Primeiras saídas à rua para fazer as necessidades...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
filipa1982
Registado: segunda jan 11, 2016 9:55 am

quarta jan 13, 2016 8:48 pm

Boa noite,

Estamos a iniciar as saídas à rua, para ver se aprende a fazer as necessidades, tenho feito assim, corrijam-me se estiver errada, ele come de manhã de seguida levo-o à rua, e ao final do dia o processo repete-se.
Acontece que ele vai à rua, cheira tudo e mais alguma coisa, agora fazer as necessidades que é bom, nada...
Aguarda chegar a casa, e faz... :(
Não sei como contornar esta situação...
Em casa temos outro problema... É onde calha... Não vai lá com resguardos, nem com jornais, nem mesmo com um atrativo que compramos para borrifar no resguardo... Está difícil! :roll:
Sei que ele ainda é novinho (quase 4 meses), não sei se realmente é normal estes percalços, se ele já deveria estar mais "ajeitadinho" com os cocós/chichis, portanto dicas aceitam-se... :P [/b]
Lobeiro
Registado: quinta jan 14, 2016 7:53 pm

quinta jan 14, 2016 9:30 pm

tenho uma pastora alemã... logo desde o primeiro dia (excepto mesmo o primeiro dia), que se habituou a fazer no jornal. Habituei de forma simples: Fez um xixi fora do jornal, peguei no jornal, pus no xixi, e levei-o para o sitio onde queria, para ficar com o cheiro. Desde entao passou a fazer sempre no jornal. Uma ou outra excepçao disse-lhe "não" para ela perceber que não podia fazer noutro sitio, e pronto...

quanto a ir à rua.. tive exactamente o mesmo problema. Cheguei a desesperar, mas toda a gente me dizia que era normal. Só ao fim de um mês é que começou a fazer alguma coisa na rua... xixi foi ao fim de uma semana, mas nem sempre fazia. Fezes é que demorou quase 1 mês, e depois disso ainda demorou a ganhar o habito de fazer no mesmo local e à mesma hora. Mas agora, 3 ou 4 meses depois, já está tudo a correr bem nesse aspecto.

Tenha paciencia, é normal... talvez possa ajudar levar um jornal onde faz o xixi em casa para a rua, para identificarem o cheiro (eu nunca fiz isso). De resto, é deixar o cão ficar uns 20 ou 30 minutos ou mais a cheirar para se ambientar, e quando se sentir seguro e confiante, acaba por fazer.
yc0ne
Membro
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

sexta jan 15, 2016 8:35 am

Exactamente como o lobeiro disse. É normal. O cachorro não faz nada porque ainda desconhece o sitio e está ali a explorar. O ideal é conseguir um dia e passear muito tempo com ele. inevitavelmente ele vai acabar por fazer um xixi ou coco e depois é recompensar bastante. O que pode fazer também é se ele começar a fazer xixi fora do sitio (em casa) pegar imediatamente ao colo, leva-lo à rua e ele aí deve acabar de fazer o xixi e pode recompensar. Ou se disser um "Não" assertivo e ele parar, é agarrar nele e levar à rua e recompensar. Recompense, mesmo que seja só uma gotinha na rua. A recompensa pode ser qualquer coisa, festas, biscoito, o que quiser.

Quando pegar ele para de fazer xixi, não vai andar a fazer repuxo pelo caminho todo.

Outra coisa que também pode ajudar. Se ele passar muito tempo sozinho em casa (sem controlo) ele não tem ninguém para o corrigir, portanto os maus hábitos (de fazer xixi em qualquer lugar) vão prevalecer relativamente aos que se pretende ensinar. Isto não é vinculativo, ou seja, com o tempo ele aprende que só deve fazer na rua porque é aí que há recompensa. Apenas demora é mais tempo e exige mais paciência do seu lado.
Responder

Voltar para “Cães”