Têm sido falados casos de porquinhos que perdem peso e não parecem ter problemas nos dentes. Como costumava participar num fórum ingles "descobri" um hábito que eles têm que nós não temos. Eles chamam-lhes worming e penso que seja uma espécie de desparasitação. A descrição que o Peter Gurney faz é a seguinte:
«Though I use the term worming and the medicine is called a wormer, it is used as an aid to balance the gut flora of a guinea pig.
Like all grazing animals, guinea pigs simply eat off the ground and can ingest all manner of bacteria some of which is not good for the digestion process. It can result in a build up of alien gut flora which feeds upon the food which enters the gut but not processed for the benefit of the animal.
[b]The most usual symptom that there could be a problem is when an animal eats very well or even more than it used to but is loosing weight. [/b]»
Quando estive lá, o tal casal de rodentologistas (de que já falei) deu-me os medicamentos necessários (pequenas doses só para começar). Este "tratamento" é feito de 3 em 3 meses. Não tenho aqui os dados das doses e nomes dos medicamentos mas posso pôr (quando estiver no computador de casa) a informação aqui com todas as precauções devidas, ou seja, eu não sou vet qualificada nem estudo para tal, e não me responsabilizo por problemas ou erros de dosagem. Só escrevi este post porque a buzio acha que isto deve ser discutido. O que é certo é que em Inglaterra isto é um hábito comum e aprovado pelo Cambridge Cavy Trust (aliás, penso que foram eles que iniciaram esta práctica). Os meus porquinhos também já foram "tratados" e não tive problemas.
Algumas opiniões?
Jinhos, Joana
perda de peso - ATENÇÃO
Moderadores: Ninoquinha, heartzinha
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
sim, pelo menos a minha... eheh.
quando falei de colocar aqui era em topico de discussão - tipo o que é o worming. em termos de medicamentos utilizados, penso que não deve ser indicado, pois não temos competência para isso, de qualquer modo considero um bom assunto para discutir com o vet quando existe perda de peso sem razão aparente. bj joana
quando falei de colocar aqui era em topico de discussão - tipo o que é o worming. em termos de medicamentos utilizados, penso que não deve ser indicado, pois não temos competência para isso, de qualquer modo considero um bom assunto para discutir com o vet quando existe perda de peso sem razão aparente. bj joana
Penso que poderia ser uma boa ideia se essa pratica fosse adoptada por cá.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
- Contacto:
Eu até concordo contigo. Como te disse em pm, vou receber agora os livros do curso de rodentologia e umas "advice sheets" que o BAR (British Association of Rodentologists) tem sobre worming e outras coisas. Lá há-de estar a informação precisa sobre o assunto e depois talvez se possa dizer mais qualquer coisa....
Joana
Joana
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
- Contacto:
Ainda n recebi os livros. E só devem chegar em cerca de 2 semanas. Assim que tiver cá as coisas mando-te logo um pm ou e-mail com o scanner da tal "advice sheet", ok?
De qualquer maneira o livro que vou receber agora é só da primeira parte do curso (anatomia) porque só as outras duas partes tratam dos medicamentos, etc. Até lá a minha informação vai-se resumir ao que as "advice sheets" disserem.
Jinhos, Joana
De qualquer maneira o livro que vou receber agora é só da primeira parte do curso (anatomia) porque só as outras duas partes tratam dos medicamentos, etc. Até lá a minha informação vai-se resumir ao que as "advice sheets" disserem.
Jinhos, Joana
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
acho muito bem zohia, assim dá para informar do que é sem estar a dar sugestões malucas de medicamentos a pessoal menos informado a tentar poupar uns "cobres" nas consultas do vet. eu tb gostava mesmo de saber e penso que todas as informações quie pudermos ter aqui vão ser sempre muito úteis.
bj joana búzio
bj joana búzio
Sim, quanto mais informação houver melhor, a Isabel já foi à vet e esta não descobriu nada de errado, apenas recomendou mais vitaminas, mas eu penso que ela já as tem suficientes, até porque as porquinhas com quem está no parque comem todas do mesmo e não se verifica o emagrecimento, até estão mais gordas, e durante um tempo alimentámo-la mesmo em separado para ver se era das outras roubarem comida, mas mesmo assim não engordou. A Verena é de opinião que se o porquinho está bem não se deve dar medicamentos extra, por isso até agora não demos nada. Vamos ver como evolui o caso, pode ser da idade, nós quando a comprámos ela já era grande e é a nossa porquinha mais velha, pois é a única que não sabemos ao certo a idade. Penso que deve ter 3 anos, mas quem sabe se não terá mais.
Um abraço,
Rui
Um abraço,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>