Banho de praia e banho em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo mar 21, 2004 6:07 pm

Ontem o Snoopy tomou banho de praia pela primeira vez.

Quer dizer ele não tomou foi obrigado a tomar :p fui com ele ao colo para dentro de água e deixei-o voltar sozinho ( não se preocupem que a água estava quente, eu própria tomei banho).

Acho que ele tem medo de ir para o oceano, se não fosse à força não entrava no mar :oops: :oops: :oops:

Como é que eu lhe tiro esse medo?

Depois à questão do sal na pele dos cães.

Deverão os cães tal como os humanos tomar um banho de àgua doce para tirar o sal?

Hoje a minha mãe deu-lhe banho por um lado para tirar o sal e por outro porque temos estado a dar-lhe um banho por mês.

Mas será necessário dar-lhe um banho de água doce cada vez que ele for para dentro do mar?

E for necessário, não será suficiente passa-lo por água doce?

Imagem
O banho do Snoopy :D
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

domingo mar 21, 2004 6:45 pm

Olá!
As minhas cadelas reagem cada uma da sua maneira ao mar: a Dalilah adora, sempre adorou e mete-se pela água dentro até ficar pelo pescoço. A Laika molha as patas, se tiver calor até molha um pouco a barriga, mas não faz tanta festa. A Rebeca que é uma maricas adora a praia mas acha o mar divertido mas muito frio e por isso não se mete lá.
Quanto ao sal, eu por vezes dou-lhes banho de água doce depois da praia, mas não é por causa do sal, é por causa da areia! a minha experiência é que a água do mar (desde que seja em praias os mais limpas possíveis, no caso da Dalilah e da Laika, as praias dos Açores ;) ) faz muito bem ao pelo, deixa-o com óptima textura e mais brilhante!
Quanto a curar o medo do mar, não o force a entrar, mas entre você e chame-o, a ver se ele ganha coragem, seguindo o seu exemplo... :)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda mar 22, 2004 7:46 am

Eu já tentei entrar antes dele, ele fica em terra ladra um bocado e depois fica sentado a olhar muito atento.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mar 22, 2004 9:28 am

vocês já viram o espectáculo de 8 cães malucos a correr desenfreados para o mar? É o que acontece aos meus se eu os levar à praia. Ficam doidos, querem lá saber da temperatura da água!!!! Para sair é que é mais complicado :lol: Por isso é que eu tenho uma sítio em casa para tomarem banho à vontade, mesmo no inverno adoram.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda mar 22, 2004 2:12 pm

Como moro junto de uma praia, os meus vão para lá quase todos os dias, excepto na época balnear. E muito frequentemente, mais por força da brincadeira do que intencionalmente são apanhados pelas ondas, ficam molhados e excitados e é uma alegria.
No tempo em que eu julgava que os banhos frequentes faziam mal aos cães, ficava cheio de problemas de consciência, porque dia sim dia não lá tinha que lhes dar uma chuveirada em casa depois das brincadeiras na praia.

Mas uma coisa é tomarem banho de água doce. Outra, que julgo bem diferente e supostamente mais prejudicial, é tomarem banho com água salgada e ficarem com o salitre agarrado à pele e ao pêlo. Julgo (isto é mera suposição...) que a água salgada é algo agressiva e deve ser compensada com uma chuveirada de água doce.

Imagem

A banhoca é no rio Douro, mais concretamente na barragem do Lever.
Há mais fotos aqui:
http://whipp.no.sapo.pt/o%20meu%20album_2.htm
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 22, 2004 2:46 pm

A Shiva desde bébé que está habituada á água, afinal moramos mesmo ao pé da praia ;)
Para lhe tirar o medo pode tentar várias estratégias, quanto a mim esta é a que resulta melhor:

-grandes caminhadas mesmo á beira da água, e conforme for andando brinque com ele e fale, para lhe transmitir confiança.
-sente-se á beira mar com ele ao seu lado e acalme-o com festas

Quando ele estiver mais confiante comece a brincar com ele dentro de água (nem que ele molhe só as patitas), e vá gradualmente entrando mais dentro de água e sempre brincar convença-o a segui-la.

Uma boa dose de Paciência e muita brincadeira e não tarda ele andará a nadar todo satisfeito. Tudo depende da ligação que ele tem consigo.

QUanto á água salgada, a Shiva só toma banho "doce" nas barragens ou quando o pelo está bem sujo. Banho de mar toma quase todos os dias e NUNCA a passei por água doce. Resultado? Um pelo bem pretinho e brilhante ;) Mas atenção que nada como uma boa escovadela para libertar o pelo da reia e do sal.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

segunda mar 22, 2004 3:22 pm

Ó nel, e eu que queria que o Sniff desse um mergulho!!
Diz que ele não gosta de entrar, e é mais brincar com as ondas, salta, pula, vai a correr e volta para trás... enfim é uma alegria, aqui fica uma foto, (nel, não se compara às dos seus valentes! ) ;)

Imagem
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

segunda mar 22, 2004 3:33 pm

O meu de mar nunca tomou, mas de piscina já foi "forçado"!

Foi num belo dia em que a minha irmã mais nova andava a brincar com ele e com uma bola à volta de uma piscina. Ela atirava a bola de uma lado ao outro e o cão lá ia dar a volta para a ir buscar (e eu a avisá-la para parar antes que o cão caísse lá dentro, mas as crianças querem ser sempre donas da razão... :evil: ) até que se fartou de andar à volta a pensou que atravessava a piscina com um salto... claro está que ficou a meio!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Parecia uns desenhos animados a andar com as patas no ar a ver se fugia da água!!!!!!!!! Foi de morrer a rir, mas ele coitadinho agora nem se aproxima delas! :lol: :lol: :lol: :lol:

Claro que depois ele não conseguia sair sozinho da piscina e eu tive que o pegar ao colo, o que me deu direito a um banho com roupa e tudo... :roll: :oops: :roll: fora o que tomei a seguir quando ele se sacudiu para tirar a àgua!
Responder

Voltar para “Cães”