pede" comida, ou qualquer outra coisa. Mia bastante e lá percebo que há qualquer coisa que sua excelência necessita.....

Não quis estar a dar-lhe outra marca (tinha medo dos "desarranjos").

Estou a tentar conter as crianças....só querem andar com ela ao colo ou a brincar com ela, mas ela deixa-se mexer mas q.b.......

As minhas cadelas adoram-na! A pastora alemã mais contida e mais curiosa....a lobo checo mais "bruta" e amigável.

Gostava que me esclarecessem:

banhos - que champô? E em que idade? (já andei a ler imenso e rio-me a bandeiras despregadas com "determinados" relatos....Já me imagino trancada no wc....com um "terror" pendurado no tecto!!!!!)

Mas a sério...há tanta opinião divergente.....e já vi que aqui há alguns foristas que estão na vida felina há muito tempo, daí pedir a vossa ajuda.

Obg. mais uma vez
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mai 22, 2014 11:40 am

Por norma, os gatos não se sujam e são extremamente cuidadosos com a sua higiene: são "autolimpantes", por assim dizer. Portanto, banho é mais uma coisa com que não precisa de se preocupar no caso dos gatos. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mai 30, 2014 9:50 pm

Tassebem Escreveu:Por norma, os gatos não se sujam e são extremamente cuidadosos com a sua higiene: são "autolimpantes", por assim dizer. Portanto, banho é mais uma coisa com que não precisa de se preocupar no caso dos gatos. :)
Pois.... "por norma" mas eu acrescentaria, "os de apartamento" já que os de quem tenha quintal, ui, ui, "jajuje" :lol: já vou colocar umas "fotitas dos seus afilhados..." no tópico da ninhada... :lol: :lol: :lol:

Ziva2011; já percebi que temos cá mais uma felinodependente... :wink: :lol: :D Faltam fotos para ver a belezura... :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ElisaMiranda
Registado: quinta mai 29, 2014 2:28 pm

sábado mai 31, 2014 12:34 am

Boa noite, Ziva.
Também sou nova com gatos. Sempre tive cães. Agora tenho duas gatinhas.
Bom, vou contar como eh aqui em casa.
Moro em um apartamento de 50m2 e resolvi dar total liberdade para Agnes e Clara. Entao eu dou banho nelas de 15 em 15 dias. Pois elas ficam na cama, no sofá, nas cadeiras, sobem nas mesas etc. Em q lugar que seja seguro para elas.
Eu uso um shampoo próprio para gatos. E finalizo com um litro de água morna com 5 colheres de sopa de vinagre de maçã.
Eu sei que tem gente que eh contra dar banho... Mas as lambidas não protegem os gatos de bactérias, fungos etc. E aqui eh muito pequeno elas ficam em todos os lugares. Ainda tenho lenços umedecidos para bebês sem álcool e perfume para eventualidades.
Ziva2011
Membro

sábado mai 31, 2014 10:21 am

leonildecarvalho Escreveu:
Ziva2011; já percebi que temos cá mais uma felinodependente... :wink: :lol: :D Faltam fotos para ver a belezura... :wink:

Leo
Sim, parece-me bem que sim.... :lol:

Estou mesmo a adorar a experiência.

A pequena já sobe para cima do sofá e lá se aninha....(tão pequena ainda e já o consegue fazer!!!) E à noite sobre pelas pernas do meu marido e vem aninhar-se no peito dele...e lá começam os "ronrons".... :D

Por enquanto ainda utilizo as grades do parque das cadelas, para a "restringir" mais à sala, mas isto só quando está sozinha. Quando estamos anda por toda a casa.

Tudo serve para brincar e rebolar!!!

Assim que possível ponho fotos. Mas adianto já: ela é daquelas cinzentas com riscas pretas....mas é LINDA!!! E tem um olhar curioso, atento....

GOSTO!!!
Responder

Voltar para “Gatos”