o assunto que me traz aqui é o meu cocker spaniel dourado. é um macho, tem 19 meses, veio para casa com cerca de 7 semanas.
Não veio de nenhum criador infelizmente por desconhecimento da nossa parte. depois de alguma pesquisa verifiquei que veio demasiado cedo da mãe e que a falta de pedigree acaba por ser uma "garantia" de temperamento e segundo o estalão da raça.
quando tinha cerca de 3,5 meses começou a demonstrar comportamentos agressivos protegendo a taça da comida. Rosnava, levantava os lábios e chegou a morder. era repreendido com um não e uma estalada no focinho e isso ainda o fazia ficar mais agressivo. O comportamento foi piorando. já existiam dois gatos cá em casa, ele cresceu com eles e começou a ter reações agressivas para com os gatos.
resolvemos chamar um treinador, que tinha o estilo tipo césar, e ele provocou-o até ele morder, até estar descontroladamente a rosnar cada vez mais fundo e a atirar-se a ele. resolvi que não era essa a abordagem. segui então para uma escola de treino positivo, acompanharam-no durante cerca de 4 meses e ele até parecia estar a reagir ao treino quando de repente um dia, sem que nada o provocasse, se virou e me mordeu. essa escola desistiu e disse que era um problema clínico. tentei uma outra escola do mesmo género e como o treinador também estuda veterinária disse logo que era um problema clínico.
levei-o a uma medica vet de comportamento que lhe receitou fluvoxamina e que disse pode tratar-se de uma condição chamada distimia (quase como a bipolaridade em nós humanos. funcionou durante 3 meses... quando fez os 5 meses de tratamento começou a regredir outra vez, mordeu, rosnava, levanta o lábio e o pêlo do dorso, orelhas baixas e olhar de baixo para cima. a vet de comportamento receitou fluoxetina (prozac) a 40 mg por dia, ele pesa cerca de 15,5 kh... está no limite do que pode ser dado. está agora no 4º mês de prozac e está novamente a voltar a ser agressivo...
durante este ano e pouco mordeu me cerca de 20 vezes, felizmente sem necessidade de tratamento hospital, ameçou as outras pessoas que vivem comigo mas como têm medo dele quase não se aproximam. já mordeu os gatos duas vezes e rosna lhes vezes sem conta...
preciso de opiniões....