Adquiri ontem, após um longo tempo de pesquisa e de espera, uma pequena iguana de tonalidades vermelhas, com cerca de 4 meses de idade (pelo o que o dono da loja mencionava) e mais ou menos 30-40cm de tamanho (com cauda incluída).
Apesar desta alegria nova para a minha família, queria apenas pedir conselhos sobre se tenho tudo ok, para que a pequena possa-se desenvolver em condições e com saúde.
Digo isto pois a minha grande preocupação e urgência de a ir buscar à loja (além de paixão à primeira vista), foi o facto da mesma já ter uma patinha traseira deformada, devido a maus tratos anteriores (e na loja, estava num espaço mais pequeno do que está agora com a condicionante de estar a partilhar o espaço com outra iguana, apenas com um comedouro, um bebedouro e uma lâmpada, recebendo o calor de placas, e não de zonas superiores como deveria ser).
Antes de a ir buscar, obviamente, li muito sobre o melhor modo de cuidar de Iguanas, tanto no seu habitat, alimentação, higiene, etc. Mas, como é o primeiro réptil que tomo conta, mesmo com muito estudo e leitura, ficamos sempre com dúvidas se estamos a oferecer o melhor para a mesma.
Portanto, explano as condições da pequena:
- Para infelicidade minha, apenas consegui adquirir um terrário de exposição horizontal (sei que é preferível vertical), com dimensões de 1 metro de comprimento, 0,5 metros de altura e 0,5 metros de profundidade. Vejo este terrário, obviamente, como provisório para os primeiros tempos, enquanto vou construindo e preparando um novo e maior, já final (com medidas de cerca de 2,5m alturax2m comprimentox1m profundidade)
- O terrário tem três lâmpadas, sendo elas: 1 de cerâmica, de 60w, que fica sempre ligada, numa das extremidades do terrário (direita); 1 de UV-B de 6.0 (23w, da marca "Trixie") e 1 de Daylight de 75w, com UV-A incluída. Estas duas últimas ficam ligadas 12h-14h, normalmente das 8:00 às 20:00 ou perto de tal, e ficam na outra extremidade do terrário (esquerda), perto uma da outra, criando o "basking spot".
- Ao centro do terrário, deixei o termómetro e hidrómetro (onde quero arranjar mais dois termómetros para as extremidades do terrário ou mesmo um termóstato, para um melhor controlo de temperaturas), e uma pequena piscina para ajudar na humidade local (e a pequena poder-se banhar).
- Como solo tem relva sintética e, por cima, substrato de pinho, tendo duas rochas sem arestas (bem arredondadas) e três ramos perto do "basking spot", podendo ela assim ficar mais perto apenas da lâmpada de UV-B, mas ainda com alguma distância da Daylight (10-15cm).
- Como decoração, ainda estou à procura de algumas plantas artificiais próprias para os animais, e quero por um fundo que a faça sentir-se mais em casa.
Mostro algumas fotos do terrário e a sua disposição:
http://postimg.org/image/x0ij7kqet/
(O terrário completo)
http://postimg.org/image/48bro3ir9/
(A pequena

http://postimg.org/image/h7l0tzief/
(Parte esquerda do Terrário, com o "Basking Spot" e as das lâmpadas ligadas durante o dia)
http://postimg.org/image/xp992meyx/
(Parte direita do Terrário, com a lâmpada de cerâmica, o comedouro e o bebedouro)
O que acham? Acham que, para os primeiros meses está bom para a pequenina? O que devo modificar para lhe dar uma estadia mais saudável?
Obviamente, aos poucos e poucos irei melhorar o ambiente, tornando-o mais "bonito", mas para inicio tem as condições devidas?
Sobre a adaptação com os humanos, li que deve ser algo gradual, não chegando a uma hora por dia, primeiramente mexendo nela com o punho fechado no seu tronco, até começar com a mão aberta, até que um dia ela permita fazer o mesmo na cabeça (onde já mostrará, em principio, confiança). Tal é um facto ou li erroneamente? (Apesar de ser um tanto complicado pois ela ainda foge de nós :\) Quais os melhores passos, se não forem estes?
Sobre a ida ao veterinário, devo ir rapidamente para um "check-up" geral, para perceber se está tudo bem com ela, ou tal pode ser feito mais tarde?
Em termos de banho, o dono da loja mencionou-me que devo dar banho regularmente a ela devido à patinha, além de quando ela muda de pele. Aguardo primeiro até ela habituar-se a nós e confiar para lhe dar banho ou devo o fazer com ela ainda não confiando em nós?
Agradeço a vossa atenção e aguardo uma opinião daqueles mais experientes neste mundo que para mim é novo mas que me fascina em querer aprender mais