Encontrei um pardal... mas quem é ele?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quinta jan 08, 2004 2:37 pm

oi.

Estava a chegar da escola, e vi a cadela dos GNR a "brincar" com uma "coisa". Estava de rabo no ar, a dar patadas ao lado da "coisa". Eu pensei: "Se for um pardal que mataste, mato-te a ti!" Bem dito, mas o pardal estava vivo, ensopado (estava a chover pinguinhas pequenas, mas constantes) e muito quieto. Afastei a cadela, e vi que ainda estava vivo. Tive de dar uns sopapos á cadela, para eu o poder apanhar, pus a mão em cima dele, mas ele deu uma canbalhota e ficou de rabo no ar!!! :o :o Ajudei-o a endireitar-se, e pus a minha mão, rent ao chão, encostada ao peito dele. Consegui que ele subisse, e levei-o para casa, a falar com ele, para o acalmar.

Cheguei a casa e puzeo :oops: num pano muito absorvente para o secar. Rparei que tinha o olho esquerdo fechado, e ainda pensei que não tivesse olho, tadinho :oops:
Puzeo :oops: num velho ninho de piriquitos que tenho, com papel absorvente e uma meia grossa, para o aquecer.

Depois de almoço puzeo :oops: no chão e parece ter a asa deslocada.

O que faço? Solto-o em cima da árvore que estava perto do sítio onde ele estava? Deixo-o ficar em casa até se recuperar (correndo o risco de morrer, como o outro?) O meu pai acabou de me dizer que eles não comem, e se tiver a asa deslocada o fim dele vai ser triste :cry:

Outra coisa. Ele tem o bico muito finhinho, e parece mais pequeno que os pardais que andam no meu quintal... conhecem mais alguma espécie de pardal de bico fino? :roll:

HELP ME!!!!!!!!!!!!
sportinguista
Membro Veterano

quinta jan 08, 2004 3:45 pm

ok, ninguém me pode ajudar? 4 pessoas viram o tópico e não têm ideia de como ajudar este penudo matreiro?

Digo matreiro, porque á pouco estava a fazer um trabalho o computador e o meu estava ao telefone. o ninho estava a meu lado, em cima de uma cedeira. Qual não é o meu espanto, o passarito tinha mudado de posição e saltou do ninho para o chão! :o pelo menos estávivaço, e com boas patas, mas a asa preocupa-me muito... Não deve conseguir voar, se não tinha voado para fugir de mim, mas saltou e muito... á pouco tentei tirar uma foto, mas mal tirei o pano de cima do ninho (é aberto atrás, para por um vidro, mas não o tenho :oops: ) saltou outra vez... tentei apanhá-lo, mas fugiu, para o quarto da minha mãe. Apanhei-o e puzeo :oops: no pano, para tirar a foto. O gajo saltou outra vez e foi para a cozinha. Mandei-lhe o pano para cima e puzeo :oops: no ninho outra vez... Ás 4:30/5h tenho de ir buscar o meu mano, mas não sei onde deixar o bicho... amanhã tenho escola, e não sei onde o deixar... Passo na loja de animais e fica lá até eu voltar? Deixo-o no ninho e rezo para que fique lá? Solto-o, mesmo com a asa "em baixo"?

Preciso mesmo de uma resposta!!! AJUDEM-ME!!!!!!!!!!

(com o outro foi fácil, porque estava de férias e nem saía de casa, mas agora é diferente)
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quinta jan 08, 2004 4:16 pm

oláaaaaaaaa
bem a minah apstora alema (quando era viva :( )salvou mtos pardalitos...sim ela nao lhes fazia mal e deixava os comer da comida dela e tudo...ah pois era uma cadela gentil....
uma vez um ferido parou por la e ela tratou de o deixar na casota e manter se perto dele ... ;)

que tal lhe dares um pouco de pao ?ele scostumam debica lo...antes de saires coloca o numa caixa de cartao....com furinhos pa entrar ar claro ou entao uma caixa de cartao funda....pa ele nao saltar e sair...nao tens nehuma por aí? nao tens nenhum perimetro seguro ai em casa?par ao manter fechado?

acho que vai ser dificil ajuda lo ...nao percebo muito de pardais mas secalhar logo aparecera pro aqui alguem para te ajudar....secalhar vais ter que o soltar e deixa lo ir e curar se sozinho se conseguir...!tou so a divagar mas existe aí alguem a ajudar este salvador de pardais???sff comuniquem:P

beijinhos e boa sorte
sportinguista
Membro Veterano

quinta jan 08, 2004 6:12 pm

bem, fui com ele á loja de animais, e apenas trouxe umas sementinhas de canário, e a um pouco de esperança...

Deixei-o no ninho, bem tapado, e fui buscar o meu irmão. Quando voltei descobri uma gaiola de viveiro duplo, mas não tinha fundo de plástico, apenas de grade. Usei isso, e forrei com papel de cozinha e pus em cima de um tapete. Pus uma tacinha pequenina com água e uma maior com comida de piriquito com vitaminas. O ninho ficou lá dentro, com a meia e as sementes da loja (ela deitou-as lá para dentro...) e um pouco de pão.
Tapei a gaiola com uma toalha, mas entra claridade suficiente para ele andar lá aos saltos e comer e beber.

Agora é rezar para que ele coma e beba, a a asa cure para eu o soltar.

Vou tentar descobrir a espécie dele, e mal descubra digo-vos.

Vou dando notícias.
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

quinta jan 08, 2004 6:24 pm

Olá,

Vá dando noticias de como está o passarinho....mas realmente compreendo a sua duvida. Mesmo que o solte provavelmente ele não sobreciverá se não conseguir voar, mas por outro lado se não comer e beber em cativeiro tb não se safa.

