Esterilização infernal.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
RocketMuffin
Registado: sexta nov 11, 2016 12:36 pm

sexta nov 11, 2016 2:15 pm

Olá a todos, antes de mais passo a contextualizar a coisa de forma a evitar ameaças de morte, atestados de incompetência, de estupidez e de irresponsabilidade.

Há 7 meses atrás vi no Facebook um apelo de uma associação que consistia na adopção urgente de uma ninhada abandonada num descampado. Falei com uma grande amiga minha que tem duas gatas para me informar de custos e cuidados a ter com um gato, dado que nunca tinha tido nenhum. Depois de ter sido informada de valores médios de vacinas, pipetas, areia, rações, desparasitantes internos, pezinhos de meia para eventualidades, brinquedos e etc, decidi adoptar uma gata dessa ninhada pois tudo me pareceu dentro das minhas possibilidades.

No dia em que adoptei a gatinha fui com ela ao vet fazer o despiste de fiV e felv, dar a primeira vacina completa, pipeta e desparasitante interno. Duas semanas depois lá voltei para dar o reforço da vacina e ficou combinado lá voltar quando a gata tivesse 6 meses para a esterilizar. E assim foi.

Sempre levou pipeta todos os meses apesar de não ter acesso à rua, de 3 em 3 meses toma o desparasitante interno milbemax, a marca da ração que comia era arden grange kitten (desde que foi esterilizada passou, gradualmente, para arden grange light), sempre fiz rotação de brinquedos semanalmente para evitar que se aborreça e tem acesso a árvores e postes de arranhar para gatos. Em suma, sempre foi uma gata super feliz e sem qualquer motivo de queixa - até à esterilização.

Foi esterilizada no passado dia 17 de Outubro, a cirurgia foi um sucesso e ao fim do dia teve alta. Assim que cheguei a casa e abri a caixa de transporte saiu disparada (parecia um cavalo - literalmente) e após uns minutos o funil foi a voar para um lado e o penso da sutura para o outro. A vet avisou-me que o penso da sutura iria sair e para não dar grande consequência a isso, apenas para manter a sutura limpa e não deixar que a gata a lambesse.
Voltei a meter-lhe o funil imediatamente, aperdando-o ao ponto de caber apenas um dedo mindinho entre o pescoço e o fio. Andou à bulha com o funil até que acabou por adormecer e eu também. Acordei às 3 da manhã com a gata a miar em cima de mim. Tinha sangue na boca e o funil estava a um canto do meu quarto. A sutura era agora uma ferida exposta e ala para as urgências.

Entre as várias visitas ao vet foram-me vendidos 3 body's, a gata comeu os 3. Apertei o funil ao ponto de ela não o conseguir tirar (sem espaço para dedos) o que acabou por criar vergoes em sangue na pele devido ao esforço que ela fazia para lamber a ferida, e tanto insistiu que conseguiu desencantar uma posição em que, se sentando como uma pessoa e entalando um lado do funil na coxa direita conseguia lamber a ferida. Foi-me vendido um funil mais comprido, mas por ter por consequência um diâmetro maior nunca ficava mais que 10mins na gata, conseguia tirá-lo sempre.
Voltei ao funil original de 10cm e a tapar a ferida com pensos cirúrgicos que a minha mãe trazia do hospital. Comeu todos os pensos que lhe meti. Por entre raiva e frustração tbm me comeu 2 peluxes, uma almofada, todos os atacadores dos ténis e 1 rolo de papel higiénico eventualmente. Tomou antibiótico até à sexta feira passada e por isso desenvolveu uma diarreia persistente. Aprendeu a usar o funil como pá e a trazer diarreia para a minha cama.

Com muito custo e muito dinheiro gasto lá se conseguiu cicatrizar a maior parte da ferida, ficando apenas uma crosta num dos pontos. Ela decidiu lamber e roer essa crosta esta noite e o aspecto é este:

Imagem

Alguma dica ou sugestão de como solucionar isto o mais depressa possível e sem mais custos? Sinto que tenho andado a atirar notas para dentro de um vulcão. Ando a privar-me de certas coisas e não vejo fim a isto.

Sinto-me impotente e super enervada. Só me apetece chorar e bater-lhe ao mesmo tempo. Não posso gastar mais dinheiro, pois não o tenho. Excluindo o valor da esterilização, só em consultas posteriores já foram 600€. Ando a desinfectar a ferida com um líquido que comprei no vet e a aplicar bepanthene plus. Não sei o que fazer, eu adoro a minha gata e sempre fiz e lhe dei o melhor que consegui mas isto é completamente insustentável, quer emocionalmente, quer psicologicamente. Estou super arrependida de a ter esterilizado.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo nov 13, 2016 8:37 pm

faça-lhe um fatinho, com buraco para a cabeça e perninhas. fechado de alto a baixo
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo nov 13, 2016 8:45 pm

pode aproveitar uma camisola de bebé ou uma meia de lã tamanho grande
RocketMuffin
Registado: sexta nov 11, 2016 12:36 pm

quarta nov 16, 2016 2:59 pm

anja-azul Escreveu:faça-lhe um fatinho, com buraco para a cabeça e perninhas. fechado de alto a baixo
Eu fiz-lhe 2, um de uma meia e outro de uma manga de camisola, para além disto comprei ainda 3 body's no vet, que supostamente são mais difíceis de roer mas ela roeu-os todos à mesma, tendo inclusive ingerido partes e conseguido ter acesso à sutura... Esta gata se tiver frustrada come papéis, lã, fibra, algodão e plásticos... eu deixei de usar resguardos na caixa de transporte porque ela os desfaz todos e come partes...

De qualquer forma ela já está melhor, a vet sugeriu tirar-lhe o funil e simplesmente deixá-la andar e ver no que dá... e o certo é que ela assim quase não lambe e a ferida já está a cicatrizar... parece que era tudo frustração :C
Responder

Voltar para “Gatos”