Boxer branco

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mingus
Registado: quarta abr 30, 2003 10:29 pm

terça jan 06, 2004 12:25 pm

Ando há algum tempo à procura de um Boxer branco de preferencia femea. Sei que estes cae nao sao considerados boxer "puros", mas sim deficientes e por isso os criadores os matam logo à nascença, o que acho uma estupidez -1º sao seres vivos na mesma, 2º ha muita gente que nao se importa com a cor.

Se souberem de alguem que queira dar ou vender um, por favor informem.

Obrigado
[email protected]
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

terça jan 06, 2004 12:45 pm

Contacte o cpc e pergutne pela a lista de criadores de boxers atraves do numero 217994790
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça jan 06, 2004 12:48 pm

Não é uma questão de pureza mas de degeneração, os boxer brancos têm maior propensão para doenças e não contibuem para um património genético da raça. Não fazem parte de um futuro de uma raça que se pretende saudável.

A procura por este tipo de "aberração" só vai potenciar a que criadores menos escrupulosos os venham a produzir em detrimento da qualidade da raça.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 06, 2004 2:04 pm

O Boxer branco não é assim tão raro e aparece consistentemente em ninhadas de pais normais, desde que estes tenham marcas brancas provocadas pelo gene piedbal (S). Muitos boxer de exposição bem marcados de branco são uma mistura de S e sw, o que dá 25% de probabilidades de terem filhos brancos swsw (extreme piedbal).

Não são verdadeiros albinos. Nestes há uma total ausência de pigmento devido á incapacidade de produzir melanina pelos melanócitos. São animais de pele rosada e olhos claros. No caso do boxer branco, os melanócitos, durante o desenvolvimento fetal, não migraram para todas as zonas do corpo, ficando algumas zonas brancas no meio de outras pigmentadas. Se a zona despigmentada for o canal auditivo, os nervos auditivos não se formam e o animal torna-se surdo.

A falta de pigmento apenas PODE dar problemas de Surdez e mais raramente problemas oculares. Se os progenitores forem saudáveis, não há motivo para crer que o cachorro branco seja menos saudável que os outros irmão de ninhada.
Como em qualquer cão branco, existe um perigo acrescido de queimaduras solares.

Os primeiros boxers eram brancos, cor bastante comum entre os descendentes de bulldogs. Mais tarde foram preferidos os cães mais pigmentados e banidos os que eram brancos. De qualquer forma, um boxer branco saudável, pode perfeitamente cruzar com um outro boxer pigmentado e dar uma ninhada de cachorros normalmente pigmentados.

Noutras raças ainda se permite este tipo de cor com a mesma origem genética, como é o caso dos bull terrier, dos bulldog americanos, dos dálmata, etc... Pelos vistos o risco de surdez, não é motivo para se deixar de criar estas raças nesta variedade de cor.

Se o clube do boxer achou que a cor deveria ser banida, teve as suas razões, mas acho também não há razão para matar cachorros que na sua maioria são saudáveis, mas que apenas tem uma cor que não é aceite em exposições. Se o criador quiser impedir que os chicos espertos começem a criar estes cães e a vendê-los como raros a preços exorbitantes, pode pura e simplesmente vendê-los já castrados/estrelizados... agora matar.. não concordo!

Este artigo é muito bom, sobre a cor branca e a surdez:

http://www.steynmere.com/DALM_DEAFNESS.html
mingus
Registado: quarta abr 30, 2003 10:29 pm

terça jan 06, 2004 2:25 pm

Obrigado Elsa pelo esclarecimento, uma vez que pelo post do sr. "aberraçao" casadiscaes ficou a sensação que estes animais eram monstros sem direito à vida. Fica tambem a sensação que por este senhor ser ariano ninguém, que não seja raça pura é um degenerado, também sem direito à vida.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 2:50 pm

Quando falo em "aberração" é em termos raciais e de qualidade genética/saude da raça... no cão de raça sou de facto ariano... se não contribui não deve fazer parte, nem se deve reproduzir só porque é moda, pelo que encaro a sua afirmação como um elogio.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 2:52 pm

