Os vossos cães têm uma função específica?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quarta abr 21, 2004 6:51 pm

Pois é. Comecei a pensar nisso, e pergunto-me quantos cães têm uma "função específica" sem ser a de fazer companhia aos donos (todos os fazem, mas acho que é natural).

Quando os meus pais acharam que era "seguro" (por causa do meu irmão ser bébé) ter um cão, foi unânime que seria de porte grande, estaria preso quando fosse adulto :oops: (não tínhamos hipótese, pois ele pode fugir á vontade devido ao muro baixo sem rede ou chapa) e que teria a função de afastar possíveis ladrões que já nos tinham levado alguma roupa :shock: e a minha bicicleta!

Fomos á fundação S. Francisco de Assis procurar um cachorro, macho, de futuro porte grande. No momento não tinham, e escusam de dizer alguma coisa, porque a decisão final era da minha mãe, e ela queria um cão com essas características. Não importava se tinha raça ou não, mas tinha de ser cachorro para se habituar ás nossas regras (ela pensa assim, o que é que eu vou fazer?), só tinha era de ficar grande o suficiente para os ladrões se afastarem.

Uns tempos depois bate á porta a dona de uma Serra da Estrela que tinha tido cachorros na noite anterior. Fui lá, e escolhi o que era igual á mãe.
Ele sempre ladrou aos estranhos, assusta-os, e a minha mãe já pode estender a roupa quando quizer, que nunca mais desapareceu nada. Nem dos vizinhos. :D

Esta é a função dele, proteger-nos dos ladrões e fazer-nos companhia também. Ajudou-me muito, e continua a ajudar-me, vejam no tópico "A Bicicleta e o Cão...", no fórum "Perder Peso".

Quais as funções específicas dos vossos canitos? :D
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta abr 21, 2004 7:05 pm

Dos meus? Nenhuma!1 São, como se costuma dizer, uns belos estropícios. Talvez o Infeliz tenha jeito para servir de costeleta, num churrasco... :lol:

Agora sem brincadeira, os meus cães servem para ser cães. É exactamente por isso que os tenho. Porque gosto de cães.
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

quarta abr 21, 2004 7:19 pm

A minha quanto a afastar ladrões, duvido... mas nunca fiando já que ela tem instinto de caçadora e pressente quando algo está acontecer que não seja muito habitual, por isso há surpresas, mas felizmente nunca tive nenhuma dessas e ainda bem...

Quanto à função da minha, é uma excelente companheira e dá-me prazer quer nos bons momentos, quer nos maus. Não maça, não chateia e dá mto pouco trabalho. Mas é rebeldezita, lá isso é! Mas quando ela não se chateia e eu também não me chateio, corre tudo sempre bem! Qto a estranhos, é sempre mto dada e se algum dia a casa fosse assaltada, infelizmente acho que a primeira coisa que eles levavam era ela... pois ela não largaria do pé deles, a não ser que eles viessem armados nem que fosse de vassoura nas mãos! :lol: :lol: :lol:
luisisn
Membro
Registado: quarta jul 02, 2003 2:22 pm
Contacto:

quarta abr 21, 2004 7:43 pm

a funçao do meu é ser meu melhor e fiel amigo como sou pra com ele.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta abr 21, 2004 7:48 pm

O meu Dylan tinha a função de limpar o frigorífico, e ele levava muito a sério o seu trabalho, mas eu achei que estava naltura de ser eu a limpar e então já não fica sozinho na cozinha 8)
Não é capaz de afugentar uma mosca, muito menos um ladrão.
Não presta para guardar nem os seus brinquedos, a cadelinha pequena de uma amiga da minha filha pega no churro do Dylan quando vem à casa e o parvo fica a chorar.
Acho que a função do Dylan é pôr cá em casa esse bocadinho de maluquice e brincadeira que só um cão ou uma criança pequena podem pôr, é a nossa alegría, um focinho húmido a pedir mimos, um olhar que vai directo ao coração, vocês todos sabem como é, não sabem?
Ajuda-me a acordar às miúdas, eu abro as janelas e ele lambe-lhes a cara.
É o nosso porteiro, recebe a qualquer um (amigo da casa ou perfeito desconhecido) dando a pata e corre logo buscar a sua bola para convidar ao recem-chegado a brincar. Graças a Deus já não se faz chichi nas patas como quando era bebe.
Fez com que renovemos o nosso vestuário esfanicando vários sapatos, meias e até calças das miúdas que já não estavam na moda.
Para alem disso, tambem contribui a manter o estado físico da dona com aquelas caminhadas para cima e para baixo, com sol ou com chuva, aquelas sessões de atirar a bola e de puxar o churro, tão boas para os bíceps :roll:
Cumple ainda muitas mais funções, mas não posso continuar cá sentada porque já toca levar-o ao jardim
:p :p :p

Alicia
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta abr 21, 2004 8:24 pm

Olá

Os meus não servem para nada a não ser para fazer porcaria e dar despesa :lol: :p tentei ensinar-lhes coisas basicas tipo : passar a ferro, limpar o pó, lavar roupa em vez do convencional senta e deita e dá a pata, mas os gajos :p não aprenderam rigorosamente nada e assim vivemos como uma enorme familia, com a agravante deles não levarem nas orelhas por não ajudarem :roll: :roll:

Vá agora a sério os meus já nem sei pq os tenho começei por ter 1 para companhia mas ás tantas esqueci para que é que os queria só sei é que os AMO e que têm em mim a melhor amiga da vida deles pq nunca me passaria pela cabeça prejudicá.los.

