coelho a mudar a cor do pelo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
bezuka
Membro
Registado: domingo set 14, 2003 7:20 pm

sexta mar 19, 2004 8:07 pm

olá...
À cerca de 1 semana que comecei a dar couve, couve for, broculos, e couves bruxelas ao meu coelhinho, e desde essa altura que ele está a mudar a cor do pêlo... a cor normal dele é cinzento claro, quase branquinho, só com algumas partes cinza escuro, e agora cada dia que passa tá a ficar mais escuro, na parte de cima e à volta dos olhinhos!
Será normal esta mudança de cor, devido também a uma nova alimentação?!
Obrigada
Bezuka
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sexta mar 19, 2004 9:57 pm

Olá bezuka!

Isso tem haver com o tempo. Durante o Primevera/Verão eles (a maioria dos exóticos) têm a pelagem mais escura para se esconderem em árvores e afins. Durante o Outono/Inverno eles começam a ter a pelagem mais clara para se desfarçarem na neve.

Eu ahco que é isto, passa-se a mesma coisa com os hamsters e com os coelhos também, porque eu tou a dar essa matéria em Ciencias.

Adeus
mini
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda mar 22, 2004 8:07 pm

claro que é, não é dos vegetais, é da idade, tens um coelhunho "siamês"
bezuka
Membro
Registado: domingo set 14, 2003 7:20 pm

segunda mar 22, 2004 10:52 pm

oi,
o meu bézinho é um Fox, um genero de Angorá...
Mas o meu bézinho não´tá velhinho!... Ele só tem 1 aninho e 5 meses!
Mas acho que na altura do inverno, realmente ele começou a ficar mais claro, e se calhar como agora tava a habituar-me a vê-lo mais claro, já não me lembro que ele na altura do verão era mais escuro!
Também lhe teve a cair muito pêlo, deve ter sido da mudança de pêlo... e agora tou a ficar com um coelhinho... tipo camaleão... :lol:
(Tou a brincar!)
Obrigada na mesma pela ajuda!
Bezuka
SoniaZoo
Membro Júnior
Registado: sexta out 11, 2002 11:39 pm
Localização: 2cães,2chinchilas,1porq.índia,1coelha,2hamsters,1gerbo,2turtles,peixes,3pássaros,1ratomarinheiro

terça mar 23, 2004 2:36 pm

A minha Heidi(coelha) que é branca e preta, ou, branca e castanha!!!Também muda a cor , no Inverno é branca e preta, e no Verão é branca e castanha!Digamos que tem roupa de inverno e roupa de verão :lol:
Agora também lhe anda a cair muito pelo, não só por a mudança de estação, mas também porque teve um problema de ácaros que ainda não tenho a certeza se está resolvido! Vê bem o pelo ao teu coelho, eu não sei como é que a minha apanhou os ácaros, ela está sempre no meu quarto!Já li que por vezes pode ser o feno que tráz ácaros! Convém andares sempre a "catá-la"! Acredita em mim! Os problemas de ácaros são muito chatos!!! :x
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

terça mar 23, 2004 4:03 pm

Oi pessoal!

Como é que vocês "catam" às coelhas os àcaros??
É que a minha Margarida tb lhe anda a cair pêlo, nada de especial, mas mais que o habitual e não sei se é muda normal ou algum problema doutro género...pelo menos não muda de cor... ;)

E já agora sabem dizer-me por que altura ocorre o primeiro cio "visivel" :o da coelha, como reconhecer? É que a nossa coelha tem mau feitio, é temperamental, mas anda mais rabugenta do que o costume... :roll:
Será que é o cio?
cebolinha_girl
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 8:59 pm

terça mar 23, 2004 10:35 pm

olá a todos
Pelas informações que recebi à pouco tempo é que não se deve dar muitas verduras aos colehos anões, ou seja a ração que é vendida garante-lhes o essencial, poruqe as verduras vao fazer com que o coelho adquira habitos dos coelhos vulgares (coisas que eles nao sao) e os respectivos cheiros.
Quanto á mudança de pelo, por esta altura é normal na chegada da Primavera, é o seu modo de adquação á nova estação, a mudança de pelo normalmente ocorre no inicio da Primavero e do Outono
Olhos
Membro Júnior
Registado: segunda mar 04, 2002 10:53 pm

quinta mar 25, 2004 6:18 pm

Olá,

Tenho o Bugs com 3 anos e 6 meses e sempre que chega o Outuno ele perde algum pelo e ganha uma tonalidade mais clara, na primavera acontece o mesmo mas ganha uma tonalidade mais "acinzentada", esta mudança ocorre em média durante 10/15 dias!
Sugiro que nesta altura escovem com alguma regularidade o pelo deles, pois como este vai caindo algum fica á superficie do corpo e a porbabilidade de ingerirem pelos é maior do que o normal!
Para a escovagem é preferivel uma escova macia (semelhantes as dos bebés). Podem enventualmente passar com um pano "ligeiramente húmido" para tirar alguns pelos mais teimosos e ficar com a pelagem mais bonita(que nesta altura devido a queda dos pelos velhos e ao aparecimento dos novos é muito irregular).

Espero ter dado uma mais valia.

;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta mar 25, 2004 6:52 pm

bezuka, da idade não é ser velhinho, eu sei como é o bé. os coelhos, tal como os gatos, que têm o focinho0, orelhas... mais escuras que o pelo restante, tem tendência a escurecer quando crece (de bebe para adulto), agora como estamos em época de muda de pelo, o teu bé deve estar a ficar com a cor definitiva.

quanto ao dar verduras, eu dou sempre, antes quero ter um coelho com hábitos de coelho (seja lá o que fôr que isto quer dizer...) e feliz, com os dentinhos bem tratados do que não lhes dar frescos. e além disso, claro que são coelhos normais, todos os coelhos são.... coelhos. se agarrarem num bebe tirado de uma capoeira e que era destinado à alimentação, podem estar certos que faz as mesmas coisas que um coelho seja anão, angorá, ou seja o que for, afinal não deixa de ser coelho. já tive rex, mini hol, belier, coelhos rafeiros do mercado.... alíás, o mais inteligente de todos foi o meu primeiro, um lindo coelho de capoeira pintalgado de preto (tipo californiano) que me acompanhou durante quase 11 anos.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta mai 07, 2004 10:43 pm

Ya, a minha coelha também tem umas crostas na pele das costas, já há algum tempo e também ñ sei o k fazer!!![color=brown][/color] :p
Responder

Voltar para “Exóticos”