Comunicado do CPC dá nformações alarmantes sobre as raças Portuguesas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Estado das raças Portuguesas:
Critico : _podengo Port grande pêlo Liso (Abaixo de 100 )
Perigo: Castro Laboreiro, Serra de Aires Serra Pêlo Curto Podengos médios e pequenos. ( 100 a 1000)
Perigo/Vulnerável [/b
]Cão de àgua ( 1000 a 5000)
Vulnerável:
Serra Pêlo comprido, Rafeiro Alentejo, Fila S Miguel, Perdigueiro Português
Critico : _podengo Port grande pêlo Liso (Abaixo de 100 )
Perigo: Castro Laboreiro, Serra de Aires Serra Pêlo Curto Podengos médios e pequenos. ( 100 a 1000)
Perigo/Vulnerável [/b
Vulnerável:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval Escreveu: Estado das raças Portuguesas:
Perigo/Vulnerável [/b
E o que é isso dos 1000 a 5000?
Houve 105 registos o ano passado, 112 no serra d'aires, 65 no podengo grande e 96 no castro laboreiro.
Isabel
Última edição por Pedra em sábado mai 29, 2004 11:10 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
[O giro nestes comunicados do CPC é isso mesmo, deixa espaço à imagnação 

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pode parecer alarmante, mas é a realidade.
O pessoal não dá valor ás raças portugas, as pessoas não fazem ninhadas, não fazendo ninhadas, não há registos. Muita gente desiste de criar raças portugas, porque fica com as ninhadas nas mãos, não dá dinheiro nem para cobrir as despesas, sequer.
Ficam poucos. Mas, mais vale poucos e bons que muitos e maus.
Depois temos as modas, que é o melhor caminho para estragar por completo uma raça, se não houver cuidado. Estou curiosa para ver o que se vai passar com o cão de gado.
Isabel
O pessoal não dá valor ás raças portugas, as pessoas não fazem ninhadas, não fazendo ninhadas, não há registos. Muita gente desiste de criar raças portugas, porque fica com as ninhadas nas mãos, não dá dinheiro nem para cobrir as despesas, sequer.
Depois temos as modas, que é o melhor caminho para estragar por completo uma raça, se não houver cuidado. Estou curiosa para ver o que se vai passar com o cão de gado.
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não estou nada dentro deste assunto, mas uma coisa me surpreendeu :
Não estou nada a ver o Serra de pêlo comprido como vulnerável.
Pelo contrário - é uma das raças mais populares.
Conheço vários donos.
´Tá bem ! Na maioria foram comprados a BYBs.
Mas daí a perigo de extinção ou coisa semelhante...
Então e o Serra de pêlo curto - está extinto (não aparece na lista)?
Onde é que vão buscar estes dados ?
Vulnerável :
Conheço vários donos.
´Tá bem ! Na maioria foram comprados a BYBs.
Mas daí a perigo de extinção ou coisa semelhante...
Então e o Serra de pêlo curto - está extinto (não aparece na lista)?
Onde é que vão buscar estes dados ?
O CasadeAnaval esqueceu-se da virgula, e quem olha rapidamente acha que existe um serra d'Aires de Pêlo CurtoCasadeAnaval Escreveu: Estado das raças Portuguesas:

-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm
[quote=aisd]
[quote][b]Vulnerável :
Serra Pêlo comprido, Rafeiro Alentejo, Fila S Miguel, Perdigueiro Português[/quote]
Conheço vários donos.
[/quote]
O meu pai tem um Serra pêlo Comprido para guardar um terreno juntamente com um Pastor Alemão.
[quote][b]Vulnerável :
Serra Pêlo comprido, Rafeiro Alentejo, Fila S Miguel, Perdigueiro Português[/quote]
Conheço vários donos.
[/quote]
O meu pai tem um Serra pêlo Comprido para guardar um terreno juntamente com um Pastor Alemão.
o mesmo que se passou com todas as outras raças portuguesas Isabel !Pedra Escreveu: Pode parecer alarmante, mas é a realidade.
Isabel
vai andar na moda durante uns tempos em que qualquer palerma vai querer um para mostrar aos amigos e depois vão ser abandonados e a raça começa a desapareçer pouco a pouco ! mas entretanto vai haver meia duzia de cromos que se vão encher de dinheiro

