segunda jun 07, 2004 2:07 pm
Olá,
Como em tudo convém encontrar um meio termo. Não há 'mais importante' e 'menos importante'...TUDO é importante.
O IDEAL é ter um espaço exterior amplo onde o cão se possa exercitar, fazer as necessidades fisiológicas sempre que tem vontade, apanhar sol e ar convenientemente mas.........mesmo assim tenha acesso à proximidade com os donos por forma a dispor de bastante atenção, interacção, cuidados, treino e sociabilização. Isto é O IDEAL.
Há quem pense que o mais importante é a primeira vertente e há quem pense que é a segunda. Há quem pense que são as duas e possa proporcioná-las ambas no seu máximo, e há quem pense que são as duas mas que não tem essa possibilidade e se esforce por dar o máximo POSSÌVEL e INDISPENSÁVEL.
Ter um Rottweiler num apartamento não é por isso o ideal, mas pode ser perfeitamente aceitável. Eu também gostaria que os meus filhos crescessem numa quinta enorme, com animais e rodeados de espaço. Mas, infelizmente, até à data é um sonho que não passa disso mesmo. Nesta base, tentarei dar todos os confortos com aquilo que tenho, e isso inclui amor, dedicação, educação, lazer, brincadeira, exercicio, etc.
Da mesma forma, é perfeitamente possível, desde que o dono esteja disposto a dar tudo o que é indispensável numa base permanente ( presente e futura, faça frio e chuva ou calor e sol), ter um Rottweiler num apartamento. Não se pode é esquecer, e tem de estar disposto a enfrentar e aceitar, que o cão vai provavelmente destruir coisas ( as vezes muitas), vai fazer barulho ( uns mais outros menos), vai sujar e encher de pelos todas as divisões (o que requer limpeza permanente "24 horas por dia"), etc.
Sobretudo o cão não se "liga e desliga", consoante a nossa disposição de brincar ou de levá-lo à rua, e ele CRESCE ( muito). Um cão de apartamento, mais do que qualquer outro, vai precisar da sua boa disposição e capacidade inventiva para o manter activo e ocupado. Pode inscrever-se em actividades de trabalho com ele, dar longos passeios e fazer jogos e brincadeiras....enfim, encaixá-lo a 100% na sua vida e estar MESMO disposto a fazer alguns sacrificios na sua vida por ele ( há lugares que vai deixar de poder ir porque o cão não vai e você vai ter de aproveitar ao máximo o seu tempo disponivel para estar com o cão e interagir com ele).
Bem....pense muito bem....e boa sorte
Paulo C.
P.S. - A todos os candidatos a Futuros donos de Rottweiletrr não será demais lembrar as obrigações resultantes da Publicação de Legislação para 'Raças Potencialmente Perigosas'. Aconselho vivamente a leitura do D.L. 312/2003 e da Portaria 422/2003. Vejam se podem e estão dipostos a cumprir o que é exigido porque, quer se concorde ou não, É A LEI.