domingo dez 20, 2015 12:04 am
compreendo o que dizem.
parece que agora fico com a fama do gajo que bate no cão, quando ate a mim me dizem (treinadores de cães de trabalho) que sou ate bastante permissivo.
Não sei se dou uma por semana ou não. Não me lembro da ultima vez que o fiz. De repente dizem aqui que é regularmente!!
Mas quando o faço é em casos extremos, um deles por exemplo em que fugiu de mim deliberadamente na rua e ignorou todos os comandos que já bem sabe e conhece. Outros é mal viro costas subir a bancada ou mesa da cozinha. Basta esquecer lá qualquer coisa eu ou a minha mae, e já está. Mas fiz isto uma, duas vezes... e partir daí um não e salta logo de lá p'ra fora. Apenas digo que em casos extremos de desobediencia (e existem), não acho que seja critico. Por sistema sim, acho mal. Atençao que eu ando a ensinar comandos a minha cadela, ainda esta semana trabalhamos quase todos os dias o "aqui". Com quase 7 meses a cadela anda a solta na rua (longe dos carros, é certo), responde ao comando aqui facilmente, senta, deita, dá a pata, brinco com ela, dou-lhe atençao e carinho como ninguem (hoje a cadela saiu comigo de casa as 8 da manha e chegou agora a meia noite... todo o dia no passeio, carro, campo, casas de amigos, etc). Farta-se de socializar com caes e pessoas todos os dias e está neste momento habituada a tudo sem stressar (só ladra aos cães dentro do carro, provavelmente por não poder sair para os ir cheirar). De resto tem aprendido tudo bem.
Ensinei tambem esta semana a não sair de casa sem estar deitada ao pe da porta primeiro, esperar que eu saia, e que diga "vamos". Não há cá saltos para sair porta fora à minha frente. Ensinei tambem esta semana que só sai do carro pela porta de trás, depois de aberta, quando digo vamos (é uma euforia sempre que quer sair do carro). Tudo isto tem corrido bastante bem. Para a idade que tem, acho que tem aprendido muito.
A cadela não me larga, respeita-me sempre quando estou em casa, não rói, não sobe a mesas, não morde nada, só vai comer a ração ao meu comando depois de alguns minutos deitada à espera. Brincamos horas e horas, em casa e na rua.
Em varios jardins (queluz, jardim da paz em almada, outros aqui na minha zona), anda à solta, e não sinto qualquer insegurança neste momento.
Isto tudo exigiu bastante trabalho (embora, confesso, aprendeu bem mais depressa do que eu pensei), e lá pelo meio sim, algumas situaçoes em que claramente me quis testar e desobedecer, em que lhe levantei a mão. Mas falo em palmada no rabo devagar, com a ponta dos dedos, só mais para perceber que estou mesmo mesmo chateado em alguma situação. Não é por sistema, e todo o treino que referi ate agora foi sempre à base da recompensa (grãos de ração ou grandes festas)... nunca com imposição ou a ralhar e obrigar. Foi preciso muita paciencia.
Vários treinadores de escola (incluindo um de treino de cães policia) me aconselharam em situações extremas a dar uma "nalgada" só para ela perceber quem manda, mas nunca o fazer por sistema. Só para ela perceber que se passar dos limites do toleravel, é mau para ela.
Não defendo de todo a violencia. Mas sei que por vezes é preciso haver uma imposição mais "agressiva". Os cães testam-nos. É bem sabido nos cães de escola (cães de trabalho, incluindo policia, cães guia, etc), que em determinada fase do treino desobedecem deliberadamente, e essa é das fazes mais criticas em que o dono/treinador tem que mostrar bem como se faz e repreender faltas de obediencia.
Como digo, casos extremos, e não dar uma palmada só porque não sentou quando nós queriamos, ou quando não veio "aqui" logo quando o chamamos.