Olá pessoal
Passou-me há um bocadinho uma coisa que gostava de partilhar convosco.
É assim: tudos os meiodias levo ao Dylan ao jardim ao pé da minha casa, lá fica á solta na parte de atras, farta-se de correr e ele adora.
Despois de meses de trabalho com ele, tenho a certeza absoluta de que obedece ao meu chamado, mas tem mantido o espírito alegre e os passeios são um prazer para ele e para mim.
Mas acontece que hoje havia ali um passarinho que não conseguia voar e o Dylan o apanhou, não o mordeu mas desceu com ele ás pancadas, o pássaro a gritar e ele a tentar abocanhar-lho, tudo isto num minuto enquanto eu, paralizada, pensava o que fazer: não queria que o maroto matasse o pássaro, vi logo que já estava morto e então pensei tentar evitar que o mordesse, não era para que não tome o sabor do sangue e vire fera :p , só que eu estava chocada e aflita e não sabia o que fazer, odeio caçadas, mas na verdade isto foi o mais perto duma caçada que sempre estive.
Chamei ao Dylan e quando ele veio o mandei sentar e dei-lhe um biscoito para o recompensar por ter vindo mesmo no meio da "diversão", espero não tenha pensado que foi recompensado por ter matado ao pássaro, ficou a olhar para ele e vi logo que tinha vontade de voltar ao pé do bicho. Pus-lhe a trela e continuamos o passeio com ele atrelado.
Ora bem, eu gosto do meu cão justamente pelo seu caracter, é activo, alegre, maroto, mesmo um cão de caça. Não gostava que ele perca esse caracter, não gosto daqueles cãozinhos "de peluche" com carrapito na cabeça e laçinho cor de rosa.
Não sou uma pessoa delicada e sensível, mas fiquei mesmo em choque e gostava de ouvir uma palavra vossa sobre isto que me aconteceu.
Que é o que eu teria que ter feito nesta situação?
Alicia
Uma experiência desagradável
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
Olá Aligra, bom dia!
Já me aconteceu algo idêntico com o Oskar...
Ele tem uma pequena "tara" por pombos ( eu até acho que se o Santana Lopes o conhecesse, lhe dava milhares de prendas).
Um sábado de manhã, fui com o Oskar á rua, e sem mais nem menos, ele abocanhou um pombo, que estava a comer milho( nem sei como o abocanhou tão rápido, pois os pombitos, voam logo, mas desta vez, este ficou-se...).
Ora eu sei que os pombos são aves muito pouco higiénicas, e que transmitem virus e bacterias a tudo e mais alguma coisa ( nas fezes).
Ralhei imenso com o Oskar, e parece-me que ele percebeu a mensagem, pois depois do meu histerismo todo, ele largou o bicharoco, já morto, claro.
tb pensei o mesmo que tu, que depois de ter provado sangue, o comportamente dele se alterasse...
Mas não aconteceu....
Agora, cada vez que estou na rua, o Oskar vê os pombos, coloca-se em posição de ataque, e olha para mim ( tipo a ver se eu o deixo ir ou não).
Realmente fico descansada quando ele age desta forma.
Não sei se foi do raspanete, mas qq pombo que ele veja na rua, primeira olha para mim, e depois age conforme a minha ordem.

Acho que tive sorte...
Mas não te preocupes....
O Dylan há-de continuar a ser o mesmo Dylan de sempre ...
Beijinhos
Já me aconteceu algo idêntico com o Oskar...
Ele tem uma pequena "tara" por pombos ( eu até acho que se o Santana Lopes o conhecesse, lhe dava milhares de prendas).
Um sábado de manhã, fui com o Oskar á rua, e sem mais nem menos, ele abocanhou um pombo, que estava a comer milho( nem sei como o abocanhou tão rápido, pois os pombitos, voam logo, mas desta vez, este ficou-se...).
Ora eu sei que os pombos são aves muito pouco higiénicas, e que transmitem virus e bacterias a tudo e mais alguma coisa ( nas fezes).
Ralhei imenso com o Oskar, e parece-me que ele percebeu a mensagem, pois depois do meu histerismo todo, ele largou o bicharoco, já morto, claro.
tb pensei o mesmo que tu, que depois de ter provado sangue, o comportamente dele se alterasse...
Mas não aconteceu....
Agora, cada vez que estou na rua, o Oskar vê os pombos, coloca-se em posição de ataque, e olha para mim ( tipo a ver se eu o deixo ir ou não).
Realmente fico descansada quando ele age desta forma.
Não sei se foi do raspanete, mas qq pombo que ele veja na rua, primeira olha para mim, e depois age conforme a minha ordem.