Nelson
Infelizmente, Nelson, é essa também a minha opinião.
No entanto, espero muito sinceramente que isso não aconteça. Talvez com o exemplo das outras raças, os novos criadores desta, estejam mais atentos e não deixem que isso aconteça. Ao menos que se salve algo.
Isabel
No entanto, espero muito sinceramente que isso não aconteça. Talvez com o exemplo das outras raças, os novos criadores desta, estejam mais atentos e não deixem que isso aconteça. Ao menos que se salve algo.
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Bom, talvez eu deva uma explicação mais clara :
claro que eu sei que não existe semelhante coisa como um Serra d'aires de pêlo curto.
Lembro-me que na altura estranhei.
Mas quando se lêem as coisas à pressa...pois, dá estes resultados !
Continuo a estranhar estes dados !
Pensava que apenas as raças mais raras - como o podengo grande (penso que existiu e está extinta uma variedade deste, de pêlo comprido), o serra de pêlo curto, o rafeiro alentejano - aqui parece que estou enganada, e assim, é que estavam em perigo !
Segundo este relatório estão todas.
Permitam-me duvidar da veracidade deste relatório.
O fila de S.Miguel, pe, também têm bastantes fãs.
O cão de água, também.
Os outros não sei.
claro que eu sei que não existe semelhante coisa como um Serra d'aires de pêlo curto.
Lembro-me que na altura estranhei.
Mas quando se lêem as coisas à pressa...pois, dá estes resultados !
Continuo a estranhar estes dados !
Pensava que apenas as raças mais raras - como o podengo grande (penso que existiu e está extinta uma variedade deste, de pêlo comprido), o serra de pêlo curto, o rafeiro alentejano - aqui parece que estou enganada, e assim, é que estavam em perigo !
Segundo este relatório estão todas.
Permitam-me duvidar da veracidade deste relatório.
O fila de S.Miguel, pe, também têm bastantes fãs.
O cão de água, também.
Os outros não sei.
-
- Membro Veterano
Comunicado do CPC publicitado pelas revistas de cães
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
- Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)
Por curiosidade, o nosso lupoide Podengo em 1199 era uma das raça protegidas e entrou no século XX com uma morfologia muito próxima do tipo que possuía já desde o ano d.c, isto o Podengo Médio e Grande.
O Podengo Grande, nos anos setenta, era dado como quase desaparecido, tal como a caça a que se destinava, a caça grossa. Esta situação inverteu-se um pouco nos anos oitenta, quando foi implementada uma «Lei da Caça» adaptada à realidade cinegética do nosso país e ao resurgir de uma grande quantidade de Javalis, o que levou ao empenhamento de alguns criadores na recuperação desta variedade de Podenguitos Grandes.
Actualmente existem poucos exemplares de Podengos Grandes, sendo o número dos de Pelo Liso muito inferior ao de Pelo Cerdoso.
É de referir o aparecimento de Clubes do nosso Podenguito espalhados pelo mundo. Tal como, Finlândia, Alemanha, França, Dinamarca, Inglaterra (o qual fez muito sucesso na 115ª Exposição Canina Crufts, no centro Nacional de Exposições de Birmingham, que se realizou de 4 a 7 de Março de 2004
, EUA em 2003 (o qual está a ter uma grande aceitação) .
Criada em 1997, a Associação Finlandesa do Podengo Português é a mais expressiva organização da raça, tendo no ano de 2003 ultrapassado os 300 exemplares registados naquele país: cerca de 200 pequenos de pelo liso; 84 pequenos cerdosos e 14 médios cerdosos. Trata-se da maior comunidade de efectivos da raça fora de Portugal, tendo mais de 30 Campeões Finlandeses, 10 são Campeões do Mundo e 20 Campeões Internacionais, entre outros títulos em diversos países
Desta forma, a tendência negativa verificada no nosso país, que teve quebra média total de 30% em 2002, em comparação com 2001, é contrariada lá fora, isto apesar dos efectivos estrangeiros serem ainda poucos em relação à totalidade dos Podengos registados em Portugal, onde entre 1984 e 2002 foram registados 5179 Podengos de todas as variedades, 2812 médios, 2061 pequenos e 306 grandes.
No entanto a situação do Podengo Grande continua muito preocupante e assim deverá permanecer caso nada de novo aconteça no panorama nacional
, até porque lá fora a preferência é pelos Podengos Pequenos
e alguns Médios.
Isto em relação ao Pedengo, que é a minha raça Portuguesa preferida. A Andorinha, que foi morta por um cão, era uma Podenguita Pequena de Pêlo Liso. Tenho a Diana que é filha dela e tem pêlo cerdoso, que é rafeirita, ams com o mesmo instito de caça.
Os Podengos Galgenhos e os Barbaças, morfologicamente muito semelhantes ao Podengo Português, são as duas espécies actualmente extintas. Ainda existiam alguns no início do século XX.aisd Escreveu: Continuo a estranhar estes dados !
Pensava que apenas as raças mais raras - como o podengo grande (penso que existiu e está extinta uma variedade deste, de pêlo comprido),
O Podengo Grande, nos anos setenta, era dado como quase desaparecido, tal como a caça a que se destinava, a caça grossa. Esta situação inverteu-se um pouco nos anos oitenta, quando foi implementada uma «Lei da Caça» adaptada à realidade cinegética do nosso país e ao resurgir de uma grande quantidade de Javalis, o que levou ao empenhamento de alguns criadores na recuperação desta variedade de Podenguitos Grandes.
Actualmente existem poucos exemplares de Podengos Grandes, sendo o número dos de Pelo Liso muito inferior ao de Pelo Cerdoso.
É de referir o aparecimento de Clubes do nosso Podenguito espalhados pelo mundo. Tal como, Finlândia, Alemanha, França, Dinamarca, Inglaterra (o qual fez muito sucesso na 115ª Exposição Canina Crufts, no centro Nacional de Exposições de Birmingham, que se realizou de 4 a 7 de Março de 2004

