sexta jul 17, 2015 10:59 am
Boas,
Pois Viana não conheço, sou do distrito de Leiria.
Equipamento:
-Filtro externo: 100€-150€(jbl, tetra, eheim)
-CO2: vamos deixar isto para outra ocasião, só para isto andaria na casa dos 200€. Se optar por plantas fáceis não necessita de oxigênio.
-substracto fértil: 1-2cm de altura, calcule o volume que necessita comprimentoxlargurax2/1000 dá a medida em litros os sacos de fertilizante normalmente vem com a medida em litros(aqui já não me recordo bem mas cada saco de 2,5L substrato fica na casa do 10-12€
-substracto inerte: para colocar por cima do fertilizante, aponte para 5-6cm de altura e cobrir toda a área do aquário( normalmente vende-se ao kg e os preços variam imenso, desde 1€/kg a 5/6€ kg)
-Quantas lâmpadas leva a calha de iluminação do aquário? Que tipo são, T8 ou T5? Cada lâmpada pode ir dos 10€ aos 20€ depende do tamanho, tipo e marca
-Testes: Ph, no2, no3 são fundamentais, cada teste custará entre 10 a 20€ depende da marca e do teste em si. Mais tarde poderá para comprar os de fosfatos, ferro e potássio(o de ferro será mais caro, pouco mais de 20€)
-Sinfão: 3€, existem também uns mais caros de 10 a 20€ mas um de 3€ chega e sobra, ou então uma mangueira
-Rede para apanhar os peixes, é barato não me recordo
-Iman para limpeza dos vidros interiores do aquario, custa cerca de 20€ depende do tamanho ou então uma lâmina própria mas tem que ter cuidado ao usar para não riscar o vidro
-Uma pinça e uma tesoura para as plantas(se forem em aço inox o valor é capaz de ir para quase 20€ cada depende muito da marca e da qualidade)
-Rochas: Eu utilizo rocha lousa que apanho da serra da lousã, é uma rocha inerte e não faz mal aos peixes, não me custa nada, mas outro tipo de rochas são vendidas nas lojas da especialidade, vulcânicas, outro tipo de rocha inerte. Tenha cuidado com as rochas calcárias dado que lhe vão subir o ph do aquário, se montar um aquario de água ácida não convém colocar destas.
E de repente não me lembro de mais nada...!