Acho que tive sorte...
Mas não te preocupes....
O Dylan há-de continuar a ser o mesmo Dylan de sempre ...

Beijinhos
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Obrigada, Elsa, mas aquilo de "tomar o sabor do sangue e virar fera" era mais uma brincadeira porque cá no forum houve uma vez um tópico com esse nome onde um dono gabava-se de ter um cãozinho pequenino que se atirava aos cães grandes e os feria e magoava, e o pessoal divirtiu-se um bocado com ele
Se o Dylan anda á trela tambem olha para mim quando vemos pássaros ou gatos, mas isto aconteceu quando ele andava á solta, acho que reagiu segundo os seus instintos. O meu primeiro impulso teria sido tambem gritar e ralhar com ele, mas logo pensei "olha, o que querias? é um cão de caça"
Não sei se o que fiz tem qualquer lógica, se teria que ter feito qualquer outra coisa, ralhar-lhe se calhar, não sei
Alicia

Se o Dylan anda á trela tambem olha para mim quando vemos pássaros ou gatos, mas isto aconteceu quando ele andava á solta, acho que reagiu segundo os seus instintos. O meu primeiro impulso teria sido tambem gritar e ralhar com ele, mas logo pensei "olha, o que querias? é um cão de caça"
Não sei se o que fiz tem qualquer lógica, se teria que ter feito qualquer outra coisa, ralhar-lhe se calhar, não sei

Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Não concordo com o "ralhar" ou castigar o cão por ter seguido o seu instinto natural, mas sim com evitar ao máximo situações em que isso possa suceder. Mas isto é a minha opinião pessoal.
A Shiva "caça" tudo o que tenha penas. É o instinto dela. Simplesmenste faço barulho (tipo bater palmas) quando ela vai dar o bote e até hoje resultou sempre. O pássaro voa, ela ainda corre atrás dele, diverte-se e vem embora.
Mas se ela apanhasse um não a iria "punir". Acalmava-a e tirava-lhe a presa da boca. Provavelmente ainda lhe diria um bravo para a compensar por me ter deixado tirar-lhe o "prémio".
Não é que não tenha pena dos pássaros, mas não vou punir a minha cadela por ter instintos normais. Ela está habituada com todo o tipo de animais (cavalos, gatos, burros, etc) mas nunca a consegui habituar ás aves...mal vê uma só não vai se estiver á trela. Se estiver solta e eu a chamar ela também não vai, mas acho que é um bom exercício para os sentidos dela por isso normalmente não a interrompo antes da altura exacta.
Por exemplo, tive um gato que durante anos apanhava pardais na janela do meu quarto, eles faziam razias á janela e ele com uma patada caçava-os. Muitos salvaram-se, outros não. Nunca ralhei com ele, pelo contrário, elogiavá-o.
Certo ou errado? Sinceramente não sei, nem me interessa. Parece-me a atitude mais coerente para a minha cadela, nada mais.
Editei para acrescentar o seguinte: Eu não instigo a minha cadela a caçar pássaros, como já vi muita gente fazer em relação a gatos
pelo contrário desde bébé que a sociabilizei com humanos e animais. Mas não o consegui em relação aos pássaros. Assim evito ao máximo soltá-la em sítios com muitos pássaros ou aves e em horas a que estes andam mais pelo chão.
A Shiva "caça" tudo o que tenha penas. É o instinto dela. Simplesmenste faço barulho (tipo bater palmas) quando ela vai dar o bote e até hoje resultou sempre. O pássaro voa, ela ainda corre atrás dele, diverte-se e vem embora.
Mas se ela apanhasse um não a iria "punir". Acalmava-a e tirava-lhe a presa da boca. Provavelmente ainda lhe diria um bravo para a compensar por me ter deixado tirar-lhe o "prémio".
Não é que não tenha pena dos pássaros, mas não vou punir a minha cadela por ter instintos normais. Ela está habituada com todo o tipo de animais (cavalos, gatos, burros, etc) mas nunca a consegui habituar ás aves...mal vê uma só não vai se estiver á trela. Se estiver solta e eu a chamar ela também não vai, mas acho que é um bom exercício para os sentidos dela por isso normalmente não a interrompo antes da altura exacta.
Por exemplo, tive um gato que durante anos apanhava pardais na janela do meu quarto, eles faziam razias á janela e ele com uma patada caçava-os. Muitos salvaram-se, outros não. Nunca ralhei com ele, pelo contrário, elogiavá-o.
Certo ou errado? Sinceramente não sei, nem me interessa. Parece-me a atitude mais coerente para a minha cadela, nada mais.
Editei para acrescentar o seguinte: Eu não instigo a minha cadela a caçar pássaros, como já vi muita gente fazer em relação a gatos

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>