Criada em 1997, a Associação Finlandesa do Podengo Português é a mais expressiva organização da raça, tendo no ano de 2003 ultrapassado os 300 exemplares registados naquele país: cerca de 200 pequenos de pelo liso; 84 pequenos cerdosos e 14 médios cerdosos. Trata-se da maior comunidade de efectivos da raça fora de Portugal, tendo mais de 30 Campeões Finlandeses, 10 são Campeões do Mundo e 20 Campeões Internacionais, entre outros títulos em diversos países

Desta forma, a tendência negativa verificada no nosso país, que teve quebra média total de 30% em 2002, em comparação com 2001, é contrariada lá fora, isto apesar dos efectivos estrangeiros serem ainda poucos em relação à totalidade dos Podengos registados em Portugal, onde entre 1984 e 2002 foram registados 5179 Podengos de todas as variedades, 2812 médios, 2061 pequenos e 306 grandes.
No entanto a situação do Podengo Grande continua muito preocupante e assim deverá permanecer caso nada de novo aconteça no panorama nacional

e alguns Médios.
Isto em relação ao Pedengo, que é a minha raça Portuguesa preferida. A Andorinha, que foi morta por um cão, era uma Podenguita Pequena de Pêlo Liso. Tenho a Diana que é filha dela e tem pêlo cerdoso, que é rafeirita, ams com o mesmo instito de caça.