Estou com um grande problema com o meu Tião.... não se deslarga dos chinelos, dos ténis.... qualquer calçado

Desde que ele veio para nossa casa, desde Agosto do ano passado já foram 4 pares de pantufas, 3 pares de chinelos do meu pai, 3 pares de chinelos meus

No espaço de 2 semanas, roeu 3 pares de chinelos de borracha ( Havaianas)... eu ralho com ele quando o apanho com os chinelos na boca, ele deixa logo cair o chinelo, foge com as orelhas para trás, tipo um morcego... e fica com um ar, que percebe que fez porcaria. Quando apanho já aos chinelos todos estragados, pego no chinelo e mostro-lhe e perguntou-lhe o que é que é aquilo e ele pôe as orelhas para trás e foge à minha frente e depois fica muito quieto. Ponho-o de castigo num sitio e digo-lhe para ele ficar quieto... ele fica.... depois quando sai do castigo, vai buscar um téni meu e se eu não vejo que ele o tem na boca, vai ter comigo e mostra-me

Hoje, enquanto tomava banho, ele roia os ténis da minha irmã e depois foi chupar os meus chinelos de quarto....
Ajudem-me!!!!!