Quanto ao facto de eu achar que os rafeirinhos não têm direito à vida está muito enganado, agora não compreendo nem aceito que se procurem exemplares de uma reterminada raça com características que os criadores se esforçam à vários anos para eliminar, é o chamado retrocesso.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça jan 06, 2004 3:05 pm

Mingus,

Na minha opinião muito pessoal, não entendeu bem a resposta do casadiscães. É um facto que não se deve matar esses cães (eu tenho um primo meu que tem um, que por acaso não é albino nem surdo... o problema dele é de pele) efoi comprado a um criador.

A questão aqui é que pode achar uma cor muita gira, mas não é uma cor dentro do estalão, isto é, não é um exemplar que contribua para a bia divulgação da raça (sendo ou não para exposição, criação, ou outra coisa qualquer). Tá a perceber? Uma coisa é o Mingus querer um boxer, por acaso deparar-se com um branco, e ficar com ele, mas consciente de que é um exemplar "à margem da lei". Outra coisa é o Mingus andar propositadamente à procura de um.... como sabe à muita cabecinha por aí que só pensa no lucro fácil e não no desenvolvimento de determinada raça.... ...

Esta é aminha opinião, mas penso que traduz o que o casadiscães queria dizer (se não traduzir, é só dizer ;))
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 06, 2004 3:30 pm

mingus Escreveu: Obrigado Elsa pelo esclarecimento, uma vez que pelo post do sr. "aberraçao" casadiscaes ficou a sensação que estes animais eram monstros sem direito à vida. Fica tambem a sensação que por este senhor ser ariano ninguém, que não seja raça pura é um degenerado, também sem direito à vida.
Muito sinceramente não entendi esta agressividade nem os termos depreciativos!!! Particularmente logo à chegada!! Desculpe, mas a mim deixou-me já uma má impressão.

Gostei muito da explicação da Elsa, muito completa e científica, mas a mensagem do 'casadiscaes' é igualmente válida.

Cumprimentos
Paulo C.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça jan 06, 2004 7:26 pm

“O resultado de todo o cruzamento racial é em resumo sempre o seguinte:
• Baixar o nível elevado da raça
• Regressão física e intelectual dando lugar ao começo de doenças lentas mas claramente progressivas”

In “Mein Kampf”, Adolf Hitler (traduzido de uma edição online em inglês)

Peço desde já desculpas se estou a ofender alguém, mas não pude resistir.

Guida
Elsa
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 7:47 pm

olá,

Eu também concordo com o que disse o casadiscães. SE o standard não permite determinadas cores (independentemente das razões) não se deve procurar cruzar exemplares de cores raras ou simplesmente não aceites, como desculpa para ter cães raros, pois o que acontece é que estão-se a introduzir genes indesejáveis no pool genético de uma raça em que os criadores estão-se a debater á tantos anos para erradicar.

É verdade que o que hoje é proibido amanhã pode voltar a ser aceite. É verdade que muitas vezes nem todos os clubes concordam com as cores permitidas, sendo as mesmas proibidas nuns paises e aceites noutros.

Dou-lhe um exemplo: No caso dos caniches, só são permitidas 5 cores sólidas. No entanto existem caniches malhados de branco, malhados de fogo e tricolores... São animais TOTALMENTE saudáveis e no entanto se perguntar a um criador de caniches se concorda em se criar essas cores... ele dir-lhe-á que não! Pois se não é aceite não se deve procurar deliberadamente cruzar estes animais. Tanto mais que muitas vezes esses genes são recessivos e os portadores não são detectados, o que causa muita chatisse quando de repente, começam a aparecer estas cores "indesejáveis" nas ninhadas que se esperavam serem todos de cor Sólida...

Em relação ao Boxer, por acaso não é esse o caso, não é uma cor nova, mas sim uma espécie de acidente com a quantidade de cor branca. É apenas demasiada. E quem diz todo branco, diz também branco com malhas. Ambos tem branco a mais e portanto não são aceites em exposição. De qualquer forma, é daqueles casos onde não se pode fugir á genética e portanto quem quer ter boxers com malhas brancas no focinho e patas.. sujeita-se a que lhe saia um branco na ninhada de vez enquando....

