Rottweiler em apartamento?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
kIssA
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 2:00 pm

segunda jun 07, 2004 9:50 am

Bom-dia a tdos,

Já li e ouvi várias teorias sobre isto. Que um cão deste tamanho precisa de espaço e seria mais feliz e saudável numa vivenda ou casa com quintal. Mas também que se tiver 2 horas diárias de passeio e actividades fisica prolongada, por exemplo ao fim-de-semana, também cresce saudável e sem stresses.

E também já li que o contacto que o dono tem com o cão quando o passeia é muito mais importante do que deixá-lo no quintal. Gostaria de saber a vossa opinião.

:roll:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 07, 2004 2:07 pm

Olá,
Como em tudo convém encontrar um meio termo. Não há 'mais importante' e 'menos importante'...TUDO é importante.
O IDEAL é ter um espaço exterior amplo onde o cão se possa exercitar, fazer as necessidades fisiológicas sempre que tem vontade, apanhar sol e ar convenientemente mas.........mesmo assim tenha acesso à proximidade com os donos por forma a dispor de bastante atenção, interacção, cuidados, treino e sociabilização. Isto é O IDEAL.
Há quem pense que o mais importante é a primeira vertente e há quem pense que é a segunda. Há quem pense que são as duas e possa proporcioná-las ambas no seu máximo, e há quem pense que são as duas mas que não tem essa possibilidade e se esforce por dar o máximo POSSÌVEL e INDISPENSÁVEL.
Ter um Rottweiler num apartamento não é por isso o ideal, mas pode ser perfeitamente aceitável. Eu também gostaria que os meus filhos crescessem numa quinta enorme, com animais e rodeados de espaço. Mas, infelizmente, até à data é um sonho que não passa disso mesmo. Nesta base, tentarei dar todos os confortos com aquilo que tenho, e isso inclui amor, dedicação, educação, lazer, brincadeira, exercicio, etc.
Da mesma forma, é perfeitamente possível, desde que o dono esteja disposto a dar tudo o que é indispensável numa base permanente ( presente e futura, faça frio e chuva ou calor e sol), ter um Rottweiler num apartamento. Não se pode é esquecer, e tem de estar disposto a enfrentar e aceitar, que o cão vai provavelmente destruir coisas ( as vezes muitas), vai fazer barulho ( uns mais outros menos), vai sujar e encher de pelos todas as divisões (o que requer limpeza permanente "24 horas por dia"), etc.
Sobretudo o cão não se "liga e desliga", consoante a nossa disposição de brincar ou de levá-lo à rua, e ele CRESCE ( muito). Um cão de apartamento, mais do que qualquer outro, vai precisar da sua boa disposição e capacidade inventiva para o manter activo e ocupado. Pode inscrever-se em actividades de trabalho com ele, dar longos passeios e fazer jogos e brincadeiras....enfim, encaixá-lo a 100% na sua vida e estar MESMO disposto a fazer alguns sacrificios na sua vida por ele ( há lugares que vai deixar de poder ir porque o cão não vai e você vai ter de aproveitar ao máximo o seu tempo disponivel para estar com o cão e interagir com ele).

Bem....pense muito bem....e boa sorte
Paulo C.

P.S. - A todos os candidatos a Futuros donos de Rottweiletrr não será demais lembrar as obrigações resultantes da Publicação de Legislação para 'Raças Potencialmente Perigosas'. Aconselho vivamente a leitura do D.L. 312/2003 e da Portaria 422/2003. Vejam se podem e estão dipostos a cumprir o que é exigido porque, quer se concorde ou não, É A LEI.
kIssA
Membro Júnior

segunda jun 07, 2004 2:45 pm

Olá PauloC e obrigada pela resposta. Concordo com tudo o que disse e vim aqui imformar-me (porque já devorei tudo o que encontrei na internet) com vocês que são as pessoas que vivem diáriamente
com esta raça e sabem muito mais do que eu. Sempre tive cães desde os 6 anos, mas sempre animais entre o tamanho pequeno e médio, que também precisam de atenção e actividade fisica mas pouca em comparação com um animal deste porte. Por isso, e porque à 1ano e meio que me ando a imformar e é meu desejo adquirir um
Rottweiler, que estou a "despejar" as minhas dúvidas para criar um cão saudável, amigável e sociável. É o meu desejo que o cão tenha tudo o que merece da minha parte e da minha familia. Penso que isto seja o importante. Também já me imformei sobre possiveis criadores aos quais me descolarei brevemente para conhecer as instalações
e "papás", começarei pelos que estão situados mais perto da minha residência (Lisboa). Não é do meu desejo adquirir um cão "barato", com "condições acessiveis" de pagamento e pais "á vista" como muito se encontra.. mas sim um animal com caracter, vindo de descendentes saudáveis, de linhagem e puros à raça. Também já me imformei sobre a Legislação para "Raças Potencialmente Perigosas" que deveria ter o nome alterada porque conheco Rottweilers que são um "mimo" e Canishes que são umas feras!

