Danielcat,
É quase impossivel poder delinear o comportamento de qualquer roedor sem pensares que toda a regra tem excepção.
Dos quase 150 gerbos da Mongólia que tenho neste momento, sozinhos, em casais, em familias e até uns que tenho em grupos de 23 e outro de 17 nunca fui mordida por nenhum... E tenho gerbos desta especie há 14 anos. No entanto, o facto de baterem as patas é um sinal de alerta/ aviso, não de agressividade.
Os duprasi (caudas-gordas) são muito instáveis e não há muito tempo são criados em cativeiro pelo que ainda não ha um padrão definitivo sobre o comportamento dos mesmos.... Posso adiantar-te que do meu primeiro trio ficou apenas o macho que matou as 2 femeas... Tenho mais 4 casais desta especie e é infelizmente frequente os machos matarem as femeas.
Os gerbos de midday e os do egipto são muito meigos em qualquer circunstancia e suportam bem viver em familias.
Quanto aos hamsters... Um hamster morde ou não consoante o contacto que tem com o seu dono... Tenho campbells que sei por experiência que são mais agressivos, como os albinos... Esses são terriveis!
E tenho winter whites que também são umas belas pestinhas.
No entanto, tenho um pouco a ideia de que eles embora gostem do nosso contacto são animais que preferem que olhemos para eles do que andemos a dar "colinho".
Cumprimentos.
Moya