voltando ás pythons, eu sou a favor da legalização desta mesma familia mas só quando existir uma identidade competente para que cada pessoa que queira ter uma cobra desse tipo faço um registo(cadastro) e que para ter esse tipo de cobras sejam obrigatórios testes sobre a aptidão para cuidar delas, e que haja fiscalização do local onde se vão ter essas mesmas. Acho que nem todas as pessoas têm sentido de responsabilidade para ter esse tipo de cobras em cativeiro, porque o português vive mt as modas, ou seja imaginemos que um individuo decide comprar uma python porque é moda é mt bom dizer "Eu tenho uma Python!!!" e dps ela cresce a pessoa apercebe se ke ja gastou mt dinheiro em alimentação/manutenção etc e o que faz? vai ao zoo? tenta vender?tenta dá la? solta-a ?
Acho que a mentalidade portuguesa de uma forma em geral ainda não está preparada para ter este tipo de cobras. Acho que ja existem dois bons exemplos: Tartarugas de face rosada e as iguanas.
Isto é a minha humilde opinião e não quero ofender ninguem, pois sei que existem pessoas que possuem essas cobras e estão perfeitamente aptos(sentido de responsabilidade e capacidade de proporcionar bem estar dos animais), espero sentado... não deitado mesmo que surja uma instituição competente (o inverso do actual icn).
Peço desculpa pelos possiveis erros mas é apenas para escrever mais depressa

cumprimentos para todos os amantes dos nosso amigos escorregadios!!!
[b]P.s: POR FAVOR ESQUEÇAM MITOS DO TIPO :
AS OSGAS PODEM NOS CEGAR!!!
AS COBRAS ATACAM NOS!!!
OS SARDÕES ATACAM NOS!!!
OS SAPOS E AS RÂS SÃO VENENOSOS(PEÇONHENTOS)
REFIRO-ME CLARO A FAUNA IBÉRICA!!!
O HOMEM É O PIOR E O MAIS TEMÍVEL INIMIGO DA NATUREZA!!!![/b]
beijinhos carlos luiz