Olá a todos.
Tenho uma dúvida na qual ando a matutar há alguns dias... Gostava de saber a vossa opinião, por favor.
Tenho um gato de 6 anos, castrado. Vivemos num apartamento com quintal e ele tem, diariamente, acesso à rua. Vai ao quintal dos vizinhos, dorme no meio dos arbustos, vem a casa comer, beber e dizer um olá, volta para a rua o tempo que lhe apetece, volta novamente a casa, durante a noite passa a maior parte do tempo lá fora... Enfim, está bastante habituado a entrar e sair quando lhe apetece. Normalmente as janelas estão sempre abertas, e quando não estão, ele "bate" à porta e entra.
Daqui a umas semanas vamos sair durante 3 dias e não o podemos levar connosco.
A minha dúvida é: estando ele tão habituado a andar na rua, será que se eu deixar uma janela aberta durante esses 3 dias, para ele poder entrar em casa quando quiser, para comer, beber, circular, etc, será que ele fica por aqui ou será que corro o risco de ele abalar para outro sítio por não ver cá ninguém?
Não acredito que ele abalasse, podendo entrar em casa sempre que quisesse, mas ao mesmo tempo tenho receio e não sei o que fazer...
Agradeço a vossa opinião.
Obrigada.
Gato sozinho em casa com acesso à rua
Moderador: mcerqueira
Penso que se o gato já está tão habituado a essa rotina, não será por três dias que irá desaparecer...
O que pode fazer é pedir a um dos vizinhos/alguém que o conheça da zona, para o ir "vigiando" durante os três dias.
Assim, irá mais descansada se alguém olhar por ele e ele terá na mesma a sua liberdade, como nos outros dias.
O que pode fazer é pedir a um dos vizinhos/alguém que o conheça da zona, para o ir "vigiando" durante os três dias.
Assim, irá mais descansada se alguém olhar por ele e ele terá na mesma a sua liberdade, como nos outros dias.