Vamos é pensar positivo.......ele vai comer...se começar a notar que isso não esta a acontecer...experimente dar-lhe comer á mão. Eu sei que existe uma papa propria que se compra em qq loja de animais para lhes dar, pois uma vez encontrei uma andorinha e tive de fazer o mesmo. E como é papa é mais facil de lhe dar. Basta abrir um bocadinho o bico e passar com o dedo.

Não lhe posso ajudar mais.

Bjs e boa sorte ( dê noticias)

Sgomes
sportinguista
Membro Veterano

quinta jan 08, 2004 6:57 pm

outro dos problemas dele é que tem o bico fininho, e acho que não o consigo abrir... :?

á pouco estive e vê-lo, a noite não está fria, ele estava sossegado, mas estava ao lado do ninho, e não dentro dele... Deve sentir-se muito fechado lá dentro :|

vou dando notícias ;)
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

quinta jan 08, 2004 7:13 pm

Podes dar-me detalhes de cm ele é??? cor e tal?? Ha uns pássaros tb acastanhados, mas muito mais fininhos e pequenos k os pardais, k têm o bico + fino tb...sao as felosas e, salvo erro, sao insectivoras. Qual é a cor dele? Tem alguma "marca" na cara ou no corpo?
drlpfae
Membro Veterano
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm

quinta jan 08, 2004 7:27 pm

acho que deves tentar dar-lhe papa à boca porque ele pode não conseguir comer e acabar por morrer, se ele for insectivoro podes dar-lhe uma mistura para aves insectivoras, mas o melhor mesmo seria recorreres a um vet
sportinguista
Membro Veterano

quinta jan 08, 2004 7:46 pm

Galendil Escreveu: Podes dar-me detalhes de cm ele é??? cor e tal?? Ha uns pássaros tb acastanhados, mas muito mais fininhos e pequenos k os pardais, k têm o bico + fino tb...sao as felosas e, salvo erro, sao insectivoras. Qual é a cor dele? Tem alguma "marca" na cara ou no corpo?
era isso que temia, que fosse insectívora :(

É castanho escuro, com um rebordo castanho claro nos olhos, e com uma espécie de polpinha elevada mesmo entre o bico e a cabeça. Também tem o peite creme e um bico comprido e fino.

Onde arranjo uma papa para insectívoros?
se apanhar uma formiga ou uma mosca ele come?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 08, 2004 9:01 pm

Papa para insectívoros - talvez na loja de animais.
Veja que ele fique quentinho durante a noite.

Não há aí um vet ao pé onde o possa levar ?
Até podia ficar lá alojado durante a noite...

Tem alguma seringa para alimentar crias à mão ?
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta jan 08, 2004 9:02 pm

Sinceramente acho que o devias levar urgentemente ao veterinário, pois só ele poderá dar uma opinião sobre o seu estado de saúde. Também pode dizer de que espécie é.
Papa para pássaros insectívoros compra-se em qualquer loja de animais e na maior parte dos supermercados. Mas acho melhor teres mesmo a certeza de que é insectívoro, senão é um desperdício de dinheiro. Não terás uma foto dele, pois não? Assim seria mais fácil de o identificar.
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

quinta jan 08, 2004 9:17 pm

Independentemente da especie, bicos finos e compridos sao caracteristicos de insectivoros e bicos curtos e grossos de granivoros...mas ha excepçoes....pela tua descriçao parece mesmo uma especie de felosa....mas com uma foto era mais facil...
sportinguista
Membro Veterano

sexta jan 09, 2004 4:42 pm

uma colega minha disse que ele poderia ser um papa-laranjas, que se alimentava de nectar e sementes, porque ela tinha muitos lá no quintal dela, de volta das flores. Ela também me disse para por uma ligadura á volta da asa dele, para a manter quieta para sarar, mas não sei como a colocar (a tapar a outra asa, também?). Eu passei pela vet, mas estava fechada, e só posso ir lá amanhã de manhã (devia abrir por volta das 4, mas uma vez so abriu ás 5 :roll: , mas é a que está mais perto de mim...).
O que devo fazer? ponho a ligadura? ele tenta bater a outra asa, mas a ferida não consegue...

Aqui vão umas fotos que tirei, a ultima é para verem a asa, porque está descaída, e a foto defocada (a minha máquina não se dá bem com movimento, e o bicho não pára quieto :D )

Imagem
quando ia a fugir para a cozinha ;)

Imagem
á cinco minutos

Imagem

Imagem
a asa descaída.

Pelo que consegui ver, fez muitas cagadelas, espalhou um pouco a comida, e ainda tinha água. Quando levantei a toalha do canto onde el dormiu, e fui para o outro lado, e subiu para o ninho, e estava á procura de uma saída.
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

sexta jan 09, 2004 5:40 pm

Ola a todos,

Eu não entendo nada de aves...mas isso não é um pardal. O melhor mesmo é levares o pequeno ao vet e veres o que dizem. No entanto, é mto bonito...e teve sorte em ir parar as mãos de uma pessoa que lhe quer bem.

Vai dando noticias :D

Melhoras

Bjs

Sgomes
sportinguista
Membro Veterano

sexta jan 09, 2004 5:45 pm

Sgomes Escreveu: Ola a todos,

Eu não entendo nada de aves...mas isso não é um pardal. O melhor mesmo é levares o pequeno ao vet e veres o que dizem. No entanto, é mto bonito...e teve sorte em ir parar as mãos de uma pessoa que lhe quer bem.

Vai dando noticias D

Melhoras

Bjs

Sgomes
pois... eu sei que nao é um pardal, mas eu chamo-o de pardal :lol:

vou levá-lo amanhã, mas fico sem saber se ponho a ligadura ou nao :roll:
Responder

Voltar para “Aves”