Ajuda na identificação de tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
andre9797
Registado: terça set 15, 2015 9:26 am

terça set 15, 2015 10:27 am

Olá a todos, ontem recebi uma chamada do meu avô a dizer que tinha encontrado uma tartaruga bebe a porta de casa. Nesse instante fui logo lá ter e deparei-me com uma tartaruguinha com 3 cm de carapaça!
Fico perplexo a pensar como o bicho foi lá para, até porque foi na porta das traseiras, ou seja ninguém a podia ter soltado lá! O terreno do meu avó ainda é bastante grande mas que me lembre não tem lago nenhum, muito menos com tartarugas a procriar. Finalmente a minha questão, que espécie?
Já pesquisei muito e não encontro nada de muito semelhante. Aguardo dicas.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Vivum
Registado: domingo ago 23, 2015 12:45 am

terça set 15, 2015 3:18 pm

Pela cauda parece uma Ocadia sinensis. Mas a melhor forma de identificar é mesmo pelo padrão característico da carapaça que não dá para ver bem nas fotos. Parece ter umas ligeiras saliências (mas pode ser da foto) também características da Ocadia sinensis
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

terça set 15, 2015 5:16 pm

"Mauremys Leprosa" Espécie indígena de Portugal proibida de manter em cativeiro...
andre9797

terça set 15, 2015 9:12 pm

Obrigado pelas respostas, estive a pesquisar e ao que parece é mesmo uma Mauremys Leprosa, Cágado-mediterrânico. De facto tem umas saliências dos lado na carapaça mas pela fotos que encontrei alguns exemplares da espécie também têm... Aqui entre nós, eu sei que é ilegal manter em cativeiro e tal mas, será que não ficava bem no meu lago de 7000 litros feito exclusivamente para as minhas tartarugas?
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

terça set 15, 2015 10:16 pm

Cuidado com tartarugas de diferentes tamanhos é melhor coloca-la onde existam outras de tamanho igual..
andre9797

terça set 15, 2015 11:44 pm

Eu já não me atrevo deixar a Sortuda (já tem nome sim) no lago (se bem que já lá deu umas braçadas), ainda é muito pequena e vem ai o inverno e não era nada bom para ela hibernar. Para já fica num aquário que aqui tinha de 150 litros e depois na primavera quando estiver maior lá vai ela para junto das colegas :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”