Fiquem bem

Sandra Albuquerque
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta abr 21, 2004 8:44 pm

O Snoopy é um cão de sofá, durante o dia experimenta todos os sofás da casa (sala e quartos)

Imagem

É também um optimo ladrão, rouba peúgas e meias como ninguém.

É também um optimo cão de guarda, põe-se a dormir em frente da porte de frente. Só que guarda ao contrário :lol: , todas as visitas são bem vindas, ele só não quer é que nós saimos sem ele ;)

Imagem

É um devorador de caranguejos vivos :o

E finalmente o Snoopy tem poderes magneticos. Todos: conhecidos e estranhos querem-lhe fazer festas... mas quem é que resiste a esta carinha:

Imagem
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 21, 2004 8:50 pm

Cá em casa são ou de guarda ou de caça ou para trabalho.

A função de companhia ou de aquecerem a cama é secundaria. Afinal, têm que ganhar a ração que comem ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta abr 21, 2004 10:13 pm

Os meus cães têm uma função/funções muito variadas também.
A Lua é a "Lord of the sofá", resumindo podem robar-me a casa toda desde que não lhe levem o sofá está tudo bem, e se quiserem levar o sofá têm de a levar também, não desgruda.
A Angie é a "lord of the tacho", toma conta de tudo o que seja para comer como ninguém :roll: .
Já como trabalho a Lua é uma das parideiras do canil, mas já está quase a entrar na reforma. A Angie anda a começar no estrelato. Também elas têm de zelar pelo bom funcionamento do canil Pedra da Anixa, ou então não comem :evil: e vão para o canil dormir á chuva(claro que estou a brincar). ;)
Ramses
Membro Júnior
Registado: segunda abr 05, 2004 9:16 am

quinta abr 22, 2004 12:02 am

O meu cão tem funções de guardar a taça da comida pq tenho gatos. então ele rosna aos gatos qd eles se aproximam, qd comem a comida dele e qd se vão embora... não passa disso.
Na rua tem medo de:
pessoas com sacos; polícias; trabalhadores com coisas na mão; varredores de rua e dos carrinhos deles; estores a correr com força (deve pensar q o céu vai cair); velhotes (mesmo com cerca de 140/150 anos) com muletas ou bengalas; motociclistas apeados com capacete posto; carteiros... não sei se continue...
Em casa é o maior, qd entra alguém no prédio q seja estranho e q passe perto da porta ladra q mais parece uma fera, aí eu digo:
-Boa Jafar, os maus já fugiram todos, - e dou palmadas nas minhas pernas e digo q ele é o maior, então passa-se e ladra ainda mais e corre no corredor todo contente, coitado convencido q é mau como as cobras.
Mais fuções... dá despesa, estica e endireita todos os tapetes e passadeiras cá de casa, e dorme umas 16 horas por dia. Tenho um terraço e qd me mudei dizia: corre pá... e ele ia para a sombra e deitava-se... se estivesse frio, ia para o sol.
Acho q ao fim ao cabo só tem a função lúdica e de companhia, o q já não é mau...
É cão de cidade... dizer mais para q?
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta abr 22, 2004 12:21 am

Ramses Escreveu:
Em casa é o maior, qd entra alguém no prédio q seja estranho e q passe perto da porta ladra q mais parece uma fera, aí eu digo
-Boa Jafar, os maus já fugiram todos, - e dou palmadas nas minhas pernas e digo q ele é o maior, então passa-se e ladra ainda mais e corre no corredor todo contente, coitado convencido q é mau como as cobras.
hehehehehe :lol:
Já vi este filme...
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quinta abr 22, 2004 9:01 am

A função dos meus cães???? Se havia alguma inicialmente, já me esqueci.
Ando a gora a tentar arranjar um com uma função específica, mas provavelmente daqui a uns tempos o bicho vai estar tão estropício como os outros. Não percebo, mas os cães que entram aqui em casa ficam assim ;) ;) ;)
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

quinta abr 22, 2004 9:07 am

Função específica, ora deixa ver lá se me lembro...hummm. O Strauss tem a função de comer e dormir e a Kiara de dormir e comer.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta abr 22, 2004 9:22 am

isabelnobre Escreveu: ou então não comem :evil: e vão para o canil dormir á chuva(claro que estou a brincar). ;)
Ainda bem que disse que era só a brincar, já estava a ver os protestos indignados pelo destino cruel dessas coitadas cadelas :p

Alicia
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta abr 22, 2004 9:25 am

Bem:
O Uhly (Husky) tem a função de ser amigo de toda a gente, se lá entrasse um ladrão só não lhe mostrava onde estavam os objectos de valor, entre outros, porque se calhar não sabia.
A Ruca (Dogue de Bordéus), essa já paga a ração que come :lol: :lol:(quase) , guarda a casa, dá sinal de tudo.
Embora estejam num espaço em que permite as pessoas entrarem em minha casa, Ruca, a defensora do lar, ladra furiosamente.
Quanto às funções de companhia, não é necessário referir porque essas já todos sabem.
AH, a Ruca agora também já aprendeu a despejar o lixo, pena que seja no chão da cozinha.
:lol:
Responder

Voltar para “Cães”