Eu por acaso, neste caso em concreto, até não vejo onde é que estes animais contaminam o pool genético da raça, pois não estamos a lidar com um novo gene, nem com albinismo...
Existem já algumas associações Pro-branco que querem voltar a ver admitida esta cor, nos boxers... aliás foi por causa de um caso semelhante, envolvendo pastores alemães brancos, que devido á intransigência do clube em reconhecer a cor, que hoje está em vias de aceitação pela FCI, uma nova raça... o pastor alemão branco, ou pastor branco...

Por vezes a erradicação de determinada cor tem a ver com as suas funções... muitos dizem que não faz sentido um cão de guarda ser branco, pois é fácilmente detectado á noite... outros argumentam que não, que então seriam ideais para trabalhar na neve... os castanhos claros para trabalhar no deserto, ehehehe.... para mim são apenas gostos, e estes não se discutem.
Outras vezes tem uma razão relacionada com a saude, como aconteceu com o dobermann azul e o isabella, ambos diluições das cores preto e castanho respectivamente. Estas cores são aceites no EUA, mas proibidas na Europa, embora o azul fosse aceite até há algum tempo atrás. O problema é que começou a verificar-se que o azuis não eram saudáveis em temos de pêlo. Têm uma incidência elevadíssima duma doença chamada Alopecia da cor diluida, em que com a idade o pêlo cai e aparecem imensos problemas de pele. Neste caso concordo com a proibição da cor.

Enfim.. as coisas mudam, mas por agora as directizes são estas: não se cruzam boxers brancos. Aliás nem sequer tem direito a ter LOP, o que automaticamente inviabiliza toda a sua descendência de ser reconhecida..
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça jan 06, 2004 8:07 pm

s
Guida__F Escreveu: .In “Mein Kampf”, Adolf Hitler (traduzido de uma edição online em inglês)

Peço desde já desculpas se estou a ofender alguém, mas não pude resistir.

Guida
eu também peço desde já desculpas, mas sem ofender ninguém, penso q este tipo de humanização é perfeitamente descabida.

que raio de comparações!!!

claro q concordo com o post da casadiscães, a preservação da raça acima de tudo, o q não quer dizer q um rafeiro não seja um excelente companheiro, mas se o cruzamento for menos criterioso, para além de diversos problemas genéticos, as raças deixam de existir e deixaremos de as ter e de aproveitar em cada uma as suas caracteristicas.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jan 06, 2004 9:03 pm

A Elsa colocou aqui uma questão importante.

Quando a cor é uma mera variante, porque proíbi-la ?
Claro que se transporta outras deficiências (de saúde ou de temperamento) é outra coisa !

Mas se fôr apenas a cor - parece-me birra !
Há aqui alguém que saiba destas coisa no boxer ?

Eu, pelo menos, tinha a ideia de que a surdez estava associada (nesta raça) à cor branca...
Elsa
Membro Veterano

terça jan 06, 2004 9:15 pm

aisd Escreveu: Eu, pelo menos, tinha a ideia de que a surdez estava associada (nesta raça) à cor branca...
E está. Mas existem outras raças com exactamente o mesmo tipo genético de "branco" que são aceites como o Bull terrier e o Dalmata por exemplo. Nestas raças considera-se que o risco de surdez não é suficiente para se eliminar o branco destas raças, que aliás as descaracterizaria.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jan 06, 2004 9:23 pm

mingus Escreveu: Obrigado Elsa pelo esclarecimento, uma vez que pelo post do sr. "aberraçao" casadiscaes ficou a sensação que estes animais eram monstros sem direito à vida. Fica tambem a sensação que por este senhor ser ariano ninguém, que não seja raça pura é um degenerado, também sem direito à vida.
Não precisa de ser mal educado com o casadoscães...só lhe fica mal. Aberração tem mais de um sentido...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”