Agradeço desde já todos os conselhos que me possam dar ;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 07, 2004 4:08 pm

...mas sempre animais entre o tamanho pequeno e médio, que também precisam de atenção e actividade fisica mas pouca em comparação com um animal deste porte.
Olá de novo,
Este é um erro muito comum da maioria das pessoas ;) pensarem que um cão mais pequeno ou médio precisa de menos exercicio ou espaço que um cão grande. Em algumas raças grandes, o exercicio e actividade necessários são bem menores que em muitas raças pequenas, e o único espaço maior que necessitam em relação aos pequenos é o do sitio ode acomodam o seu corpo maiorzinho ;)
cada cão é um cão e tem as suas especificidades, e por isso generalizar tem os seus perigos. No entanto, genericamente, um cão pequeno do tipo Terrier ou um Coker pode necessitar de mais exercicio que um Grand Danois ou mesmo um Rottweiler ;).
TODOS os cães necessitam de actividade e exercicio, e é um 'crime' tão grande, ou maior, ter um Beagle num apartamento como ter um Terra Nova.

Boa sorte
Paulo C.

P.S. - 'Perto de casa' pode não ser um bom critério para orientar a sua pesquisa ;)
kIssA
Membro Júnior

segunda jun 07, 2004 5:10 pm

depende.. O Cartaxo e Palmela são considerados perto em comparação com zonas do Norte, por exemplo ;)

E sim, não se pode generalizar por que já tive um cão (tamanho médio)que adorava fazer exercicio e queria ir sempre á rua, e uma cadela pequenina que nunca queria, nem sequer estar muito tempo na rua gostava de estar sempre a dormir aos nossos pés :D
loading
Membro
Registado: segunda abr 19, 2004 11:47 pm

quinta jun 10, 2004 8:54 pm

Boas!!!

A minha mensagem vai para todos, expecialmente para o PauloC, que pelo que parece tem um ou varios exemplares de Rottweilers, também eu tenho dois Rottweilers e estão comigo num apartamento e acho, não tenho a certeza que um animal que vive constantemente com os seus donos adquire uma personalidade completamente diferente de um cão que é criado numa quinta, tornam-se muito mais sociaveis, grandes amigos do dono e acima de tudo muito mais espertos!!!
Mas isto tudo, sem esquecer as palavras do PauloC, deve-se ter sempre tempo para os animais faça chova ou faça sol, para passear, brincar, educar etc..
Tenho muito gosto em ouvir opiniões de quem se dedica por inteiro ao seu companheiro!!

Um grande abraço, Loading
kIssA
Membro Júnior

sexta jun 11, 2004 7:49 am

Obrigada loading pela sua mensagem ;) Fico muito contente em saber que tem os seus amigos num apartamento e que eles são felizes e dão-se bem, era mesmo essa a minha duvida e queria-a tirar com alguém que tivesse nesta situação, mais uma vez obrigada ;)
Lokiee
Registado: sexta jun 11, 2004 12:36 pm

terça jun 15, 2004 11:42 pm

Olá a todos
Eu também tenho um Rottweiler num apartamento, neste momento tem quase 6 mesês e veio para minha casa com 1 e meio.
Tenho notado que é um cão extremamente obediente e que aprende muito rápido, apesar de ser teimoso. Até agora não tenho tido problemas de maior, mas como alguem já disse convem no minimo ter uma hora para ir brincar com ele na rua(jardim).
Acho que se deve ponderar se tem condições para dedicar tempo ao cão ( isso sim é importante) seja para passear com ele ou mesmo brincar e dar atenção quando está em casa e claro um local onde deixar o cão nas férias pois convem habituar o cão desde pequeno ao local e pessoas com quem irá ficar nas férias ou fins de semana que vá para fora( no meu caso é a casa dos meus pais que tem um quintal).
Tambem reparei que o comportamento do meu cão com as pessoas é muito meigo pois foi desde cedo habituado ás pessoas e mesmo na rua deixo que quase toda a gente lhe faça festas.

Agora tenho uma pergunta, qual é a melhor idade para começar a ir com ele a um treinador ?? já me disseram que antes dos 7 mesês não valia a pena.
GNR
Membro Júnior
Registado: sábado jun 12, 2004 7:27 pm

sábado jun 19, 2004 2:54 pm

Eu tenho um rottweiller, num kintal espaçoso na parte da frente da casa e mais um terreno, não muito grande, com areia, arvores e etc atrás da casa, embora ela não vá para lá com frequência por causa da vizinhança.
Apesar de tais condições costumo, com alguma regularidade, leva-la a passear á rua por periodos que vão de 30 a 60 minutos (tem 5 meses).
Conheço porém vários detentores desta raça, que convivem com os seus cães no apartamnto, eu própria mantenho os cachorros dentro de casa até aso 3 quatro meses, para melhor aprenderem as regras, e obterem uma educação mais activa, mas prepara-se pois o rittweiler é inteligente, e como consequência disso é teimoso, adora testar os nossos limites, e durante os primeiros 6 meses terá braços a medir com o seu cachorrinho, uma vez educados tornam-se excelentes cães de companhia. A minha kirah tem agora 5 meses e já aprendeu as regras básicas embora algumas vezes não obdeça logo á primeira!!
Boa sorte com o seu futuro membro de familia.
Carinhosamente Kirah e Jeane
Responder

Voltar para “Rottweiler”