ZezinhoManel Escreveu:O problema é que o maior recurso que os cães podem ter é a companhia do dono, que deverá ser q.b.p. a estabilidade mental do cão. Um cão pode ter o mundo todo para brincar mas vai preferir brincar ao pé de si.
O Pastor Alemão é um cão muito apegado ao dono, aconselharia mais um Serra da Estrela, Husky.
Peço desculpa, mas é que pelo que disse parece que não criou laços com os animais com quem dorme, porque quem os cria está-se pouco a marimbar para os pelos e travessuras que eles fazem em casa. São opiniões, valem o que valem.
Bom... eu estou a colocar uma questão, e acabo por ter resposta a outras questões. Se alguem que me conhece e que conhece a minha relação com os animais ler isto, vai-se rir, porque estão a descrever situações longe da realidade. Eu bem sei que o que os animais mais querem e precisam é da companhia dos donos. Digo mais: a minha casa foi projectada a pensar na relação com eles, no convivio que é possivel com eles em várias zonas da casa, mesmo sem que lá entrem. Vou proibir a entrada dos animais? Não!
Mas não quero ir trabalhar das 09 as 18 e deixa-los dentro de casa fechados, quando têm cá fora uma imensidão de espaço para brincar e explorar na minha ausência. A ideia será ter dois cães, para companhia e para guarda. Durante estas horas que estarei fora de casa vão obviamente andar cá fora, e por isso têm mesmo que se habituar a estar fora de casa. É melhor deixa-los dentro de casa sozinhos, como acontece num apartamento? Onde acabam por roer isto e aquilo por não terem onde gastar a energia?
Como digo, sempre vivi com animais e sei bem do que precisam. Não vou ser um dono de um cão porque é moda e porque é giro ter um cão, como acontece com quase todos os donos urbanos. Até podia desenvolver este tema, mas não é essa a minha questão.
A questão é que tenho todas as condições para que os animais vivam lá fora, não num canil, mas de forma a poderem livremente socializar conosco. Há pátios em todas as zonas da casa: quartos, cozinha, sala... Posso estar a cozinhar e ter o patas ali ao lado a fazer-me companhia, sem entrar em casa. Posso acordar de manhã e ter o bicho a olhar para mim pela varanda do quarto. Há alpendres, zonas abrigadas, etc.
Terão todas as condições.
Agora, vou trabalhar das 9 as 18h, e os animais vão ficar na rua. Quando chego, não vão entrar com as patas cheias de lama e sujos. Quero deixar claro onde é o espaço deles, e onde é o nosso espaço, e por isso têm que se habituar a viver lá fora. E é lá fora que espero passar muito tempo com eles.
Garanto-vos que nenhum animal fica mal desta maneira. Fica alias bem melhor do que a morar num apartamento fechado onde metade do dia o dono não está em casa.
Carinho e amor nunca faltou e nunca ha-de faltar (aliás, dou-lhes mais a eles do que a maior parte das pessoas).
A minha questão e o que é novidade para mim é precisamente a ideia de criar um cachorro em apartamento, e daqui a 6 meses ter que se habituar a estar fora de casa, ou se seria preferivel habituar desde cachorro a estar na rua (alguns foristas já deram a sua opiniao sobre esta questão). Concordo que possa ser uma transição dificil, e daí questionar se alguem aqui teria esta experiencia para partilhar.
Se a minha ideia fosse desrepeitar os animais ou não lhes dar a atenção que merecem, nem me preocupava com esta questão: ia para a rua quando mudasse de casa, e pronto! Mas quero evitar transtornos se esta for uma situação dificil para eles.